Como AMOLAR alicate de unha em ( 3 formas simples e fáceis )

Para você que gosta de cuidar da aparência de suas mãos e, na medida do possível prefere cuidar das unhas por sua própria conta, sabe que é preciso estar munido de ferramentas de qualidade, não é mesmo? Pois então deve saber como amolar alicate de unha para manter essa ferramenta sempre em dia e facilitar seu trabalho.

Problemas causados por uma alicate de unha que não corta direito

Uma alicate de unha, quando mal cuidada e com pouco fio pode se tornar um perigo, e de forma alguma contribuirá para um corte perfeito. Cortando mal, a tendência é mascar as unhas, ou trincá-las, causando ferimentos e um corte irregular.




Além disso, com essa alicate, também vamos cuidar da cutícula e para não cortar muito fundo e ferir a pele, apenas se essa alicate estiver cortando direito.




Também é importante lembrar de esterilizar o alicate de unha sempre antes de usá-lo. Nesse caso, basta lavá-lo com água e sabão, banhá-lo em um pouco de álcool e ainda colocá-lo em água fervente por alguns minutos, tudo para evitar contágio com bactérias ou fungos.

Como fazer para amolar o alicate de unhas

Para quem não quiser correr o risco de estragar seu alicate de unhas no momento de afiar, poderá levá-lo a um especialista no assunto para garantir um trabalho preciso. Porém, se também para isso, a ideia é economizar, existem algumas formas bem interessantes de afiar o alicate em casa, com ferramentas que geralmente temos a disposição, tais como:

Lixa ferro para afiar o alicate

Para afiar o alicate de unhas com lixa ferro você precisará ter a disposição uma folha de lixa grana bem fina ou então usar uma lixa de unha que já tenha sido descartada. Você deverá agir da seguinte forma:

  • Segure o alicate aberto de forma firme
  • Passe a lixa fazendo movimentos para fora, nunca para dentro do alicate
  • Repita o processo também na outra lâmina, sempre com movimentos para fora
  • Feito isso, faça o mesmo para afiar o lado de fora do fio do alicate, sempre com movimentos preciso de dentro para fora.

Nota – para descobrir se o alicate está cortando, faça um teste em suas unhas ou confira para ver se os fios se encontram sem sobrar espaços entre eles.

Como afiar alicates com papel alumínio

Parece impossível de acreditar, mas também podemos afiar o alicate de cortar unhas usando o papel alumínio, e esse, geralmente temos em casa para usar na cozinha. Como vamos fazer:

  • Providencie um pedaço de papel alumínio e forme uma bola do tamanho de uma bola de sinuca amassando o papel
  • Depois disso, use o seu alicate de unhas para cortar a bolinha em pedaços, conferindo de vez em quando o ponto do fio

No começo, você vai perceber grande dificuldade para cortar o papel, pois o alicate está sem fio, mas a medida em que o fio volta, o corte é mais rápido e facilitado.

Como afiar alicate de unha com pedra de afiar

Para quem tem alguma experiência em amolar tesouras, também poderá usar as pedras de afiar ou mesmo uma lima de afiar para amolar a alicate de unhas. Nesse caso, proceda da seguinte forma:

  • Comece o trabalho com o alicate ainda fechado para começar a emparelhar os fios
  • Feito isso, agora é o momento de trabalhar com o alicate aberto fazendo movimentos rápidos e precisos de vai e vem com a pedra ou lima em ambos os lados do fio
  • Repita todo o processo até perceber que o alicate está cortando como você espera.

Como afiar alicate de unhas com agulha

Essa é uma forma um pouco mais complicada para devolver o fio para o seu alicate de unhas, mas depois que pegar a manha, certamente se tornará uma das formas preferidas. Você deverá agir da seguinte forma:

  • Primeiramente você deverá soltar a trava do alicate para permitir que a pinça fique bem junta
  • Feito isso, é só segurar a alicate com firmeza e deslizar a agulha sobre o fio com o alicate fechado.

Se acaso você ainda não aprendeu como amolar alicate de unhas e estiver com receios, faça uma visita na internet, pois existem alguns vídeos bem específicos que ensinam a fazer todo o trabalho com maior comodidade.

Cuidados que devemos ter com o alicate de unhas

Sabemos que o alicate de unhas é um meio de contrair bactérias através da pele e por isso, devemos ter um cuidado todo especial com esse instrumento. Já adiantamos sobre a esterilização da ferramenta sempre antes de usar, mas também é muito importante, evitar que outras pessoas usem o seu alicate.

Além disso, por mais que exista a possibilidade de amolar a ferramenta com facilidade e sem gastos, vai chegar o momento de que nenhum método irá resolver para devolver-lhe o fio. Nesse caso, não exite outra solução senão trocar essa ferramenta, pois certamente ela já não mais te ajudará nos cuidados com as unhas.

Busque por um alicate de qualidade

Quando chegar o momento em que o seu alicate de cortar unhas não estiver mais ajudando, não facilite comprando qualquer alicate, dê preferências para um alicate de aço de boa qualidade para não se arrepender depois.

Vídeo Passo a passo

 

 







Leia também: