Como diminuir o enjoo durante a gravidez, Funciona

Infelizmente não tem como acabar completamente com o enjoo no início da gravidez, mas tem sim como usar de alguns truques para ter como diminuir o enjoo durante a gravidez, e proporcionar um bem estar maior para a futura mamãe até que chegue a fase em que irá aliviar essa horrível sensação, por volta do inicio do quarto mês de gravidez. Em alguns casos pode chegar até o quinto mês, o que não é comum.

Em média 70% das mulheres sofrem com os enjoos na gravidez até o terceiro mês. Diz-se de que um dos fatores causadores desses enjoos é a abundancia da progesterona que é responsável por segurar a gravidez, e por esse motivo deixa o aparelho digestivo mais lento o que gera os enjoos.

Ainda existem estudos que dizem que a mulher que apresenta altos níveis de gonadotropina coriônicas, um hormônio, também são mais propensas a sofrer com enjoos na gravidez, porém isso não tem nenhuma comprovação.

Na maioria das vezes os enjoos aparecem no período da manhã, mas podem também acontecer a noite, depende de mulher para mulher.

como diminuir o enjoo durante a gravidez

Essa é uma fase que passa, mas enquanto não, o jeito é dar um jeitinho de ludibriar o mal estar. Então vamos ver como:

ALIMENTAÇÃO

É comum nos primeiros meses a mulher ficar com nojo de muitos alimentos. E as vezes, justamente os alimentos que não seriam ideais para uma dieta de gestante. Mas é importante você tomar consciência de que é melhor que você segure algo no estômago, mesmo que não seja tão adequado a dieta, do que comer algo saudável e não segura no estômago.

Então, neste tempo, coma o que mais lhe der vontade. Ao passar o enjoo, ai sim você deverá caprichar numa alimentação saudável.

ODORES

Procure se livrar de todo e qualquer odor que não lhe caia bem as narinas. Se não suportar nada não use.

Na questão dos alimentos, uma boa alternativa é comer alimentos frios ou em temperatura ambiente, pois assim não exalarão tanto cheiro.

Bolachinha salgada – uma ótima alternativa para ludibriar o estômago contra os enjoos. Antes de se levantar, coma alguma bolachinhas salgadas e só levante depois de uns 30 minutos. Se porventura lhe der enjoos durante a noite, você poderá também comer uma bolachinha.

Alimentos proteicos – tipo as castanhas, nozes, amendoim, barrinhas de cereais, granola são alimentos que absorvem a acidez do estomago e sangue e aliviam o enjoo.

Coma mais seguido – evite somente as comidas gordurosas e muito fortes. Mas evite ficar com o estômago vazio, coma sempre alguma coisa. o ideal é de 3 em 3 horas. As frutas são ótima alternativa.

Não tome nas refeições – evite ao máximo tomar líquido com as refeições, pois além de lhe causar mal estar ainda limita o espaço da alimentação.

Tenha sempre algo a mão – seja uma bolachinhas, uma barrinha de cereal, uma torradinha, você poderá sempre ter algo junto com você. Na hora em que der fome, é só comer.

Vitamina B6 – a falta da vitamina B6 pode ocasionar o enjoo. Então consulte seu médico para ver se será viável tomar este suplemento, mas nunca o tome sem orientação.

Cheirar e tomar limão – ótimo para combater o mal estar, o limão pode ser espremido num copo de água fresca ou gelada e tomado sem adição de açúcar. Você pode também beliscar a casaca do limão e cheirar, aquele aroma proporciona bem estar.

Gengibre – é comprovado que o gengibre pode proporcionar bem estar. Então, você poderá tomar chá, mascar um pequeno pedacinho, ou ainda chupar balinhas de gengibre. Claro que não deve ser nada em exageros para não afetar a gravidez.

Mantenha-se sempre muito bem hidratada – não esqueça que você precisa tomar muita água, para manter-se hidratada, isso vai te fazer muito bem.

Fazer repouso – é importante fazer repousos de pouco em pouco, pois afinal de contas ansiedade o estress podem ser causas dos enjoos. O repouso também favorece a circulação sanguínea, facilitando a digestão.

Fazer exercícios físicos – é muito importante fazer atividades físicas, pois elas melhoram o bem estar físico de qualquer pessoa, inclusive das grávidas.

Evite movimentos rápidos – com os movimentos rápidos a pressão pode baixar, e isso pode causar os enjoos e mal estar, então faça movimentos leves.

Evite o café – por ser um estimulante, vai atuar diretamente na frequência cardíaca tanto da mãe como do bebê. O cheiro também pode ser repugnante para a mãe nos primeiros meses. Então corte o café da sua dieta.

Dirija – se você dirigir o carro terá menos possibilidades de se sentir enjoada.

É importante toda mulher ter a consciência de que se acontecerem os vômitos com muita frequência, sem sombra de dúvidas deve-se buscar o médico, antes que aconteça a hiperemese gravídica, que é quando a mulher desidrata devido aos vômitos.

Então, aí estão algumas dicas que com certeza te ajudarão a se sentir melhor nesta fase da vida em que tudo pode atrapalhar, mas que de maneira alguma deverá fazer com que você fique desnutrida ou deixe de se alimentar.

Leia também: