Atividades com Números de 1 a 20 para Alfabetização

Números são para colocar coisas em ordem, saber a quantidade e muito mais, portanto, proporcionar Atividades com Números de 1 a 20 para Alfabetização é de essencial importância, pois toda a criança precisa aprender a lidar com os números desde cedo.

Infelizmente para muitas pessoas a matemática se tornou algo assustador, e isso faz com que sofram e não consigam entendê-la, fazendo dessa um tormento na vida.




No entanto, sabemos que ninguém consegue viver sem exercer a matemática na vida, e desde muito cedo, antes mesmo de ir para a sala de aula, a criança já aprende a ter a noção de mais ou menos, pouco ou bastante, meu e teu, nem que seja pela própria natureza egoísta.

A Primeira dezena

A matemática enraíza-se no raciocínio lógico, e acaba fazendo parte dos vários momentos do nosso dia a dia, queira ou não queira.


Portanto, essa que é considerada uma ciência, tem por objetivo proporcionar entendimento coerente e reflexivo sobre as diversas práticas habituais com as quais convivemos.

Partindo desse pressuposto, sabemos que o primeiro contato da criança com a matemática é quando ela começa a reconhecer os números e fazer a relação entre estes e a quantidade. Os números de 1 a 10.

 

 

Por isso é importante nessa primeira fase, o professor ser criativo e atento ao ponto de proporcionar atividades nas quais os alunos aprendam de maneira descontraída, brincando  e interagindo.



O professor deve lançar mãos de diferentes instrumentos, o máximo do lúdico, para que as crianças possam se familiarizar com a matemática, sem ter aquela aversão sem fundamento que muitos hoje tem.

E pensando em buscar sempre o melhor para optimizar as aulas, todo professor poderá pensar em complementar com Atividades com Números de 1 a 20 para Alfabetização, que vão fazer toda a diferença dentro de uma sala de aula.

Os tapetinhos em EVA dos números, são muito oportunos e podem ser usados constantemente em sala de aula, mas também podem ser pensadas atividades como esta que poderá se transformar num quebra cabeça divertido e interessante.

A Segunda Dezena

Todos sabemos que a segunda dezena se torna mais complexa para a criança aprender, claro que varia de criança para criança, mas normalmente o é. Mas as estratégias devem permanecer sendo o mais criativas possível.

Também é sabido que as crianças são fascinadas por desenhos, cores, objetos e outros elementos, e estes são essenciais para que estas encontrem motivação em aprender. 

O material dourado é um material muito rico onde você poderá trabalhar desde a unidade até dezenas, centenas e milhares com seus alunos, e de uma maneira incrivelmente divertida. Experimente trabalhar com a atividade impressa e ao mesmo tempo o material concreto, você vai amar!!!!

Com atividades assim como essas que aqui dispomos, você poderá fazer uma movimentação bastante positiva na sua sala de aula, pois seus alunos terão condições de ampliar seu potencial e aprender de maneira incrível.

Olha só como o material dourado é uma excelente maneira de você trabalhar junto o concreto e a atividade impressa de maneira a deixar seus alunos ainda mais espertos.

Lembre-se de que a matemática poderá ajudar o aluno a mais tarde estabelecer dados concretos sobre outras disciplinas como Física, Química, Estatística e tantas outras, portanto o fundamento irá determinar o sucesso do aluno.

Atividades Divertidas

Existem atividades para todos os gostos e todos os níveis de capacidade das crianças. Mas uma coisa é certa, quanto mais divertidas forem as atividades que o professor puder proporcionar, mais motivadora será sua aula. 

Desenhos como trenzinhos, bichinhos, nuvens, flores, personagens de histórias em quadrinhos entre outros, ainda não caíram de moda, quando se trata de achar instrumentos motivadores dentro da sala de aula.

Se a ideia é de que a matemática é algo entediante e cansativa, é preciso desmistificar essa ideia. E somente o professor poderá fazer isso, investindo em jogos e atividades lúdicas e criativas para mudar essa percepção.

Atividades que proponham a reflexão são ótimas para construir e validar o conhecimento dos alunos, e desde muito cedo podem ser propostas de maneiras variadas e interessantes.

Atividades que tenham a ver com o dia a dia dos alunos, fazem com quem estes sintam vontade de aprender, absorvendo os conceitos matemáticos  de maneira prazerosa. 

Tudo o que a criança aprender nos primeiros anos de escola, vai ser refletido mais tarde, e se aprender de maneira grandiosa e com as coisas do seu dia a dia, será refletido de maneira positiva.

A matemática pode provocar o aluno a descobrir, pode ser mágica, interessante, agradável e provocativa, mas é preciso ser colocada para este de maneira interessante, agradável, mágica e provocativa, senão, nada feito.

Por mais que nem todas as vezes, o professor consiga deixar a matemática menos entendiante e chata, será sempre válida a tentativa, e mais cedo ou mais tarde, de maneira mínima ou mais intensa os resultados serão sentidos.

Atividades que proporcionem o simples contar e anotar o resultado obtido, são atividades que podem alcançar resultados grandiosos. Proporcione atividades coloridas também, pois nem sempre o aluno precisa pintar os desenhos.

 

 

Bom, então é isso, agora você já tem Atividades com Números de 1 a 20 para Alfabetização que podem te ajudar muito. Sucesso querido professor!!!!!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Atividades com Números de 1 a 20 para Alfabetização



Leia também: