Desenvolvimento do Bebê com 4 meses após o Nascimento, Crescimento, peso

Bom, hoje vamos falar sobre o Bebê com 4 meses após o Nascimento e quais são as mudanças e evoluções que ele pode apresentar nessa fase da vida.

Um bebê de 4 meses já está bastante desenvolvido e para ele tudo acaba sendo uma brincadeira. Até mesmo momentos de mamadas, banho, troca de fraldas, passeios e outras.

Ele sorri muito, balbucia e já tenta conversar, demonstrando-se mais interessado em pessoas e menos em objetos e coisas. E aqui que ele começa a ficar dia após dia, uma caixinha de surpresas.

O que faz um bebê com 4 meses

 

Bom, o bebê agora está com 4 meses e traz uma curiosidade incrível. Pois tudo o que está ao seu redor lhe chama a atenção. E isso pode até interferir na amamentação.

Uma das maiores conquistas desta fase é que os músculos da cintura já estão bem fortalecidos, e agora ele já poderá girar. Portanto é preciso ficar atento para não acontecerem as quedas.

 

Sentidos mais apurados

 

Visão – Com 4 meses o bebe já tem uma visão bem mais otimizada, sendo que consegue até mesmo distinguir as cores.

Audição – Agora ele já tem controle o suficiente da sua audição para saber de onde estão vindo os sons. Nessa fase ele também já sabe seu nome e procura de onde vem o chamado.

Tato – já bem mais desenvolvido, consegue explorar o movimento dos dedos.  Também já fez sua descoberta sobre os pés e ama brincar com eles. Aqui é importante incentivar levando os pezinhos até suas mãozinhas para que os explore.

 

Peso e tamanho do bebê

 

Até os 4 meses mais ou menos o bebê cresce em média 3 cm por mês. Sendo que nos meses seguintes até completar 1 ano de idade, ele diminuirá para 1,5 cm ao mês. E aos 12 meses terá crescido mais ou menos de 24 a 28 cm.

Já o peso do bebê de acordo com a curva de nível, deverá estar ao final do primeiro ano de vida, o triplo do peso com o qual nasceu.

Mas enfim, o peso considerado normal para um bebê com 4 meses fica:

Meninos – 6,4 kg de peso e de estatura 62 cm, tendo um ganho mensal de 600 gr.

Meninas – 6,1 kg de peso e de estatura 61 cm, tendo um ganho mensal de 600 gr.

Desenvolvimento Motor

 

Ele agora tem mais domínio sobre seu corpo e já se rola para um lado e para outro.  Consegue virar-se debruço, se apoia nos bracinhos erguendo os ombros e a cabeça.

Começa a brincar com suas próprias mãos e já demonstra preferências por determinados brinquedos e objetos, segurando-os quando menores.

Quando deitado de costas, gosta de observar e brincar com suas próprias mãozinhas e pés.

Se colocado, até consegue ficar sentadinho por alguns segundos, mas ainda não tem a firmeza suficiente. Por isso só quando escorado. Também consegue seguir objetos ou algo do seu interesse, virando a cabeça.

Desenvolvimento Intelectual e Social

 

O bebê com quatro meses já está bastante desenvolvido em todos os aspectos, e quando se trata do intelectual e social, podemos dizer que ele:

  • Ri muito e é sociável com as pessoas;
  • Balbucia letras e emite sons, gritinhos, tudo para chamar a atenção e tentar se comunicar;
  • Quando balbucia ou grita, gosta de se ouvir;
  • Já enxerga 2 cores;
  • Interage e se distrai com pessoas e coisas durante a amamentação, por isso, o ideal é buscar um lugar tranquilo para amamentá-lo;
  • Nessa fase também, depois de analisar um objeto, este vai direto a boca, pois é um maneira de o bebê reconhecer;
  • Ama ficar sem roupa;
  • Gosta de colo;
  • Gosta de fazer barulho com chocalhos, pega e solta objetos;
  • Já consegue firmar mais a cabeça ao ser colocado sentado;
  • Colocá-lo sentado, ajuda no fortalecimento da coluna vertebral. Mas não deve ser deixado por muito tempo para não cansar as costas;
  • Também já consegue ficar em pé segurado pela cintura;
  • Na hora do banho começa a fazer a maior bagunça na água;
  • Já começa a perceber sua imagem  diante um espelho;

Mas, nessa fase, o bebê não gosta de barulhos intensos e também resiste a mudanças bruscas.

 

Seu bebe é único

 

Assim como os adultos, cada bebê é único e já começa a desenvolver sua personalidade e caráter. Além do mais, cada um aprender e se desenvolve no seu ritmo, e não adianta diagnosticar esse desenvolvimento por si própria.

É de essencial importância levar seu bebê ao médico pediatra. Pois somente ele acompanhará o desenvolvimento e dirá se está normal ou não.

Para ajudar no desenvolvimento é legal colocar penduricalhos sobre o berço onde ele está deitado. Pois é ali que ele irá aprender a questão da causa e efeito.

A hora do banho agora vai ser uma bagunça pois ele ama bater na água com as mãozinhas e com os pés.  Enfim, toda essa bagunça só contribui para o desenvolvimento cognitivo do bebê.

Agora ainda seu bebê já consegue brincar com ele mesmo, sem a necessidade de que alguém fique por perto. Pois ele mesmo irá achar com o que se distrair.

 

Como é sua alimentação

 

Nesta fase o bebe não necessita de mais nada a não ser o leite materno. Isso perdura até os 6 meses de vida.

Para que ele seja realmente nutrido, precisa de mais ou menos de 400 a 900 calorias diárias. E uma quantidade de mais ou menos 600ml de leite.

Seu tempo de sono já está bem mais espaçado e agora precisa de um tempo de sono pela manhã e outro a tarde. Dessa forma, o ideal é que sua alimentação seja planejada para os espaços vagos.

 

O sono

 

A partir dessa fase, o sono do bebe já começa a ficar mais regulado. Assim, eventualmente ele poderá acordar para mamar, senão, dorme melhor. Mas já é capaz de dormir até 6 ou 7 horas por noite.

Durante a noite, é importante que o bebe tenha um ambiente adequado livre de claridade e com o maior silêncio possível.

Durante seus soninhos diurnos, é importante que a rotina da casa permaneça a mesma, sem escurinho, e os barulhos devem ser normais.

Rotina do sono

É importante que o bebe aprenda desde cedo a ter uma rotina do sono, pois assim, acostumará a dormir sempre no mesmo horário. Também ficará mais calmo dormindo bem melhor.

Então, alguns truques são muito bem vindos:

  • Desligue qualquer estímulo visual ou auditivo, pelo menos 1 hora antes de ele dormir. Seja TV, rádio, música, entre outros;
  • Prepare um banho morninho para ele. coloque brinquedinhos;
  • O banho deverá ser relaxante, com conversas suaves e baixinhas, cantigas infantis calmas;
  • Depois do banho uma boa massagem com creme é top;
  • Coloque uma roupinha confortável para ele dormir;
  • Agora alimente seu bebe, apague as luzes e  tudo o que tiver de som;
  • Depois que ele adormecer, aguarde alguns minutinhos e o coloque no berço.

 

Hora de descolar da mãe

 

Essa é uma das fases mais difíceis, tanto para o bebe como para a mãe. Pois se até agora estavam juntinhos, a partir de então, a realidade será bem outra.

Seja para ir para uma creche, berçário ou mesmo que tenha que ficar aos cuidados de uma babá, os cuidados precisam ser redobrados. Isso porque inevitavelmente, as viroses, gripes e resfriados agora vão aparecer, e quem sabe com certa frequência.

Certamente uma criança que entra em contato com outras crianças, terá em média mais ou menos 10 viroses durante o ano.

Portanto acho que na hora de buscar por uma escolinha ou creche, é importante começar por conversar com outras mães que já passaram pela experiência. Busque por uma escola que melhor atenda as necessidades do seu filho.

Preste a atenção aos cuidados de higiene adotados neste local, as rotinas, o grau de preparo das cuidadoras, quais sãos os estímulos dados.

Fique atenta também ao tipo de atenção e importância dado a emergências como uma queda, febre ou outros. É importante que você possa ter uma leitura completa de como é o trabalho neste local. Somente após estar certa de que será seguro para seu filho, então decida.

Sintomas preocupantes

 

Bom, como já falamos, cada bebê tem seu ritmo de desenvolvimento físico, motor, intelectual, e muito mais, que deve ser respeitado.

O que aqui estamos dispondo de informações são apenas referências para que você possa se guiar para saber até onde seu filho pode chegar em cada fase.

Crianças prematuras, por exemplo, obviamente que vão demorar mais para desenvolver coisas que de repente outras crianças desenvolvem muito mais rápido e com maior facilidade. Mas isso é perfeitamente normal, e não quer dizer que seja um problema.

O Autismo tem sido cada vez mais comum.  E alguns dizem que tem a ver até com a alimentação industrializada e cheia de químicas. Detectar problemas como este aos 4 meses é muito mais fácil do que depois do primeiro ano de vida. Então fique atenta. Leia sobre os sintomas e perceba se seu bebê não os apresenta.

Existem ainda muitas outros sintomas que devem preocupar, veja:

  • Se seu bebê urina pouco;
  • Se ele não atende quando alguém lhe chama;
  • Se não faz contato visual e não sorri;
  • Se não sustenta seu próprio peso corporal;
  • Se chora muito e não dorme;
  • Se apresenta tosse seca;
  • Se está perdendo peso;
  • Se não se alimenta direito;
  • Se apresenta febre;
  • Se apresenta sudorese noturna;
  • Se não reage a nenhum estímulo.

 

Cuidados especiais

 

Olha só, pode parecer que não tem nada a ver, mas se analisar bem, irá nos dar razão. Veja:

  • Sempre que for sair de carro com seu bebe, certifique-se de que a cadeirinha está bem colocada, e sem nenhum risco para seu bebe;
  • Nunca ouse sair de carro com seu bebe sem a cadeirinha;
  • Nunca deixe seu bebe dentro do carro sozinho e fechado;
  • Lembre-se de que a cadeirinha deverá estar voltada para a parte de trás do carro;
  • Sempre avise as pessoas que se aproximarem do seu bebe, para que não peguem nas mãozinha destes, pois eles as colocam na boca, e poderão se contaminar;
  • Sempre cuide com a higiene das mãos do seu bebe e também as suas para evitar que este se contamine com viroses, bactéria  vírus;
  • Se seu bebe usar chupeta, esta deverá estar sempre bem higienizada.

Bom, agora você já sabe muito sobre Bebê com 4 meses após o Nascimento, preste atenção para curtir muito seu bebê nessa fase, pois ela passa voando!!!!