Atividades de Alfabetização COM NÚMEROS para nível Fundamental

No processo de alfabetização é necessário conhecer tantos as letrinhas quanto os números, por isso nestas atividades que veremos abaixo vamos apresentar os números em Classe dezena, que são números que vão do 0 ao 9.

A alfabetização com números consiste em identificar esses tais números primeiramente e depois saber fazê-los, para isso devemos ter a prática, que se adquire com exercícios de repetição.

Para que o aprendizado seja gostoso e divertido, incentive a criança a repetir em voz alta o número enquanto desenha o formato desse número, incentive também ela a pintar esse número.

Numero 0

Começar sempre pelo menor número é o mais indicado, uma vez que a criança irá internalizando gradativamente a quantidade juntamente com o desenho do número e a nomenclatura.

O zero é aquele número sem valor, sem quantidade mas que representa alguma coisa: “nada”. Representá-lo numéricamente, escrever seu nome e entender seu valor, será um passo para que a criança aprenda a importância dos números.

 

Número 1

O ensino da matemática ou especificamente dos números, requer que as crianças entendam entendam este processo básico do sistema de numeração, para que possa aplicá-los adequadamente.

Dependendo de como você ensina a matemática, o aluno poderá conquistar  aprendizagens diferentes. Quando numa aprendizagem mecânica, o aluno usa técnicas, mas não compreende. Já quando numa aprendizagem significativa, ele vai compreender completamente.

Numero 2

O número 2 é um número que tenta as crianças a escrevê-lo de virado, especialmente no início, e o treino na escrita vai fazer com que este consiga aprimorar sua coordenação motora fina e a percepção visual.

É importante ficar bem claro a quantidade de cada número, e seja através dos dedos, ou de outros objetos como tampinhas, grãos, lápis, material dourado ou qualquer outro que ajude nesta conclusão, será bem vindo!!!!

Número 3

Já é sabido que o desenho que acompanha os números pode servir de incentivo para o aprendizado da criança, uma vez que ela poderá relacvioná-lo com a imaghem que achou interessante.

Pintar, passar o lápis por cima do traçado, pintar gravuras na quantidade proposta, observar a maneira correta de escrever cada número, tudo isso faz parte do aprendizado da criança, e proporcionar tudo o que for possível, só facilitará o trabalho.

Número 4

Para ensinar o número 4 já é de prache compará-lo a uma cadeira virada. E é uma maneira legal porque desperta a curiosidade da criança que o relaciona facilmente. Desenhar e escrever o nome do número, sempre devem andar juntos.

Despertar a atenção e concentração da criança através de desafios como este abaixo que pede para pintar o quadrado que traz o número correto, vai fazê-lo memorizar de uma maneira divertida.

Número 5

O 5 é o número de dedos que temos numa mão ou num pé, e fica fácil para a criança entender quando usa suas próprias mãozinhas como instyrumento de aprendizagem dos números.

Se apropriar de meios que facilitem o ensino aprendizagem da criança é de suma importância. E os jogos são bastante apropriados para tanto. existem vários deles como os de sequência, e por ai vai.

Número 6

Fazer a criança pensar e desenvolver seu raciocínio lógico é de suma importância, e até mesmo colocar um número em cada aluno e fazer com que se organizem seguindo a sequência lógica é divertido e vai despertar a compreensão.

Não menos importante os exercícios de treino da escrita devem seguir juntamente com a prática oral individual ou em grupo. E toda a criatividade para que aprendam de forma descontraída é com certeza, bem vinda.

Número 7

Além do uso dos dedos, e outros joguinhos que aqui já citamos, também podemos contar com o jogo de dominó que é um ótimo matrial para aprender a contar. Tanto o material concreto como imagens impressas ajudarão bastante.

O jogo de boliche é outra alternativa que o professor tem para facilitar a aprendizagem do aluno. Cada pino deverá estar identificado com um número, e ao jogar a bola a criança deverá ganhar o número de balinhas ou tampinhas de acordo com o pino que derrubar.

Número 8

Outras estratégias como oferecer desenhos de números grandes e pedir para que as crianças passem o dedo sujo de tinta gouache sobre o número, vai ser demais de divertido e vai ajudar na internalização do tema.

O desenho do caracol é uma antiga estratérgia que ajuda muito, pois a criança deverá começar passando o dedo sobre os números a partir do zero sem tirá-lo do papel até que chegue ao último que é o 9.

Número 9

Exercícios de liugação entre imagens e o número que corresponde a quantidade, super funcionam também. E ai você poderá ousar na criatividade quando for escolher os desenhos que as crianças mais gostam.

E claro que brincadeiras e musiquinhas não podem faltar na hora de ensinar os pequenos sobre quantidades, valores e o desenho correto de cada número. As crianças sempre vão aprender melhor assim!!!

Então é isso, se você é um professor ou até mesmo um pai ou mãe que se preocupa em fazer o máximo para que as crianças aprendam, aqui temos algumas atividades que com certeza, irão te ajudar a valorizar ainda mais este seu trabalho.