Como tirar GRAXA DA ROUPA passo a passo

Imagine a decepção ao sair para um passeio, por exemplo, muito bem vestido, quem sabe até estreando uma roupa nova e de repente, em um acidente acabar se envolvendo com graxa sujando a camisa branquinha.

Nessa hora então é bom conhecer algumas manhas sobre como tirar graxa da roupa e se possível evitar ter que descartá-la ainda com pouco tempo de uso, o que seria de fato um prejuízo tremendo, além do transtorno em algumas situações.

Lembrete importante – antes ainda de começarmos com as dicas para tirar essas manchas das roupas, é importante lembrar que quanto mais rápido agirmos para resolver o problema, certamente o trabalho de remoção será mais eficiente e mais rápido. Por isso, mais do que depressa, precisamos retirar o excesso dessa graxa para evitar que ela se espalhe por toda a peça de roupa atingida.

Macetes para remover graxa da roupa

Produtos para tirar graxa

Usar Omo líquido concentrado – enxague a peça de roupa manchada com água quente e depois acrescente um pouco do sabão líquido concentrado na região da mancha apenas. Deixe agir por 10 a 15 minutos dependendo da gravidade e então enxague a peça com água morna, repetindo o processo se acaso for necessário.

  • Vanich para retirar manchas de graxa – ao buscarmos por um produto especial para tirar manchas de roupas, também podemos dispor do Vanich Crystal White que é muito poderoso para executar esse tipo de limpeza sem muita dificuldade e deve ser colocado diretamente sobre a região atingida pela mancha para agir por alguns minutos.
  • Usar a manteiga – enxague a peça de roupa com água quente e depois, com o auxílio de uma escova de dente macia, aplique uma camada de manteiga sobre a região atingida pela mancha. Espere alguns minutos e depois esfregue com a própria escova, mas com cautela para não danificar o tecido até que a mancha se dilua.

Passo a passo

Feito isso, enxague a peça de roupa com água morna e se acaso for necessário, repita o processo quantas vezes for preciso.

  •  Detergente de louça – para as manchas menos comprometedoras, essa dica é bem especial. Depois de retirar os excessos da graxa, coloque o detergente puro sobre a mancha e deixe agir por 20 minutos antes de esfregar bem e então lavar como de costume a peça de roupa.
  • Amido de Milho com Bicarbonato de sódio – coloque 1 colher (chá) de amido de milho e a mesma medida de bicarbonato de sódio sobre a mancha levemente umedecida e deixe agir por 2 horas. Depois disso, com a ajuda de uma espátula de plástico ou outro material, retire todo o material cuidando para não danificá-lo e então lave a peça de roupa normalmente.
  • Remova a mancha com talco – Ideal para roupas brancas – remova todo o excesso de graxa e então cubra toda a mancha com talco e esfregue com cuidado sobre a mancha evitando danificar o tecido. Feito isso, aplique uma pequena porção de detergente sobre a mancha e use uma escova de dentes macia para esfregar em ambos os lados do tecido, logo que o detergente começar a espumar.

Deixe agir por alguns minutos e em seguida lave a peça de roupa como de costume.

  • Tirar manchas com sabonete branco – se acaso a roupa manchar com graxa de motor, basta retirar o excesso da graxa e depois com o tecido levemente umedecido, esfregar o sabonete branco sobre a mancha. Deixe agir por alguns minutos e depois é só lavar separadamente de outras roupas, repetindo o processo se acaso for necessário.
  • Detergente de coco e lustra móveis branco – prepare uma porção para cada um dos ingredientes misturando-os bem antes de passar sobre as manchas. Deixe agir por 45 minutos e depois esfregue com cuidado para não estragar o tecido e então enxague naturalmente e coloque para secar.

Essa receita é ideal para retirar manchas de óleo em roupas que já haviam sido lavadas e que as manchas persistiram.

Ajuda tecnológica – por conta da tecnologia moderna, agora já podemos contar com a ajuda de alguns vídeos mostrando o passo a passo para ensinar aqueles que não sabem como tirar graxa da roupa, o que vai facilitar bastante o trabalho, vale a pena conferir nos sites especializados na internet.

Outro lembrete importante – apesar de todas essas dicas, é importante saber também que quando se trata de roupas com tecidos mais delicados como seda, cetim ou viscose, deve-se buscar por um produto mais específico para retirar as manchas, mas para evitar maiores complicações, busque logo por uma lavanderia especializada para solucionar o problema.

Bom, agora você não pode mais dizer que não sabe como tirar graxa da roupa. Esperamos que você nunca precise usar dessas técnicas, pois sempre existe o risco da falta de experiência danificar ainda mais as peças de roupa.

E se acaso não for impossível prevenir tais acidentes, escolha com cuidado uma dessas dicas citadas acima e faça todo o trabalho com cuidado e paciência.

Mesmo com todas essas dicas muito úteis para tirar as manchas de graxa das roupas, devemos entender de que as manchas muito antigas, são mais complicadas, pois já estão bem caladas no tecido, o que torna praticamente impossível que um milagre aconteça.

Leia também: