Desenvolvimento do bebê com 11 meses de vida, conheça

O tempo passa e a criança chega a 11 meses de vida, um ,mês mais e ela já terá completado o seu primeiro ano com muitas surpresas gostosas oferecidas aos papais.

A essas alturas, a criança, mesmo precisando de cuidados, já não é mais tão frágil, pois começa a se tornar mais independente e por vezes até um pouco teimosa quando então precisa ser corrigida sempre com muito amor.


O que um Bebê de 11 meses faz

Aos 11 meses de vida, o sono do bebê costuma ser tranquilo, especialmente quando estão cansados por conta das peraltices que fizeram antes. Em geral, dormem 12 horas por dia e no período da noite, podem até dormir sem acordar, mas isso depende bastante de os pais educarem a criança desde o começo.

O segredo para que a criança não perca o sono durante a noite é não deixá-la dormir mais do que 3 horas depois do almoço. O sono da tarde é importante, mas mais importante ainda é o sono da noite, até mesmo para deixar os pais dormirem também.


Com 11 meses o bebê começa a se mostrar bastante sociável com atitudes como:

  • Manifesta com muito carinho dando abraços fortes e mimos tanto nos pais como em parentes chegados,
  • Procura imitar o que outras pessoas fazem, seja em palavras mal pronunciadas ou em gestos,
  • Obedece sem rancor a ordens simples que lhe são passadas,
  • Acena com gestos de “thau” e também bate palminha sempre que fica satisfeito com alguma coisa,
  • Começa a deixar o egoismo de lado, procurando repartir o que tem,

Aprendizado da linguagem

O bom desenvolvimento do bebe com 11 meses de vida permite que ele fale aproximadamente 5 palavras e entende muito bem quando lhe é dito um “não”. Conhece algumas palavras como avião, carro, cachorro e outras que costumeiramente são faladas na sua presença.

Com 11 meses de idade, ele é um ser bem amistoso, cheio de alegria, porém, se torna birrento quando algo não sai como ele deseja, um ser egoísta por natureza como qualquer ser humano.

Graças ao desenvolvimento do bebê com 11 meses de vida ele surpreende da seguinte forma:

  • Utiliza-se de sons e tons diferentes para expressar seus sentimentos,
  • Tem facilidade de distinguir padrões sonoros e palavras em qualquer língua. Por conta disso, pode aprender com facilidade os sons e regras de idiomas a que se encontra mais exposto.
  • Costuma ouvir os adultos para depois imitar-lhes em sons e palavras,
  • Ouve com atenção os adultos a falar e procura imitar sons e palavras.
  • Com 11 meses já leva uma colher a boca sem ainda ter uma coordenação motora bem equilibrada.

Desenvolvimento Intelectual

O desenvolvimento do bebe com 11 meses quando tudo está normal permite que a criança, muito extrovertida convide os adultos para brincar com ela e faz muita graça fazendo com que as brincadeiras fiquem bem divertidas.

Diante do espelho fica todo sorridente ao reconhecer a própria imagem apesar de ainda não ter noção do que é de fato um espelho, pois ao ver um objeto que gosta refletido nesse espelho também vai tentar pegá-lo. Quando então percebe que se trata apenas de um reflexo, aparentemente perde a graça, mas logo cai no riso sempre bem descontraído.

Aos 11 meses, a criança já mostra muita personalizada e é capaz de se alimentar sozinha. Faz alguma sujeira, mas isso é perfeitamente aceitável.

Mostrando que reconhece os pedidos, atende facilmente quando alguém lhe pede que alcance um determinado objeto que ele conheça, o que é muito bom, pois desde muito cedo, é possível educar as boas maneiras para a criança.

Especialmente nos dias mais quentes, prefere andar descalço e para isso, já é capaz de tirar os calçados e as meias por conta própria e se torna amargo se alguém tentar contrariá-lo pedindo que não tire o calçado.

Também nessa fase da vida, a mãe ou responsável já consegue entender quando ele gosta de um alimento ou não ou se tem vontade de se alimentar ou se está sem apetite. Entende-se naturalmente os gostos da criança e isso, nos variados sentidos.

Desenvolvimento Motor

Com 11 meses de idade, a criança não se contenta apenas em engatinhar para todos os ambientes da casa, ela agora já quer andar e poderá fazê-lo com a ajuda dos pais ou responsáveis.

A criança ficará de quatro e com as mãos apoiadas no chão tentará se erguer para ficar em pé e caminhar. Ou então ela irá se escorar na cadeira para tentar escalá-la ou ainda subir no carrinho de bebê.

Os pais nessa hora, devem observar apenas, cuidando para que a criança não se machuque, mas deixá-la agir por conta própria, pois tudo isso, vai contribuir com o seu desenvolvimento motor e ajudá-las a se tornarem independentes.

Sinais de Preocupação

Na medida em que a criança cresce, é muito natural que os pais se preocupem quando existem dúvidas se essa criança está se desenvolvendo naturalmente ou não.

O que é preciso entender é que cada criança tem um determinado ritmo de desenvolvimento e por vezes, fica difícil identificar  o que é uma particularidade na criança ou um problema verdadeiro. Por isso, é importante, em primeiro lugar, permitir que o médico pediatra acompanhe mês a mês o desenvolvimento da criança.

Além disso, acima existem várias características que um bebê de 11 meses pode apresentar em uma condição normal de desenvolvimento e, se acaso, existir algo na criança que não combine com essas características, certamente que é preciso preocupar-se e tirar as dúvidas com o profissional médico.

 

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Desenvolvimento do bebê com 11 meses de vida, conheça

Leia também: