Como Pintar Listras na Parede para decoração, confira

Hoje queremos conversar com você sobre Como Pintar Listras na Parede para decoração,uma tendência cada vez mais inserida nas decorações elegantes e sofisticadas e também nas alegres e divertidas, garantindo aquele up no ambiente.

Listras fazem parte da moda, e aparecem basicamente em tudo desde as peças de roupas, calçados, acessórios até a decoração da casa, em móveis, estofados, tapetes, cortinas, paredes e muito mais.

Mudar a decoração de um ambiente, as vezes pode ser muito mais fácil do que se imagina, basta ter o material em mãos e usar de técnicas diferenciadas e fáceis de fazer.

A escolha da Tinta

A primeira coisa a fazer é escolher a cor da tinta que irá usar, se tinta fosca ou acrílica, se em cores claras e discretas ou bem fortes, isso é um critério bem pessoal.

O legal das listras é que podem ser feitas em qualquer peça da sua casa, da cozinha ao banheiro, e você só precisa escolher as cores de tinta de acordo com o visual que deseja ter. Pode ser de 2 a mais cores. Feita a escolha das tintas é hora de começar a agir.

Para ambientes clássicos as cores neutras são as que mais combinam. Já com ambientes modernos ou mais descontraídos, as cores vivas ou fortes ficam ótimas.

como pintar listras na parede 490x256 Como Pintar Listras na Parede para decoração, confira

A largura da Listra e Marcação

A escolha da largura das listras também é bastante pessoal, e podem ser listras na mesma largura, ou um mix de listras de diferentes larguras e cores e por ai vai.

Dica legal: As listras podem tanto ser na horizontal como na vertical. Mas tem um segredinho que você merece saber para valorizar ainda mais a decoração da sua casa. Veja:

  • Listras horizontais – Dão a sensação de parede mais alongada e ambiente mais amplo.
  • Listras verticais – Dão a impressão de pé direito mais alto ou parede mais alta, sendo ótima sugestão para pé direito mais baixo.
  • Listras diagonais – Estas dão movimento ao ambiente, e devem ser usadas com cuidado.

Mas as listras podem ainda ser mais estreitas ou mais largas, tons sobre tons, contraste de cores e assim vai.

Importante: Quanto maior for o espaço da parede a ser pintada, mais largas devem ser as listras, pois listras muito finas podem não destacar muito, deixando o ambiente apagado e sem graça.

Se não quer errar, o estilo clássico é o mais ideal, de  listras em apenas 2 cores e na mesma largura. Uma excelente dica está no branco e cinza, preto e branco entre outras.

A Primeira e Segunda Mão de tinta

A primeira coisa que você precisa fazer é revisar a parede para ver se está tudo certinho e preparada para pintar.

Depois você irá preparar a tinta de acordo com as dicas específicas da mesma e com um rolo irá pintar a parede da cor de fundo. Passe uma primeira mão, deixe secar e passe uma segunda mão.

Cores mais claras e neutras são as mais indicadas para servir de fundo.

Obs.: O ideal é que a cor mais clara sempre seja o fundo.

Melhores marcas de Tinta

Se você quer ter uma pintura de qualidade na sua casa, é importante investir em boas marcas de tintas, e estas devem ser escolhidas de acordo com a parte da casa que será pintada, se sala, cozinha, quarto, e ainda se interna ou externa.

As tintas mais indicadas são a látex PVA, veja:

  • Para teto – as acetinadas são ótimas pois refletem a luz;
  • Para  paredes de sala e quarto – as tintas foscas são melhores, pois além de serem mais agradáveis aos olhos, ainda disfarçam imperfeições;
  • Para banheiros e lavanderias – as melhores são as acrílicas, pois resistem mais e são mais fáceis de limpar.

Existem muitas marcas oferecidas no mercado, mas algumas se destacam por sua qualidade. entre essas temos a Suvinil, Coral, Sherwin Williams, Eucatex.

Suvinil – Tem ótima rentabilidade, excelente textura, ótimo acabamento e durabilidade quando aplicada corretamente.

Coral – Antibacteriana, antimofo e sem cheiro, Traz excelente qualidade.

Eucatex – Esta é considerada uma das melhores tintas para pintar paredes e também pisos.

Sherwin Williams – Também outra das melhores tintas com alta resistência e excelente acabamento.

Custo da Lata de 3,6 litros

Claro que cada um vai comprar a tinta que estiver mais ao seu alcance e também a quantidade necessária. Para fazer as listras geralmente uma latinha de 1 litro pode ser o suficiente,mas vamos deixar aqui o valor aproximado das latas de 3,6 litros.

Vai depender muito da versão de tinta, mas veja:

Suvinil – Mais ou menos 82 reais dependendo da versão, loja e cor;

Coral – Pode variar muito, mas é possível encontrar a partir de 35 reais a lata.

Eucatex – Também pode variar muito, mas pode ser encontrada a partir de 46 reais mais ou menos.

Sherwin Williams – Mais ou menos 100 reais a lata.

Então é isso, agora você já sabe Como Pintar Listras na Parede para decoração, escolher as melhores tintas, sabe que precisa preparar a parede, escolher as cores, largura das listras, posição destas e tudo mais.

Mas uma coisa é certa, sabendo pintar, sabendo escolher as cores e listras adequadas a cada ambiente, com certeza, sua casa ficará muito elegante e sofisticada e tudo isso por um custo bem menor do que se fosse usar o papel de parede.

Leia também:
Papel de parede para QUARTO DE CASAL veja as cores

Parede Grafitada na Decoração de diversos ambientes

PAREDE DE MADEIRA, revestimento bonito que dá certo

Como escolher PAPEL DE PAREDE para lavabo diversos estilos

Lavabo Moderno, Simples, Pequeno, Como Decorar