Como Aplicar Tecido na Parede para Decoração do Ambiente

Uma forma mais econômica de decorar os ambientes, hoje em dia já é bastante comum o uso dos tecidos na parede para substituir a pintura.

O uso desse material oferece muitas vantagens,  e quando o trabalho é feito de forma correta, pode oferecer muitos anos de vida útil.

Preparando a parede

Para aqueles que desejam saber como aplicar tecido na parede, antes de começar o trabalho de colocação é importante deixá-la pronta para que o trabalho fique perfeito.

Nesse caso, é preciso corrigir todo tipo de imperfeição que a parede possa apresentar.

Furos, trincas, vestígios de massa ou tinta salientes, manchas de gordura ou possíveis complicações com infiltrações devem ser corrigidos.

Todos esses cuidados contribuirão para que cola se fixe corretamente na parede e garanta a fixação sem defeitos do tecido.

Se acaso, a parede precisar ser corrigida com massa ou mesmo ser lavada com água, é importante deixar secar corretamente antes da aplicação da cola.

Quanto Custa o Tecido

Quando o assunto tem a ver com os valores para os tecidos para revestimento de paredes, estes são bem variados, pois é preciso levar em conta a espessura do tecido, o material, a estampa e até mesmo o local onde ele será buscado.

Existem lojas físicas especializadas em materiais decorativos que oferecem uma variedade de opções em tecidos com suas cores e estampas. Mas se decidirmos adquiri-lo através das lojas online, certamente poderemos ter agradáveis surpresas com valores mais acessíveis.

Os valores para esse material podem variar de R$ 23,00 reais o metro a até R$ 83,00 reais. Mas além disso, existem opções em material mais sofisticado com valores ainda mais elevados, tudo para agradar ao gosto e ao bolso.

A Escolha do Tecido

Além de saber como aplicar tecido na parede, é preciso saber escolher os tecidos para a decoração. Nesse caso, as cores e estampas ficam à critério de cada um, pois afinal cada um tem seu gosto e estes devem ser respeitados, desde que as cores e estilos combinem entre si.

Porém, é importante optar pelos tecidos finos, desde que a parede seja na cor branca para não deixar transparecer a cor por baixo do tecido, estes são mais leves e são mais fáceis de se prenderem à parede, o que é mais difícil soltar.

Quanto ao material para esses tecidos, recomenda-se um tecido com pelo menos 70% de algodão que também vai favorecer aderindo melhor na parede.

Materiais necessários na aplicação

Antes de começar a trabalhar no trabalho de revestimento da parede, será preciso providenciar os seguintes materiais:

  • Tecido em quantidade suficiente para cobrir a parede,
  • Cola permanente específica para colar o tecido, prefira as leitosas. Esta pode ser encontrada em papelarias e outras lojas especializadas,
  • Rolo de pintura e bandeja para espalhar a tinta na parede,
  • Tesoura e estilete para auxiliar no corte do tecido,
  • Fita crepe para dividir espaços que não serão trabalhados e facilitar os acabamentos.

Aplicando passo a passo

Depois de toda a parede preparada e livre de empecilhos que possam atrapalhar o trabalho decorativo é hora de começar a mudar o visual no ambiente.

Antes ainda será preciso preparar a cola para esse trabalho. Nesse caso faça o seguinte:

Como aplicar tecido na parede – faça uma mistura de água com a cola na proporção de 1/3 de água para 2/3  de cola branca. Cuidado para que a mistura não fique muito líquida, mas também não deve ficar muito espessa.

Coloque um pouco da cola na bandeja para facilitar no momento de molhar o rolo. Com o rolo de pintura então, aplique a mistura da cola por toda a extensão da parede, cuidando para que ela não escorra e espere alguns minutos (cerca de 15 a 20 minutos) permitindo que a superfície da parede apresente boa liga.

Depois disso, comece a colocar o tecido que deve ser cortado com antecipação apenas um pouco maior para o momento dos acabamentos que deverá ser feito com um estilete.

Atenção – para garantir um trabalho correto, antes ainda de começar a colocar o tecido, certifique-se de que a cola não escorreu na parede, pois, se acaso aparecer o escorrido é preciso passar o rolo novamente para emparelhar a cola e evitar que o tecido fique saliente no final.

A aplicação do tecido deve começar por um dos cantos da parede sempre com o cuidado de mantê-lo bem esticado para evitar as bolhas. Para isso, basta ir alisando o tecido com a mão e se acaso formar uma bolha, basta retirar o tecido e aplicá-lo novamente em seguida.

No final, depois de se certificar que o trabalho ficou perfeito, ainda precisará ser feito o acabamento tanto no rodapé, nas laterais e também no teto, um trabalho que vai exigir um pouco mais de calma para cortar as sobras do tecido com o estilete.

Assista o passo a passo:

Removendo o Tecido em Caso de mancha

Alguns tecidos mancham quando entram em contato com a água e a cola. Para evitar os riscos de quem sabe, perder o trabalho e o material, faça um teste antes com um pequeno pedaço do tecido.

Mas se mesmo assim, ocorrer alguma mancha o tecido pode ser removido sem muita dificuldade precisando apenas puxá-lo com cuidado para não rasgar. Se for preciso, da até para umedecer levemente o tecido para amolecer a cola.