Entendendo Dividendo Divisor resultado e resto, Matemática

Principalmente para quem está aprendendo, a divisão parece algo muito complicado, por isso, hoje vamos buscar ajudar você a estar Entendendo Dividendo Divisor resultado e resto.

O fato é que contas de dividir podem ser consideradas da mesma forma que repartir. Quando eu reparto uma barra de chocolate com meus amigos, eu estou dividindo, ou fazendo a divisão.




A matemática só se entende completamente quando colocamos em prática aquilo que estamos tentando aprender, e por mais simples que seja, é a prática que irá consumar ou consolidar a aprendizagem.

Como armar a conta de Dividir

Para armar a conta de dividir não existem segredos, mas é preciso estar atento pois:


  • Pega-se o valor total, ou seja, o dividendo…
  • e coloca  fora da chave,
  • o dividendo se divide pelo divisor  que é o número que ficará dentro da chave
  • o que resultará no quociente que é o número em que resultou a divisão
  • em alguns casos sobra  o ‘resto’

Então, se você tem 12÷4= 3. O símbolo da divisão é ÷.

No caso acima, 12 é o dividendo, 4 é o divisor e 3 é o quociente.

O que é Dividendo

Bom, não é difícil entender o que é dividendo, pois este é o número que é dividido por outro.

Vamos dar o exemplo de uma Sociedade Anônima, que deve dividir seus lucros líquidos entre os sócios, ou seja, e cada empresa tem a liberdade de estabelecer o percentual mínimo dos ganhos que deve estar disponível aos seus acionistas.

Isso é dividendo, é um valor que deve e que pode ser dividido.

O que é o Divisor

Já o divisor é o número pelo qual outro se divide, ou seja, pode ser um valor, no caso da empresa que será dividido entre os acionistas.



O Resultado ou Quociente

Neste caso, o quociente nada mais é do que o resultado da divisão do dividendo pelo divisor. Ou seja, é o lucro líquido da empresa do início, dividido entre os acionistas que resulta num valor X para cada um.

O Resto

Resto é o que ficou depois de ter sido tirado várias partes. Ou seja, depois de ter sido dividido em partes iguais.

 

Atividades de Divisão para Imprimir

Bom, todos sabemos que a divisão é uma das 4 operações básicas da matemática. E por sinal tão essencial para o nosso dia a dia, pois todos os dias estamos fazendo divisões, e muitas vezes, exercemos a matemática, sem nem ao menos nos darmos conta de que isso é matemática.

Mas é importante aprender tanto na prática como n a teoria, para entendermos algumas linguagens matemáticas e nos familiarizarmos com elas.

Abaixo começamos com uma atividade que traz diversas continhas de dividir com dividendo de apenas um número ou até 4 números, mas todas elas com apenas um divisor de 1 algarismo. Mas obviamente que são para alunos que já sabem um pouco de divisão. 

Já as continhas abaixo são de no máximo 2 algarismos no dividendo e 1 no divisor, o que fica mais fácil para quem está começando o processo de aprendizado da divisão.

Então observe bem, e vamos memorizar novamente, pois o dividendo está fora da chave, enquanto o divisor está dentro da chave. O quociente irá embaixo da chave, sendo o resultado, e se sobrar resto, este ficará embaixo do dividendo, ok?

Existem continhas de todos os tipos, com poucos números ou mais  números, mas é importante lembrar que começa-se pegando sempre o primeiro número do dividendo, e se este for menos que o divisor, deverá pegar mais um, ao ponto de que este seja igual ou maior do que o divisor.

A continha de dividir deve continuar até que todos os números do dividendo tenham sido baixados e divididos pelo divisor. Mas o quociente ao ser multiplicado pelo divisor nunca deverá dar maior do que o dividendo.

Quando acontece de não sobrar resto, o quociente que é o resultado da divisão do dividendo pelo divisor será um número exato ou valor absoluto.

Uma maneira prática para aprendermos a dividir é junto com as continhas em mãos, termos algum material como palitos, tampinhas, material dourado, bloquinhos, lápis ou qualquer outro elemento na quantidade suficiente para poder dividir.

Ao mesmo tempo em que se prática no caderno, também é importante assimilar junto com o material concreto, especialmente quando a criança está em processo inicial de aprendizagem da operações tão essenciais.

Uma coisa é certa, nunca podemos esquecer de que nenhum número se divide por zero, pois é impossível obter algum resultado de um dividendo por um divisor zero.

Bom, o fato e que matemática, mais especialmente a divisão é algo basicamente normal na nossa vida, mas quando chega na hora de colocar no caderno, parece que tudo fica mais complicado.

Olha só essa atividade de divisões abaixo, traz desenhos que podem ser uma motivação para a criançada. É importante desde as primeiras séries a criança aprender a organizar essas informações  na sua memória, e toda motivação é pouco.

Bom, então é isso, deixamos aqui algumas informações e muitas atividades de para que você vá Entendendo Dividendo Divisor resultado e resto, o esquema da divisão.

Fácil não é, mas também não é algo impossível, e somente requer um pouco de dedicação.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Entendendo Dividendo Divisor resultado e resto, Matemática



Leia também: