Como tirar manchas de Desodorante das Roupas (passo a passo)

Saber como tirar manchas de desodorante das roupas pode ser bastante oportuno, pois é muito comum, especialmente as roupas claras apresentarem essas manchas em baixo do braço após o uso de algumas marcas de desodorante.

Veremos abaixo alguns porquês, para então entendermos os causadores, e conseguirmos chegar a uma solução que muitas vezes parece ser um bicho de 7 cabeças mas se seguir alguns procedimentos você irá solucionar rapidinho.

Porque as manchas de suor com anti transpirante ficam na camisa

Ao transpirarmos, o sal liberado pelo corpo através do suor entra em contato com as roupas e quando esta não é lavada com uma certa urgência, a tendência é a mancha calar cada vez mais.

Essa mancha também pode existir por conta do alumínio que muitas marcas de desodorante trazem na sua formula que em contato com o sal no suor mancham as roupas deixando deixando-as mais amareladas.

O que fazer para facilitar a retirada das manchas de suor das roupas com marca de desodorante:

  • Evite deixar passar muito tempo sem lavar as peças de roupa
  • Para manchas mais difíceis, busque logo por um produto mais específico encontrado no mercado
  • Busque por marcas de desodorante mais confiáveis e não exagere no momento de passá-lo nas axilas

Se você é o tipo de pessoa que prefere economizar buscando por uma solução mais barata, temos algumas alternativas bem interessantes que podem ajudar.

Removedores de mancha de desodorante

Detergente de cozinha neutro – um produto que geralmente temos a disposição na cozinha, o detergente neutro é bastante eficaz para remover manchas de desodorante, mesmo aquelas que insistem em ficar nas roupas. Aplique um pouco do produto sobre a mancha, esfregue com cuidado e deixe agir por 20  minutos e depois poderá lavar normalmente.

  • Vinagre branco e bicarbonato de sódio – usando medidas iguais, faça uma pasta bem homogênea com o vinagre e o bicarbonato para então passar sobre a mancha deixada pelo desodorante. Deixe agir por 25 minutos e depois lave a peça de roupa normalmente.
  • Tire manchas com limão – retire o suco de alguns limões e depois mergulhe a peça de roupa, mais precisamente a região da mancha dentro desse suco para deixar agir por 30 minutos. Depois disso, lave a peça de roupa normalmente, mas repita o processo se acaso sobrar algum vestígio da mancha.
  • Sabão de coco – outra dica bem interessante para retirar a mancha de desodorante das roupas é ferver a peça de roupa com sabão de coco. Faça isso por cerca de 10 minutos e depois termine o processo de lavagem normalmente.
  • Álcool – essa dica é especial para retirar manchas de desodorante de roupas coloridas. Despeje álcool sobre a mancha encharcando-a bem para então, deixar agir por alguns minutos antes de lavar a peça como você sempre lava.
  • Tire manchas com sal – mais uma boa ideia para quem quer saber como tirar manchas de desodorante das roupas, uma dica ideal tanto para roupas claras como roupas de cor. Primeiramente você vai molhar a região da mancha e então colocar sal sobre ela para depois esfregar com cuidado para não danificar a peça de roupa e finalmente lavar do jeito costumeiro.
  • Água com amônia – faça uma mistura de amônia com água usando medidas iguais para ambos os produtos e depois com a ajuda de um algodão, aplique sobre toda a região manchada da roupa. Espere agir por alguns minutos e depois é só lavar.

Nota – essa dica é válida tanto para manchas mais recentes como para aquelas manchas bem antigas, mas poderá ser necessário repetir o processo mais vezes.

  • Detergente neutro, água oxigenada e bicarbonato – mais uma solução para tirar aquelas manchas de desodorante das roupas que parecem que não vão sair nunca. Faça uma mistura de 1 colher de detergente, 4 colheres de água oxigenada e mais 2 colheres de bicarbonato e passe sobre a mancha.

Esfregue a peça de roupa com cuidado e deixe agir por duas horas e depois lave normalmente.

  • Lustra-móvel com detergente de cozinha neutro – faça uma mistura com proporções iguais dos dois produtos e aplique sobre a mancha encontrada na roupa e deixe agir por 20 minutos. Depois disso esfregue a peça de roupa com uma escova macia e depois lave normalmente.
  • Tire as manchas com Vanish – muita gente já conhece as qualidades do Vanish quando se trata de lidar com manchas difíceis nas roupas. Nesse caso, coloque a peça de roupa manchada em uma bacia com água e Vanish Oxi Action e deixe agir por uma hora.

Depois disso, coloque a peça de roupa para lavar na máquina usando mais uma colher de Vanish. Ao terminar o processo, a peça de roupa estará sem as manchas.

  • Tire as manchas com OMO – para você que deseja saber como tirar manchas de desodorante das roupas e tem apreciação pelo sabão OMO, use o Omo Tira-manchas diretamente na máquina de lavar que os resultados serão bem satisfatórios e sem muita dificuldade.

Nota – para retirar manchas de roupas escuras, o correto é usar o OMO para roupas delicadas, pois nesse caso, as manchas serão removidas e a roupa não vai desbotar.

Melhor é prevenir do que remediar, não é verdade? Aproveite então essas dicas para evitar que essas manchas apareçam.

Como ficar longe da marca de desodorante

  • Antes de passar o desodorante, seque bem suas axilas
  • Depois de passar o desodorante, espere ele secar antes de vestir a roupa e nunca use o desodorante com a peça de roupa no corpo
  • Procure por marcas de desodorante que ofereçam fórmulas anti-manchas que deve informar na embalagem.
Leia também: