Como limpar e organizar a geladeira para ficar cheirosa e organizada

 

Saber como limpar e organizar a geladeira é muito importante, pois é nela que guardamos os alimentos perecíveis e qualquer erro podemos ter problemas com nossa saúde.

Além disso, em uma refeição com os amigos, precisamos pensar na hipótese de alguns amigos se oferecerem para ajudar na cozinha. E qual não será o constrangimento se eles abrirem a porta do refrigerador encontrá-lo todo bagunçado?

Por isso, sejamos conscientes, mantendo o refrigerador bem organizado. Mas acima de tudo, que os alimentos fiquem bem conservados.

Leia também:

Como remover manchas de tinta das roupas

Receita para fazer sabão artesanal de Azeite

Passo a passo

Para você que deseja sabe como limpar e organizar a geladeira existem alguns passos a serem seguidos. Portanto, para que tudo seja facilitado, proceda da seguinte forma:

  • Primeiramente desligue a geladeira para evitar algum risco de acidente e para economizar energia,
  • Retire todos os produtos que estão dentro dela para serem classificados.
  • Os alimentos vencidos devem ser descartados,
  • Enquanto que as sobras de alimento em bom estado devem ser colocados em pote plástico ou vidro e identificados,
  • Limpe a geladeira com um produto específico e então comece a organizar seu interior.

Em geral a recomendação para a limpeza é de 1 vez ao mês. Entretanto, é importante fazer uma higienização mais rotineira,  pelo menos, 1 vez na semana.

Nesse caso, faça esse trabalho usando um pano umedecido com vinagre branco . Assim, além de higienizar o refrigerador, você vai desinfetar e tirar os odores deixados pelos alimentos.

Mas atenção, no momento da higienização, nunca use os produtos abrasivos, como, por exemplo, a palha de aço.

 

Carnes

Esse alimento altamente perecível deve ser guardado no congelador Isso vale também para as porções já preparadas que serão guardadas para outro dia.

Ao chegar no açougue do supermercado, peça para o açougueiro separar a carne em porções. Ou então, ao chegar em casa, antes de guardar a carne no congelador, separe-a em porções por sua conta.

Assim você evita de ter que descongelar tudo para pegar somente a porção que será consumida. Carnes que congelam, descongelam e congelam novamente se tornam ainda mais desaconselháveis para consumo.

Ainda com respeito às carnes, nunca pense em lavá-las antes de levar ao refrigerador. Se você fizer isso, poderá contribuir para a proliferação de bactérias mesmo no interior do refrigerador.

Por vezes, a carne apresenta uma coloração diferente do vermelho natural. Na verdade, isso só acontece pela falta de oxigênio no congelador, não tem porque se preocupar.

Além disso, a carne, por exemplo, que deverá ser usada dentro de no máximo 24 horas, pode ficar na gaveta logo abaixo do congelador. Ali ela vai se conservar, mesmo sem estar congelada.

Esse local também pode ser reservado para os embutidos, independente de quais forem eles.

Quanto aos Ovos – Apesar de ter o local para guardar, os ovos não devem ser colocados na porta da geladeira. A prateleira na porta só deve ser usada para eles se eles forem usados em poucos dias. É importante saber que, se deixados nesse local por muitos dias, eles podem deteriorar sem nos darmos conta.

Veja na imagem o tempo de vida que cada produto resiste na geladeira

como organizar a geladeira

Cuidados com certos alimentos

 

As frutas, legumes e verduras devem ir para o gavetão geralmente localizado na parte de baixo da geladeira. Nesse local, eles se conservam em temperatura ideal por muitos dias, desde que sejam organizados em plásticos bem fechados.

Além disso, evite colocar as frutas que não estão maduras na geladeira, isso evitará a sobrecarga. Ademais, fora da geladeira, é mais fácil as frutas amadurecerem naturalmente.

Portanto, preocupe-se em refrigerar, apenas aquelas com risco de estragar. Mesmo assim, cuide para que elas sejam bem embaladas em sacos plásticos.

Outra dica de saúde. Se acaso você cortar uma fruta e não for usá-la toda, coloque- no refrigerador, devidamente embalada em frasco adequado.

Ainda sobre as frutas. Se acaso você optar por lavá-las antes de levar ao refrigerador, deixe-as secar primeiro. Também as frutas se forem refrigeradas molhadas, aceleram o processo de amadurecimento.

Além disso, com elas molhadas, corre-se o risco da proliferação de bactérias no interior do refrigerador.

Leite e derivados

O leite e seus derivados devem ficar mais próximas do freezer. Dessa forma, eles vão se conservar em bom estado sem perder a qualidade que pode comprometer a saúde.

Nunca os potes de iogurte abertos com a colher dentro. Esse descuido, certamente contribuirá para a proliferação de bactérias.

Além disso, iogurtes abertos devem ser mantidos por apenas 24 horas. Já a manteiga deve ficar por 3 dias e os ovos por no máximo 30 dias.

Nunca guarde na geladeira potes de iogurte abertos com a colher dentro ou as bactérias farão a festa. Sobras devem ser mantidas na geladeira por no máximo 2 dias, iogurtes por 1 dia, manteiga por 3 dias e os ovos de 15 a 30 dias.

As bebidas como sucos e refrigerantes e até a cerveja se conservam muito bem na porta da geladeira. Ali encontramos um espaço mais definido para acomodá-los sem atrapalhar a organização.

Porém, se você tem aquele suco natural sem conservantes, esse precisa ser colocado nas prateleiras mais finas ou então congelar. Por não conterem conservantes, mesmo refrigerado, eles podem perder a qualidade nutricional se não forem resfriados adequadamente.

Lembrete importante – nunca guarde produtos abertos na mesma embalagem que vem do mercado. Essa dica é válida principalmente quando se trata dos enlatados.

Se acaso sobrou algum alimento de uma refeição, transfira-o logo para um pote plástico ou de vidro com tampa. Mais uma vez, prefira sempre os potes transparentes para facilitar a visualização do que tem no seu interior.

Outro cuidado ainda diz respeito à validade dos alimentos, mesmo no refrigerador. Muita gente não sabe, mas existem alimentos que mesmo sem aparentar, podem se tornar nocivos depois de algum tempo sem ser consumidos.

Aprenda: Como Limpar a casa rapidamente

Queijos, Mortadelas embutidos

 

Os alimentos embutidos podem ficar nas prateleiras do meio, pois eles apresentam conservantes para evitar sua deterioração. Porém, os embutidos de carne também devem subir para as primeiras prateleiras, onde fica mais gelado.

Com respeito aos queijos, esses precisam ser conservados em recipientes fechados na geladeira. Certamente que, para esses alimentos, o risco de contaminação é ainda maior.

Nesse caso, providencie embalagens plásticas ou papel filme para refrigerá-los. Quando colocados para refrigerar, quando retirados para a refeição, é importante mantê-los o mínimo possível fora do refrigerador.

 

Cuidados com as verduras e folhagens

As folhas verdes precisam de um cuidado ainda mais especial para a conservação. Para o bem da saúde, esses alimentos devem ser consumidos em no máximo 4 dias.

Após alguns dias, mesmo refrigerados, esses alimentos perdem as propriedades nutricionais. Como se não bastasse, também começam a deteriorar e, nem sempre isso pode ser percebido.

Estes alimentos também devem ficar longe da área de resfriamento da geladeira. Assim, existe menos riscos de estragarem com o chamado “cozimento” devido ao frio.

Ademais também esses, devem ficar protegido dentro de potes plásticos ou plástico filme.

Para favorecer a organização e conservação dos alimentos, não esqueça de providenciar os potes plásticos transparentes. Com eles à disposição, além de conservar os alimentos, cada espécie fica bem à vista e fácil de ser encontrado.

Tempo de validade dos alimentos

Sabemos que nem sempre os conselhos para a conservação dos alimentos no refrigerador podem ser seguidos à risca. Além disso, não basta saber conservar, é preciso entender sobre o tempo de validade dos alimentos.

Por isso, vamos agora, passar uma lista com alguns alimentos mais utilizados nas refeições e o tempo de validade que eles apresentam. No entanto, é importante lembrar que esse tempo de validade só serve para alimentos em bom estado de conservação.

A relação a seguir, refere-se a alimentos resfriados apenas, não congelados.

  • Carne de frango – 2 dias
  • Peixe – 1 dia,
  • Carne bovina – 1 a 2 dias,
  • Sopas e carnes cozidas – 3 a 4 dias,
  • Salsicha ou bacon – 7 dias,
  • Maionese industrializada – 60 dias após aberta,
  • Frios – 3 dias,
  • Ovos – de 15 a 30 dias,
  • Sobras – 1 a 2 dias,
  • Legumes e frutas – 3 a 7 dias,
  • Doces – 3 dias.

Para cada espécie de alimentos citados, ainda convém lembrar que eles precisam estar sempre bem acondicionados no refrigerador.

Mesmo que o seu refrigerador esteja bem organizado com os alimentos bem acomodados, cuidado para não sobrecarregá-lo. Lembre-se que o ar gelado em seu interior precisa circular para que de fato refrigere direito.

Alimentos como: mel, batatas, óleo, azeite, cebola, alho, maçã, café, melancia e melão, não devem ser guardados na geladeira. Porém, se estiverem cortados, acomode-os em potes plástico ou vidro e dai então, eles podem ser refrigerados.

Bom, depois de todas essas dicas, agora você já sabe como limpar e organizar a geladeira. Capricha então nesses cuidados, pois assim ficará mais fácil você economizar enquanto cuida da saúde,

Portanto, planeje-se e faça pelo melhor, pois você só tem a ganhar com isso.