Como amolar tesoura de Cabeleireiro ou Costura de ( 3 jeitos )

Provavelmente você já deve ter enfrentado uma situação em que ao ir a um cabeleireiro sentiu o desconforto das dores provocadas por uma tesoura que não cortava direito, não é verdade? De igual forma, é muito difícil encontrar um cabeleireiro que não teve o desprazer de ouvir queixas de seu cliente por causa da tesoura sem fio.

Então, para você que precisa e ainda não sabe como amolar tesoura de cabeleireiro ou costura, vamos passar algumas dicas preciosas que certamente poderão lhe ajudar, mas antes disso, temos alguns conselhos a oferecer.




Cuidados que devemos ter com a tesoura de cabeleireiro

Todo cabeleireiro sabe que uma tesoura de qualidade não tem um valor muito acessível e, por isso, deve-se ter um cuidado especial com elas para que se mantenham em dia para o trabalho. Entre esses cuidados podemos destacar:




  • Cuidado para não derrubar a tesoura no chão, qualquer impacto mais forte, pode danificar seu fio, ou mesmo desregulá-la
  • Mesmo no momento de colocá-la no carrinho auxiliar ou na gaveta, precisamos, não podemos largar de qualquer jeito, pois corre-se o risco de a tesoura cair aberta e ir com o fio de encontro com outra tesoura ou ferramenta de metal ficando danificada.
  • Lave a tesoura depois do atendimento usando água morna e sabão, cuidando para deixá-la bem seca especialmente na região das lâminas
  • Mantenha sua tesoura de cabeleireiro bem lubrificada, use óleo específico para isso
  • No momento de guardar sua tesoura, mantenha-a dentro de uma bolsa própria ou estojo para que  fique bem protegida

Como afiar uma tesoura de cabeleireiro

Tesouras profissionais para cabeleireiro não devem ser afiadas da forma como se afia uma tesoura comum, pois estas precisam cortar como navalha, do contrário, sempre acontecerão os puxões de cabelo que desagrada qualquer cliente.

Por conta disso, se você tem daquelas tesouras caras para o seu trabalho de cabeleireiro, melhor é buscar logo por bons cuteleiros para amolarem seu instrumento de trabalho e garantir que os seus lucros.

No caso das tesouras com fio navalha ou a lazer, essas praticamente não precisam ser amoladas, mesmo porque, o valor a ser pago por isso, pode não compensar, melhor  é buscar por uma tesoura nova.

Como amolar uma tesoura de costura

Diferente de uma tesoura de cabeleireiro profissional, a tesoura de costura é muito fácil de afiar, quando podemos usar algumas técnicas bem caseiras para isso. Entre as formas mais usadas podemos destacar:

Afiar tesoura de costura com papel alumínio

  • Providencie um pedaço de papel alumínio e dobre várias vezes para que fique bem espesso
  • Com o papel alumínio dobrado, comece a cortá-lo em tiras. No começo será mais difícil, mas a medida que a tesoura vai pegando o fio, tudo fica mais fácil
  • Faça testes com a tesoura cortando pedaços de tecido mais espesso para perceber o ponto do fio
  • Insista nesse processo até descobrir que a tesoura está cortando bem outra vez

Afiar a tesoura com uma garrafa de vidro

  • Providencie uma garrafa de vidro cilíndrica com uma espessura apropriada para ser abracada pela tesoura
  • Coloque a tesoura aberta sobre a garrafa e faça de conta que vai cortá-la ao meio fazendo movimentos suaves de vai e vem
  • Faça um teste procurando cortar um tecido mais grosso para ver o ponto do fio

Repita todo o processo por quantas vezes for necessário até que conseguir os resultados esperados.

Como amolar uma tesoura de costura com pedra de afiar

Para quem desejar usar esse método para amolar uma tesoura, deverá ter um pouco de paciência para fazer um trabalho mais lento. Nesse caso, será preciso agir da seguinte forma:

  • Lubrifique a pedra de amolar com óleo especial para esse fim
  • Mantenha a pedra sobre uma superfície plana para facilitar o trabalho
  • Mantenha a tesoura aberta e esfregue a lâmina sobre a pedra com movimentos suaves de vai e vem, procurando abranger a lâmina por inteiro até que ela pegue fio novamente
  • Depois disso, passe a pedra no comprimento nas costas da lâmina para retirar os resíduos ou possíveis rebarbas que ficaram

Como amolar uma tesoura usando uma agulha

  • Para amolar uma tesoura de costura usando uma agulha, é muito simples. Basta pegar uma agulha e esfregar na lâmina da tesoura mantendo a tesoura fechada como que querendo cortar essa agulha.
  • Repita esse procedimento por várias vezes, mas não esqueça de fazer um teste de quando em quando para ver como está o fio.

Nota – É importante manter a tesoura de costura em local apropriado onde não ocorra umidade que possa enferrujá-la. Além disso, mantenha sua tesoura sempre bem lubrificada.

Essas são algumas das dicas preciosas para quem desejar economizar afiando sua tesoura de costura em casa. Já com respeito as tesouras profissionais de cabeleireiro, insistimos em alertar que essas devem ser amoladas por bons cuteleiros o que evitará possíveis transtornos com perda da qualidade no trabalho e consequentemente a perda de clientes.

O que fazer em caso de persistir as dúvidas

Se acaso você tiver dúvidas quanto a forma de proceder e deixar sua tesoura de costura bem afiada, também aconselhamos buscar por um profissional que resolverá seu problema. Não tente resolver o problema sozinha,a menos que tenha a certeza que obterá bons resultados.







Leia também: