Como tirar TINTA DE CANETA da roupa

 

Em nossos dias, apesar de ser mais difícil, ainda existe a possibilidade de acontecerem os acidentes com as canetas que vazam na roupa. Por isso, saber como tirar tinta de caneta de roupa pode ser bem interessante.

Então, quando acidentes desse tipo acontece, não podemos esperar muito para buscar por uma solução que, de fato funcione.

Para sanar então esses problemas e recuperar as peças de roupas manchadas, existem algumas soluções muito práticas. Para remover a tinta da fibra de tecido, dependendo da situação podemos fazer uso de soluções caseiras.

E se o trabalho for executado de forma correta, alcançaremos os melhores resultados sem muitas dificuldades. Além disso, também podemos contar com alguns produtos específicos no mercado que facilitam esse trabalho.

Um detalhe que certamente poderá favorecer a remoção da tinta nos tecidos das roupas é procurar a solução do problema o mais rápido possível após acontecer o acidente.

Além disso, se acaso, não for possível retirar a mancha no momento, cuidado para não misturar a peça de roupa manchada com outras roupas. Esse descuido poderá favorecer para que outras peças de roupas fiquem manchadas.

Quando se trata de peças de roupas manchadas, exercite sua paciência enquanto está trabalhando para retirar a mancha. Desse modo, tratará com maior carinho a peça de roupa e evitará que ela fique estragada.

Conselhos para remover as manchas

 

  • Independente do produto utilizado para esse trabalho, não é aconselhável esfregar a roupa. Na expectativa de resolver o problema mais rapidamente, muitas pessoas agem dessa forma.

Entretanto, essa atitude só vai contribuir para que a tinta impregne ainda mais no tecido. Além disso, corre-se o risco de danificar as fibras do tecido e estragar a camisa.

  • Para evitar que a mancha se espalhe por outras áreas da peça de roupa, use um tecido grosso, quem sabe uma toalha para proteger essas áreas, especialmente a partir do momento de começar o trabalho de remoção.
  • Independente do tecido a ser tratado para remover as manchas de tinta, como garantia, faça um teste com o produto de limpeza. Cuidados assim, evitarão a perda de uma peça de roupa que pode ter custado cara.

Bastão tira Manchas Limpeza Verde

Bastão tira Manchas Limpeza Verde é uma das opções em produto de limpeza que vamos encontrar no mercado. Trata-se de um produto bastante eficaz capaz de remover a tinta dos tecidos diversos.

Além de remover a tinta esferográfica das roupas, esse produto também retira manchas de alimentos como: Beterraba, chocolate, molho de tomate, vinho, entre outros.

Algumas das vantagens que esse produto oferece:

  • Confere grande desempenho na limpeza,
  • Prático para ser usado,
  • Não contém aditivos químicos na sua fórmula,
  • O trabalho de limpeza é feito com menos esforço físico,
  • Não causa mal para a saúde,
  • Pode ser aplicado em todos os tecidos,
  • entre outras vantagens.

Como usar esse produto de limpeza – antes de tudo, molhe com água o local onde o tecido se encontra manchado. Feito isso, esfregue o bastão Tira Manchas de forma circular até umas 10 vezes.

Enquanto o bastão é esfregado, esfregue o tecido com as mãos, mas de forma bem suave para que o produto cale no tecido. Então, depois disso, deixe agir por cerca de 10 minutos para depois enxaguar.

Se acaso for necessário, repita esse procedimento, pelo menos mais uma vez.

Valor desse produto para tirar manchas – a embalagem com 105 gramas do Bastão Tira Manchas Limpeza Verde tem um valor aproximado de R$ 21,00 reais.

Algodão umedecido com água

 

Se o acidente é recente e a tinta ainda não secou, segure com cuidado a peça de roupa em suas mãos e passe o algodão umedecido sobre a tinta, trocando com frequência para evitar que a mancha se espalhe.

Esse processo pode ser um pouco demorado. Portanto, é preciso ter alguma paciência se a intenção é salvar a peça de roupa.

 

Algodão com álcool

 

Se acaso a tinta já está seca, primeiro use um algodão com água e retire o máximo de tinta que conseguir. Depois disso, protegendo o tecido por baixo da mancha para evitar que a mancha se espalhe, use o algodão embebido em álcool até que a mancha se dissipe.

Ainda para favorecer o trabalho, você poderá combinar o álcool com acetona. Para evitar complicações, proceda da seguinte forma:

  • Aplique o algodão com o álcool sobre a mancha de tinta e, em seguida, lave o local da mancha com água limpa. Repita todo o processo, quanta vezes precisar.

Nota – lembre-se de trocar o algodão cada vez que repetir o processo. Assim, evitará manchar ainda mais a roupa.

Suco de limão

O suco de limão oferece muitas vantagens para a saúde. Entretanto, o que muita gente ainda não se deu conta é que ele também é muito útil para tirar manchas.

Se acaso você usou um produto recomendado e a mancha insiste em ficar, prepare um suco de limão puro e deixe a região manchada de molho por 2 horas. Depois disso, é só lavar a peça normalmente.

Certamente que existem situações em que as manchas estão mais impregnadas no tecido e, nesse caso, é preciso insistir. Portanto, fazendo uso do suco de limão, repita o processo tantas vezes quanto for necessário.

Spray de cabelo

 

Esse é um método que além de eficaz é muito rápido e fácil de resolver o problema. Primeiramente você vai aspergir o spray sobre a mancha de caneta e esperar alguns minutos antes de colocar para lavar normalmente.

Para manchas mais difíceis, já envelhecidas, o processo será um pouco diferente. Proceda da seguinte forma:

  • Borrife o spray diretamente sobre a mancha de tinta,
  • Com cuidado, use uma escova dental para ajudar a amolecer a tinta,
  • Depois disso, deixe agir por cerca de 45 minutos,
  • Coloque a roupa de molho em uma vasilha com água e 2 colheres de sabão líquido e deixe agir por mais 30 minutos,
  • Depois disso, lave a peça de roupa normalmente.

Vanish Oxe Action

Vanish Oxe Action é um produto de mercado que promete remover 100% das manchas, inclusive as manchas de tinta ou aquelas quase invisíveis.

Misture uma pequena porção com água morna e forme uma pasta para colocar sobre a mancha. Feito isso, friccione a região para que o creme impregne bem na roupa.

Deixe agir por 10 minutos e então, coloque para lavar em água corrente.

 

Sabão Omo

 

Quando se trata de tirar manchas com um produto industrializado, o sabão Omo líquido concentrado é sempre uma ótima solução, desde que tenhamos o produto a disposição. Você poderá aplicar um pouco do sabão líquido diretamente sobre a mancha, esperar agir alguns minutos e depois colocar para lavar normalmente.

Álcool isopropílico

O álcool isopropílico age como neutralizador do pigmento da tinta. Como resultado elas acabam desaparecendo e, por isso, tanto pode ser usado apenas sobre a mancha como embeber toda a peça para depois lavá-la normalmente.

Esse tipo de álcool é ideal para tirar manchas de tinta de roupas jeans. Nesse caso, antes de usar o produto, proteja as regiões da calça que não foram afetadas pela mancha.

Feito isso, coloque algumas gotas de álcool isopropílico sobre essas manchas e deixe agir por alguns minutos. Depois disso, é só colocar a peça de roupa para lavar.

 

Espuma de barbear

 

Outra solução muito prática para quem não sabe como tirar tinta de caneta da roupa é a espuma de barbear, porém, não pode ser a do tipo gel. Aplique a espuma sobre a mancha, deixe agir por alguns minutos e depois coloque para lavar a peça de roupa normalmente.

Nota – usar a espuma de barbear é mais recomendado quando se trata de uma mancha de tinta fresca. Em caso de manchas mais antigas, poderá ser necessário fazer várias aplicações para se alcançar os resultados.

Borracha escolar

Dependendo da gravidade do problema com a mancha de tinta, também podemos usar a borracha escolar esfregando sobre a mancha como se estivéssemos usando no caderno.

Nesse caso, pode ser necessário insistir um pouco mais com as tentativas, especialmente se a mancha de tinta não for recente.

 

Leite morno

Se acaso a mancha for com tinta de caneta Hidrocor, uma solução bem interessante é o leite quente. Nesse caso, é só aplicar um pouco de leite quente sobre a mancha.

Feito isso, esfregue um pouco, mas com cuidado e depois deixe agir por 5 minutos. Após esse tempo, lave a peça de roupa normalmente.

Nota – para evitar que a peça de roupa fique cheirando a leite azedo no final, proceda da seguinte forma:

Numa bacia adequada, faça uma mistura com os seguintes ingredientes:

  • 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio,
  • 1/2 xícara (chá) de álcool,
  • 50 ml de detergente para lavar louça,
  • 8 litros de água.

Depois de bem misturados os ingredientes, coloque a roupa de molho e deixe agir por 25 minutos. Feito isso, lave a peça de roupa normalmente com o sabão de sua preferência.

Detergente de louça branco ou incolor

Aplique o detergente sobre a região afetada pela mancha de tinta e deixe agir por 1 hora.

Nota – antes de lavar a peça, utilize um tecido de algodão seco esfregando sobre a região da mancha.  Isso poderá ajudar para que a mancha se dissipe e então, coloque a roupa para lavar.

Lembrete – Nem sempre a alternativa buscada para resolver o problema com as manchas, funciona em uma primeira vez. Por isso, repita o procedimento quantas vezes forem necessárias.

Se acaso você não conseguir os resultados esperados e decidir optar por outra alternativa, sem problemas. Entretanto é necessário lavar a peça de roupa em água fria antes de trabalhar com outro produto.

Para você que não sabe como tirar tinta de caneta da roupa, com certeza para agilizar o trabalho, será preciso esfregar a região afetada. Nesse caso, faça isso com as palmas das mãos, nunca com os dedos, pois poderá danificar o tecido.

E se depois de tudo isso, você ainda assim, não conseguir bons resultados, melhor mesmo é levar a uma lavanderia especializada.

Coloque a peça de roupa para ferver

Em primeiro lugar, retire o quanto for possível da tinta da roupa manchada. Feito isso, coloque água para ferver em uma panela e enquanto isso, aplique um pouco e limão com bicarbonato sobre as manchas.

Assim que a água ferver, coloque a peça de roupa para ferver por aproximadamente 10 minutos. Passado esse tempo, deixe a água esfriar e então, esfregue a roupa no local da mancha sempre com cuidado.

Depois disso, é só terminar de lavar.

Nota – por se tratar de uma peça de roupa manchada, o ideal é lavá-la à mão. Com isso, se ainda assim, sobrarem vestígios da mancha, basta mais algumas esfregadas e ela se diluirá.