Como assentar azulejos como um profissional pedreiro

Para quem deseja saber como assentar azulejos, certamente que existem alguns segredos para facilitar esse trabalho. No entanto, engana-se aquele que acredita que logo num primeiro trabalho deixará a parede perfeita, pois isso leva algum tempo.

Por isso, uma ótima dica é praticar esse trabalho em um local onde não apareça tanto. Assim, se acaso o trabalho não ficar como desejamos numa primeira vez, os transtornos serão menores e não haverá constrangimentos.

Preparo da parede

Para preparar a parede, devemos tirar tudo àquilo que possa comprometer a qualidade do trabalho. Portanto, atente principalmente para manchas de gordura que possam existir na parede.

Com toda a certeza, essas manchas impedirão a aderência da massa e o azulejo não vai colar. Além disso, observe a presença de poeira, parafusos na parede, teias de aranha, enfim, tudo o que possa atrapalhar.

Outra dica importante é reunir algumas peças de cerâmica e montá-las no piso para se ter uma noção de como elas ficarão na parede. Lembre-se que você não é um profissional então, tenha calma ao realizar esse trabalho.

Lembre-se que trabalho bem feito não se faz aplicando a cerâmica diretamente em cima do tijolo. Por isso, é importante que toda a parede esteja pelo menos chapiscada.

Outro detalhe, ainda antes de começar a colocar a cerâmica, é preciso atentar para o prumo e esquadro da parede. Se você não cuidar esses detalhes, o trabalho vai ficar feio.

Por conta da falta de esquadro e prumo, certamente serão necessários vários recortes na cerâmica. Com isso, além do prejuízo com as peças de azulejo, a aparência do trabalho com toda a certeza não ficará bom.

como assentar azulejos como pedreiro

Mais informações …

Medidas das paredes – antes ainda de começar o trabalho, certifique-se das medidas das paredes, tanto na largura como na altura. Isso é importante para planejar como as peças cerâmicas serão colocadas.

Fazer a medição das paredes também pode ser importante para o momento de escolher a cerâmica na loja. Lembre-se que com um bom planejamento, os recortes de peças serão reduzidos e o trabalho ficará melhor.

E se todavia, precisar fazer os recortes na cerâmica, planeje seu trabalho procurando deixar as peças cortadas mais ocultas.

No caso de uma parede assimétrica, a dica é começar o trabalho de colocação da cerâmica a partir do centro. Isso vai deixar trabalho simétrico e mais elegante.

Placa de suporte – por ser um trabalho na parede, os azulejos, a princípio, precisarão de um suporte. Não esqueça que você ainda não tem a prática de um profissional.

Com essa placa de suporte, os azulejos não vão escorregar e se quebrar no chão  antes de colarem à parede. Essa placa deve ser fixada levemente com um parafuso em cada ponta.

Ferramentas necessárias para realizar o trabalho

Em geral, os materiais mais necessários para revestir uma parede com azulejos são:

  • Riscador ou vídia – trata-se de um ponteiro de aço com a ponta de tungstênio. Essa peça é utilizada para cortar azulejos.
  • Desempenadeira dentada – essa ferramenta é necessária para revestir paredes maiores, usada para espalhar a argamassa.
  • Alicate do tipo Torquês – essa ferramenta é utilizada para pequenos recortes na cerâmica.
  • Espalhador – essa ferramenta é utilizada para espalhar o vedante sobre a parede.

Essas são ferramentas que de forma alguma podem faltar para o trabalho de colocação de azulejos. No entanto, ainda tem outras que também serão necessárias, tais como:

  • Prumo,
  • Nível de bolha de ar,
  • Régua de madeira ou alumínio,
  • Espátula de plástico,
  • Espátula de aço,
  • Martelo de borracha,
  • Pedaços de tecido para limpeza,
  • Esponja sintética.

Além disso, é claro que será necessário ter em mãos a argamassa e os azulejos escolhidos para o revestimento. Com esse material à disposição, é só começar o trabalho, mas seja paciente e vá com calma, pelo menos até aprender.

Como começar o assentamento

Faça o alinhamento correto para que os azulejos não fiquem colocados fora de prumo. Mas antes ainda é preciso umedecer levemente a parede para que a liga fique melhor.

Quando esses azulejos são lisos com apenas uma cor até fica mais fácil. Porém quando eles são estampados ou oferecem detalhes que se completam num conjunto com 4 peças, será necessário mais atenção.

Nesse caso, cada peça vai ter que ocupar o espaço certo para formar cada desenho. Por isso, redobre sua atenção para não colocar as peças erradas.

Se for possível mantenha uma amostra das 4 peças montadas em um espaço do ambiente que você possa observar facilmente. Isso, certamente vai ajudar a evitar os enganos.

como assentar azulejos passo a passo

Mais comentários …

Bom, com o planejamento para a colocação do azulejo bem elaborado, é só começar a espalhar a argamassa. Mas atenção, espalhe a argamassa com o fratacho e logo em seguida coloque a peça cerâmica.

Não esqueça que o trabalho deverá começar  no centro da parede para garantir uma melhor estética. Lembre-se de que sempre existe o risco de a parede ser assimétrica, mesmo que imperceptível.

Além disso, com respeito ao espaçamento (junta de dilatação), entre as peças deve ser obedecido conforme as indicações do fabricante. Para facilitar esse trabalho, existem os espaçadores que encontramos no mercado.

Não esqueça de que, na medida que cada peça vai sendo colocada sobre a parede, deverão já ser ajustados o alinhamento e o prumo. Sempre que necessário se for preciso, podemos usar o martelo de borracha para facilitar o trabalho.

No momento de aplicar a argamassa, cuide para que ela fique bem espalhada para abranger toda a peça cerâmica. Além disso, não pode ficar ar entre elas, pois se isso acontecer, em pouco tempo a peça se soltará.

Também é importante retirar os excessos de argamassa, a cada peça de azulejo colocada. Certamente que isso evitará perdas de material e, além disso, facilitará o trabalho no momento de fazer o rejuntamento.

Tenha sempre por perto, um pedaço de pano levemente umedecido para limpar as peças cerâmicas retirando os  vestígios de argamassa. Com toda a certeza, esse cuidado, facilitará a limpeza final do azulejo depois do trabalho.

video como assentar azulejos

Depois de terminado todo o trabalho de colocação, vamos esperar alguns minutos para vistoriar todas as peças cerâmicas. Passado o tempo, com a certeza de que as peças estão coladas na parede, agora é hora da limpeza.

Portanto, providencie um pano umedecido para passar sobre a parede azulejada. Passe o pano com o intuito de retirar qualquer excesso de argamassa que tenha ficado, principalmente nas frestas entre as peças.

Devemos lembrar que a argamassa não deve aparecer entre os vãos que separam as peças, no momento de rejuntar. Se porventura, sobrarem vestígios de argamassa nas juntas, certamente o trabalho do rejunte ficará comprometido, pois o rejunte ficará manchado.

Hora de rejuntar

Depois de terminado todo o trabalho de assentamento dos azulejos, vamos esperar pelo menos 24 horas para secar o revestimento. Depois desse tempo, é hora de concluirmos o trabalho colocando o rejunte entre as peças.

Para favorecer na decoração, o rejunte é encontrado em cores diversas. Portanto, basta ser inteligente para escolher uma cor de rejunte que combine melhor com as peças azulejadas.

Além disso, depois de rejuntar toda a parede, é importante providenciar um produto para impermeabilizar esse rejunte. Dessa forma, ficará mais fazer a limpeza da parede sem manchar o rejunte.

Um pouco de motivação …

Aparentemente, o trabalho de colocação de azulejos não oferece tanta dificuldade. No entanto, em algumas situações, mesmo entre os profissionais da construção civil tem aqueles que erram.

Com toda a certeza, as dificuldades para azulejar paredes existem, não podemos negar. Ademais, ninguém pode confundir a teoria com a prática, pois a prática  e a experiência são bem diferentes.

Se pararmos para observar alguém colocando azulejos na parede, tudo parece tão simples e fácil. Entretanto, só vamos perceber que não é bem assim, a partir do momento que tomarmos o lugar desse profissional.

Então, é sabido que não é um trabalho fácil, mas também não é  impossível de realizar. Por isso, antes de aprendermos com a prática, precisamos exercitar a paciência e ir devagar.

Portanto, faça seus planos e. se de fato, desejar fazer uma reforma por conta própria colocando azulejos na parede, seja consciente. Antes de aprender como assentar azulejos, comece o trabalho em um ambiente menos visitado do imóvel.

Como já citamos acima, se nesse caso, ao finalizar o trabalho, este não ficar bem feito, pelo menos não ficará exposto. Com isso, nem você precisará dar explicações sobre o que aconteceu.

E para aqueles então que desejarem algumas dicas mais para aprender a assentar azulejos, é só visitar a internet. Graças a tecnologia moderna, hoje podemos contar com sites especializados em construção civil.

E como conhecimento nunca é demais, vale a pena fazer uma pesquisa em busca desses sites para aprender mais sobre como assentar azulejos.

Como trocar um azulejo quebrado na parede

O processo de colocação de um azulejo na hora de trocar por uma peça quebrada é o mesmo que na colocação normal. Porém, a dificuldade maior poderá estar no momento de retirar a peça danificada.

Nesse caso, precisamos ter muito cuidado, pois existe o risco de trincar as peças inteiras ao redor. É bem verdade que essa dificuldade pode depender de como o azulejo foi colocado.

Por vezes, a massa do assentamento é mais fraca e, nesse caso, fica mais fácil a remoção da peça. Porém, nem sempre é assim, e o trabalho é mais dificultado.

Uma dica interessante nessa hora é umedecer um pouco a parede, na região da peça à ser removida. Isso, certamente facilitará bastante o trabalho.

O trabalho de remoção deve ser feito com uma espátula de aço ou quem sabe um punção ou outra ferramenta. O importante é facilitar o trabalho tanto para remover a peça como a massa e o rejunte que o segurava.

Feito isso, é só umedecer um pouco a parede para aplicar a argamassa e então a peça de azulejo nova. Depois disso, espere algumas horas para que o azulejo seque e então aplique o rejunte.

Por fim, faça a limpeza da peça recolocada e pronto, é só desfrutar de um ambiente bonito novamente.

Se mesmo depois dessas informações, sobraram as dúvidas, de repente um amigo que entenda do assunto poderá ajudar.Peça algumas orientações para ele, pois certamente ele não irá se pesar por isso.

APRENDA FAZER A COLOCAÇÃO DE AZULEJOS NOS VIDEOS ABAIXO.

 

 

Depois de todos esses comentários, agora você já tem uma noção de como assentar azulejos. Planeje-se então e coloque-se à prova, mas seja paciente e vá com calma seguindo as dicas acima.