Como Lavar Tênis Encardido em deixar Branquinho Novamente

Um tênis branco nos pés, com certeza deixa o indivíduo bem charmoso, independente de ser homem ou mulher. Pois se trata de um calçado que combina facilmente em um look.

Porém, bem se sabe que quando ele começa a perder aquela cor original, perde também a beleza e  a graça.

E como um tênis branco geralmente tem um valor mais elevado, vale a pena procurar saber como lavar tênis encardido e deixá-lo branquinho novamente e com isso, sair lucrando no final.

Vamos então a alguns comentários que podem ser úteis para quem gosta desses calçados na cor branca, e pretende conservá-los atraentes por mais tempo.

Porque o Tênis Encarde?

 

Essa é uma pergunta um pouco difícil de responder. Mas se pararmos para pensar como é que eles sujam, podemos concluir que os tênis brancos sujam do mesmo jeito que os tênis de outras cores.  A diferença é que no branco a sujeira aparece com maior intensidade.

Por isso, se você é o tipo de pessoa que ama andar com tênis ou outro tipo de calçado na cor branca, o segredo é evitar trafegar por um local onde o tênis possa sujar mais facilmente.

Mas se mesmo assim acontecer, trate de limpar a sujeira o quanto antes, usando sempre uma flanela limpa para evitar que ele encarda.

Tênis Branco ficou Amarelado

 

Existe um conselho especialmente para os calçados de couro de que eles não devem ser lavados, pois a secagem dos calçados é mais demorada.  E por isso, a demora pode de alguma forma danificar o couro.

Mas quando se trata de calçados brancos, o problema é ainda maior.  Pois no caso dos tênis de couro, qualquer pingo de água que não seca rapidamente, tende a manchar o tênis que aos poucos, encarde e fica amarelado.

Além disso, por vezes se costuma usar alguns tipos de sabão ou detergente inapropriado para lavar esses calçados. Como se não bastasse, ao serem lavados, nem sempre são devidamente enxaguados. E por isso, os vestígios do sabão tendem a contribuir para que as manchas amarelas comecem a encobrir a beleza do branco.

Quando se trata de calçados brancos, precisamos ter um cuidado todo especial se queremos tê-los bonitos por mais tempo. E entre esses cuidados, evitar colocá-los na água para limpar, é primordial.

O correto é fazer a limpeza com maior frequência evitando que a sujeira ou manchas se acumulem e fiquem encrustadas no cabedal, ou quem sabe no solado branco.

Para isso, use uma flanela macia e levemente úmida e no caso de usar um sabão ou detergente, que seja um detergente neutro que não cause danos ao couro prejudicando a sua cor.

Lavando com Vanish

 

Vanish é um produto  de limpeza que tem feito milagres com as roupas, mas também pode ser usado na limpeza dos tênis brancos. Uma dica para aqueles que querem saber como lavar tênis encardido. Para conseguir os melhores resultados na limpeza do tênis faça o seguinte:

  • Numa vasilha grande, coloque 1/4 de xícara de Vanish e 2 xícaras de água morna. Em outra vasilha coloque água pura limpa.
  • Com uma flanela macia e limpa, molhe a ponta da flanela no Vanish. E esfregue o tênis de forma uniforme, procurando abranger todo o cabedal e também o emborrachado. Preocupe-se com um pé do tênis de cada vez.
  • Depois de passar o Vanish, agora é o momento de retirar essa mistura. Nesse caso, molhe a flanela na água limpa e comece a retirar o Vanish com calma fazendo o trabalho de maneira uniforme enquanto observa a diferença com a limpeza.
  • Depois de lavar o primeiro pé de tênis, repita o processo com outro pé do calçado. E se acaso, os resultados esperados não forem alcançados em um primeira vez, repita o processo.
  • No final, certifique-se de que não tenha ficado vestígios do produto químico e então coloque o tênis para secar na sombra.

Passo a passo:

Lavando com Sapólio

 

Para limpar o tênis com Sapólio pode até ser mais fácil.

  • Providencie um tubo de sapólio líquido, uma vasilha com água pura limpa e uma flanela macia.
  • Para começar, molhe uma ponta da flanela no sapólio e esfregue sobre toda a área do tênis a ser lavada. Espere alguns minutos e em seguida retire o sapólio molhando a flanela na água limpa.
  • Faça todo o trabalho primeiro em um pé do tênis para depois fazer a limpeza do outro tênis.

Limpeza com Pasta de Dente e Bicarbonato

 

Para aqueles que desejam saber como lavar tênis encardido e recuperar a beleza desses calçados, a pasta de dente com o bicarbonato também pode ser uma ótima opção. E nesse caso, vamos precisar de um tubo de pasta dental branca, detergente neutro e o bicarbonato de sódio.

Para a limpeza use uma escova macia que deverá ser molhada no detergente para então ser esfregada em uma primeira mão em toda a área do tênis que precisa ser lavado.

Depois disso, com uma toalha limpa retire toda a espuma feita pelo detergente. E então faça uma mistura do creme dental e bicarbonato para esfregar novamente sobre o tênis. Feito isso, passe a toalha novamente como que massageando o tênis. E, depois disso, é só deixar secar para ver a diferença.

 

Limpando com sal grosso

 

Depois que você lavou muito bem seu tênis retirando toda a sujeira, faça uma mistura de sal grosso com água e passe por toda a peça. Deixe agir por pelo menos 1 hora e então enxágue muito bem. Deixe secar a sombra em superfície plana.

 

Branqueando com talco

 

Mesmo que você não tenha tido tempo de limpar completamente seu tênis, poderá usar essa solução para disfarçar o encardido.

Mas a ideia é de fato a de lavar bem o tênis e depois preparar uma solução de talco com água e passar por toda a superfície do calçado.

Então coloque para secar normalmente como outros, e seu tênis ficará muito branquinho.

 

Limpando com limpador multiuso

 

Numa vasilha você deverá fazer uma mistura de 1 xícara de água quente com 1 colher de sopa de detergente e 1 de limpador multiuso. Com a ajuda de uma escovinha passe essa mistura por todo o tênis até que este fique limpo. Enxágue bem e coloque para secar à sombra.

 

 

Tênis de Camurça e couro

 

Tanto os calçados de couro como os calçados de camurça não devem ser lavados na máquina de lavar. Na verdade, é melhor que eles nem sejam mergulhados na água.

Para garantir o tempo de vida útil para esses calçados, melhor é ter um pouco de paciência e realizar uma limpeza mais a seco.

No caso dos calçados em couro, a melhor maneira de limpá-los é usar uma flanela limpa e macia.  Passando por toda a extensão do cabedal e também se necessário sobre a lateral do solado.

Já para os calçados de camurça, a melhor solução é a escovação com uma escova macia e seca.

Para esses calçados também são encontrados alguns tipos de produtos impermeabilizantes no mercado, que certamente poderão ser muito úteis para devolver a beleza dos calçados.

 

Como lavar tênis de pano ou lona

 

Este tipo de tênis é um pouco mais complicado para lavar. Mas faça o seguinte:

  • Faça uma mistura de água morna com detergente neutro transparente até fazer muita espuma;
  • Agora com a ajuda de uma escova especial para lavar tênis, passe essa solução por todo o tênis, esfregando bem;
  • Se tiver manchas encardidas, acrescente bicarbonato de sódio e vinagre branco à mistura, e repita o procedimento;
  • Você poderá também usar sabão de coco e limão para limpar seu tênis encardido;
  • Se necessário repita o procedimento mais de uma vez, até se certificar que seu tênis está limpíssimo;
  • Enxágue em água corrente muito bem até que tenha a certeza de que saiu todo o resíduo;
  • Agora com guardanapos de papel, tire o máximo da água que puder;
  • Deixe numa superfície plana à sombra para secar;
  • Não coloque secar ao sol;
  • Caso a borracha esteja amarelada ou encardida, esfregue com pasta de dente;
  • Retire a pasta com pano úmido na água morna;

 

Lavando as palmilhas

 

As palmilhas acabam encardindo muitas vezes, e também pegando mal cheiro. Mas não existem segredos para lavá-las. Da mesma forma que lavou o tênis, e na mesma solução, aproveite e lave também as palmilhas.

Enxágue muito bem, e em seguida poderá colocar a secar, preferencialmente na sombra também.

 

Lavando os cadarços

 

Os cadarços também sujam muito facilmente e precisam de cuidados especiais. Então faça uma solução com detergente neutro e um pouco de alvejante e mergulhe os cadarços por mais ou menos uns 15 minutos.

Depois desse tempo, esfregue bem com as mão ou com a ajuda de uma escova, sempre cuidando para não danificá-los.  Enxágue bem e coloque para secar.

 

Limpando a sola de borracha encardida

 

É normal acontecer de à medida que o tênis vai sendo usado, especialmente os Adidas ou All Star, o solado ficar amarelado. No entanto ninguém merece né?

Neste caso existe uma solução muito simples e que está ao alcance de todos. Veja:

  • Passe creme dental em toda a parte que deseja branquear;
  • Deixe agir por uns 10 a 15 minutos;
  • Então com a ajuda de uma escovinha, esfregue bem até que a borracha branqueie;
  • Poderá ter que repetir esse procedimento, caso a borracha não tenha branqueado o suficiente;
  • Depois é só limpar com um pano limpo ou enxaguar bem e secar.

 

Acabando com o mau cheiro

 

É bastante comum acontecer de o tênis ficar com mau cheiro, e aí é complicado saber o que poderá fazer para tirar esse cheiro.

Então, faça o seguinte:

  • Uma mistura de vinagre com bicarbonato de sódio;
  • Passe com a escovinha, por dentro e por fora do tênis;
  • Deixe agir por alguns minutos  e enxágue muito, mas muito bem;
  • Deixe secar à sombra;
  • Certifique-se de que estará bem seco na hora de usar novamente.

 

Dá para lavar tênis na máquina

 

Eis uma dúvida que permeia a cabeça de muita gente. Mas o fato é de que basta ler o que diz na etiqueta. Lá irá encontrar toda as informações necessárias para cuidar do seu calçado.

Apenas os calçados de couro e de camurça é que não devem ser lavados na máquina. Fora esses, os outros todos podem. Então basta separar todos os tênis que estão precisando ser lavados e coloque-os todos juntos para lavar.

Mas lembre-se de nunca deverá mistura tênis branco com coloridos, porque já poderá imaginar no que vai dar né?

Bom, agora você já está a par de Como Lavar Tênis Encardido. Deixamos aqui muitas dicas que com certeza, lhe serão muito úteis.