Como Tirar Zinabre de Metal, Limpar prata e outros Objetos

Vamos falar um pouco sobre Como Tirar Zinabre de Metal, este que é um tipo de ferrugem que aparece em metais resultante da umidade em contato com o gás carbônico em superfícies metálicas.

Cobre, ouro, bronze, prata entre outros metais podem criar uma crosta esverdeada e é isso que é o tal zinabre que nada mais é do que a oxidação. Mas e agora, como tirar isso?

Hoje existem muitos produtos no mercado que são indicados para a limpeza de objetos oxidados, alguns super funcionam e são geralmente bem abrasivos, outros nem tanto.

O que é Zinabre

Então, o zinabre é um material azulado ou esverdeado que faz uma crosta sobre objetos de metais como ouro, prata, cobre, bronze, alumínio, inox, ferro, estanho, níquel e outros materiais, quando estes entram em contato com umidade e gás carbônico e não ganham manutenção por muito tempo.

Zinabre é a oxidação de objetos de metal.

Dar brilho em Metal de instrumentos

É normal os metais perderem o brilho à medida que vão sendo usados, e isso, acontece por mais que se tenha cuidados especiais. Até mesmo a gordura das mãos pode tirar o brilho das peças.

Mas isso já não é mais problema pois existem produtos especiais que permitem a recuperação total do brilho desses objetos quando higienizados. Veja:

Metal Care Blitz – este é um produto de origem americana onde o tecido de puro algodão é especialmente tratado para o polimento de metais delicados não laqueados, limpeza e manutenção.

Este é um produto que pode ser usado para remover a oxidação e dar brilho a peças em ouro, prata e latão.

Metal Polish da Yamaha – este é um óleo de origem japonesa, especial para limpar, proteger e polir instrumentos de metal  dourados sem verniz, desplacados, sem acabamento ou envelhecidos.

É possível retirar toda a impureza dos instrumentos sem prejudicar o metal.

Silver Polish da Yamaha – Este é para a limpeza e polimento de instrumentos de metal prata sem verniz.

Lacquer Polish da Yamaha – Este é um produto especialmente para instrumentos como sax, trompete e outros instrumentos metálicos dessa natureza, sejam eles dourados, pratas ou pretos.

Para instrumentos como sax e trompete, nunca se deve usar produtos abrasivos, pois estes podem retirar todo o verniz do instrumento, danificando-o com o tempo.

O ideal para esses instrumentos que tem verniz  além dos produtos da Yamaha citado acima, é usar o silicone líquido que deve ser colocado sobre uma flanela macia e depois passado no instrumento e nunca direto nesse. Depois retire com uma flanela macia e seca para polir.

Limpeza de prata

Toda aquela prataria maravilhosa que você tem ai na sua casa, exige uma manutenção constante, limpeza e lustro para ficarem bonitas e sempre brilhosas.

Silver Polish e Lacquer Polish da Yamaha – São dois produtos especiais para o polimento das suas peças de prata.

Basta limpar bem a peça, passar o pano com o produto sobre esta e depois lustrar bem com uma flanela macia.

O Silver – custa mais ou menos 65 reais.

O Lacquer – custa mais ou menos 60 reais.

Limpando bronze

Toda peça de metal exige muita limpeza para retirar a gordura da mão ou qualquer outro resíduo que esteja na peça para que o polimento seja perfeito.

O bronze não pode ser limpo com produtos abrasivos.

Mas você poderá deixar suas peças renovadas apostando em limpar a peça com água quente e sabão neutro  e pano macio e limpe bem a peça, caso precise use uma escovinha macia para ajudar.

Depois você poderá fazer uso de um polidor como o produto de mercado Kaol, por exemplo, que deve ser colocado sobre uma flanela, passado sobre a peça e depois retirado com flanela seca e macia.

Limpeza de Ouro

Peças em ouro são muito valiosas e também vão perdendo seu brilho e podem ganhar o efeito do zinabre. Mas na hora de limpar exigem cuidados especiais para não riscar ou perder sua beleza.

Quando  for usar uma esponja use esponja macia, e uma escovinha também macia para limpar objetos em ouro. Ainda na hora de secar o melhor é apostar numa flanela macia.

A esponja macia com água morna e detergente ou sabão neutro são o suficiente para limpar  peças em ouro, e para lustrar nada melhor do que uma flanela macia.

Limpando com amônia

Faça uma mistura de 1 parte de amônia para 6 partes de água, e coloque a peça em ouro dentro, deixando por no máximo um minuto. Retire e enxágue bem e enxugue.

Mas existem produtos no mercado que também servem para isso como:

Brasso – que pode ser usado para polir peças em ouro. Basta passar o produto com um pano e depois lustrar com pano seco. O preço deste produto é de mais ou menos 18 a 22 reais.

Brilho em Ferro e Aço

O percloreto de ferro é um produto que pode ser usado para limpar ferro e aço, formando uma película protetora. Deve ser usada uma esponja scott brite para preparar a peça.

Deixe por alguns minutos, retire e passe numa solução de bicarbonato de sódio. E finalize com a scott brite e um óleo fino por cima.

Então é isso, agora você já sabe Como Tirar Zinabre de Metal!!!!