Remédio para UNHA Encravada Inflamada ( Como Desencravar )

Mais do que um simples desconforto nos pés, a unha encravada pode causar grandes transtornos, como as dores agudas que tiram o sono e ainda nos privam da rotina do dia a dia.

Por isso, agora vamos falar um pouco sobre o remédio para unha encravada inflamada, (Onicocriptose), e também sobre como desencravar a unha, mas antes precisamos explicar os motivos para que isso aconteça.




O que é a unha encrava

Denominamos de unha encravada quando a borda da unha cresce e penetra por baixo da pele do dedo causando tornando a região avermelhada antes de começar a inchar e latejar caracterizando uma inflamação.

Para evitar maiores complicações, é importante ficar atento a qualquer desconforto que aparece e, se acaso o problema está acontecendo, quanto mais cedo tratar, menores serão os transtornos.




Porque acontece a unha encravada

Em geral, a unha encrava por conta de um corte mal feito, quando são cortadas curta demais ou ainda quando as bordas ficam arredondadas ao invés de ficarem retas. Isso pode permitir que a unha vire para dentro e ao crescer penetre na pele causando o problema.

Além de um corte de unhas errado, outros fatores podem causar a unha encravada, tais como: Sapatos apertados, pancadas fortes no dedo ou mesmo o uso de calçados mais folgados que não permitem a comodidade aos pés.

Também existem casos em que o indivíduo nasce com a deformação no dedo, com a tendência de as unhas crescerem para baixo, o que levará ao problema mais cedo na vida.

Como tratar uma unha encravada

Já adiantamos que quanto mais cedo começarmos a tratar uma unha encravada melhor, pois precisamos mexer com a unha e, nesse caso, sem as dores intensas facilitará o tratamento. Quando o problema está recém começando, o tratamento poderá ser feito sem necessidade de ir ao médico e sem uso de um medicamento específico.

Assim, na fase inicial do problema, podemos fazer uso de um cotonete ou mesmo de um fio dental para levantar a unha e retirá-la da pele, com grande alívio das dores.

Hora de buscar por ajuda médica

Quando o problema é simples, o remédio para unha encravada inflamada pode ser caseiro, pois existem algumas soluções bem eficazes. Porém, para problemas mais sérios, com inflamação intensa e secreção purulenta, é importante buscar por ajuda médica sem demora.

As dores mais intensas podem significar um agravamento da situação, precisando por vezes uma intervenção cirúrgica para retirar parte da unha ou mesmo a unha inteira, o que é feito com anestesia local. Essa cirurgia é simples e rápida, e além disso, resolve-se o problema permanentemente.

Porque evitar soluções caseiras

Por conta das despesas médicas, mesmo em situações mais agravantes, existem aqueles que insistem em tratar uma unha encravada com soluções caseiras.

É importante que se saiba que para esses casos mais graves, existe um grande risco de maiores complicações, especialmente se o indivíduo é diabético ou tem algum problema pela má circulação do sangue na região do pé.

Quando o paciente sofre com a diabete, má circulação ou mesmo tem o sistema imunológico deficiente, uma unha encravada mal tratada pode causar Celulite, Erisipela, Gangrena e até mesmo Osteomielite com comprometimento mais generalizado.

Então, ao se optar pela ajuda médica,  após uma breve entrevista com o paciente e quem sabe depois de alguns exames necessários, o profissional indicará o melhor tratamento para garantir que o paciente fique de fato curado do problema.

Pomadas para tratar unha encravada

Para casos menos extremos, existem alguns tipos de pomadas bem específicas que o médico poderá indicar como remédio para unha encravada inflamada, entre essas opções podemos citar:

  • Pomada Nebacetin – essa pomada é composta por dois tipos de antibióticos com grandes vantagens no tratamento. Em geral, essa pomada é aplicada até 5 vezes por dia sobre o dedo inflamado, mas isso, certamente o seu médico irá aconselhar.

Também é importante manter o dedo bem protegido com gaze e com 2 ou 3 dias de tratamento, já se sentirá grande melhora.

  • Neosporin – mais um tipo de medicamento a base de antibiótico que só poderá ser utilizado sob receita médica. Essa pomada é especial para a cura da pele infeccionada e acelera o tratamento da unha encravada.

Ainda existem alguns outros medicamentos que podem contribuir com o tratamento da unha encravada, desde que um médico especialista os recomende. Entre esses podemos citar:

  • Nimesulida – esse remédio anti-inflamatório que só pode ser usado por indivíduos acima de 12 anos de idade é bastante conhecido por ser indicado no tratamento de inflamações diversas.
  • Rifamicina Spray – esse medicamento é muito prático para se usar, pois basta pulverizar a área afetada depois de ter sido devidamente higienizada.

Como prevenir  unha encravada

Como diz o ditado, “a prevenção sempre é o melhor remédio”. Por isso, procure prevenir-se desse problema agindo da seguinte forma:

  • Evite calçados apertados demais ou muito folgados
  • Ao aparar as unhas, elas devem ficar retas, nunca arrendondas
  • Após o corte, lixe as unhas para evitar que fiquem alguma felpa que provoquem ferimentos
  • Não retire as cutículas do dedo, pois estas ajudam a protegê-lo
  • Sempre que possível, evite os calçados fechados.

 







Leia também: