Modelos de Recibo de Aluguel para Imprimir

Vamos falar um pouco sobre Modelos de Recibo de Aluguel para Imprimir, isso porque sempre existem aquelas dúvidas básicas que permeiam a cabeça de quem ainda não está bem inteirado do assunto.

E quando se trata de transações financeiras, é bem mais seguro estar com tudo documentado, para comprovação em qualquer eventualidade desconcertante.

Seja para comprovar o pagamento de um aluguel, de uma salão de festas, mesas e cadeiras, uma decoração, serviços e tantos mais, é legal exigir um comprovante de pagamento, pois como já disse, pode evitar problemas futuros.

Dados para Preenchimento

Bom o recibo de aluguel é um documento de extrema importância, tanto para o locador quanto para o locatário. É até uma questão de organização, pois guardando esses recibos tem como saber exatamente o mês em que o aluguel foi pago, o valor e tudo mais.

O preenchimento desse documento é simples mas precisa ser feito corretamente, não importando se é uma imóvel para fins comerciais ou residencial, pois isso faz parte das boas práticas de negócios.

Os dados de preenchimento serão de acordo com o produto a ser locado, e se for locação de imóvel, por exemplo, deverá ser preenchido com o nome da empresa ou nome da pessoa de quem foi recebida a quantia, o valor e a data de referência.

Por fim, deverá ser assinado pelo declarante ou receptor e colocada a data, local, números de documentos e tudo mais.

É bacana também rezar neste documento se o pagamento do mesmo foi realizado através de cheque ou em dinheiro, entre outros.

Modelos

Na internet existem muitos modelos de recibos de aluguel, e agora você já não precisa mais comprar na livraria aquele bloquinho de recibos se não quiser, pois fica fácil encontrar na internet, baixar, preencher e imprimir, depois só precisando ser assinado.

A Lei Federal do Inquilinato nº 8.245, de 18 de outubro de 1991, rege as relações entre locador e locatário, sendo que sua revisão aconteceu em 9 de dezembro de 2009 pela Lei Federal nº 12.112.

É interessante você saber que existem outros nomes para este documento, podendo ser conhecido também como Comprovante de recebimento de aluguel, Comprovante de quitação de aluguel de imóvel residencial, Declaração de pagamento de aluguel de imóvel comercial, atestado de recebimento de valor em dinheiro para pagamento de aluguel.

Só no Brasil, são mais de 35 mil pessoas que se utilizam de imóveis alugados, e isso abrange em média 20% da população. E o valor do aluguel acaba comprometendo em média de 15 a 20% do salário dessas pessoas, que são consideradas as mais pobres e precisam garantir moradia.

O recibo, é a única maneira de o locatário comprovar que de fato, pagou o aluguel, portanto é de imprescindível importância guardar esses recibos, pois são documentos essenciais para evitar “dores de cabeça.”

Alguns modelos de recibos são muito simples e possuem poucos campos a serem preenchidos, só que escolher o tipo de recibo de acordo com o tipo de imóvel a ser locado, também é de suma importância.

Outra coisa que não dá para ser esquecida, pois é de suma importância, é que ao expedir um recibo, o locatário deverá receber uma cópia, mas o locador deverá ficar com outra, pois assim ambos poderão confirmar a tramitação.

Caso o proprietário do imóvel coloque a locação nas mãos de uma imobiliária, todos os trâmites deverão ser feitos com a imobiliária, e é ela que deverá expedir o tal recibo com todos os detalhes descritos.

Além de assinar o recibo, toda e qualquer coisa que acontecer no imóvel ou algo assim, deverá ser um entendimento entre locatário e imobiliária, e nunca entre o proprietário e locatário, se o imóvel está na responsabilidade da imobiliária.

Para quem trabalha com locações através de imobiliárias, normalmente sabe que o aluguel fica mais caro, mas sabe também que que se este for pago através de boletos bancários, somente depois que for pago é que será emitido o recibo de comprovação. 

Não há problema também em digitar um modelo com exclusividade e imprimir ao seu próprio gosto, mas é importante que neste conste todos os pontos e informações necessárias, e que tenha a assinatura, número de documentos e mais.

Existem alguns recibos que apresentam o canhoto também, e neste caso fica prático, pois ao invés de expedir uma segunda via do recibo, o locador permanecerá com o canhoto do recibo como comprovante da tramitação, onde também constará valores e dados básicos.

Só para você saber, é de suma importância que assim que o alguel seja pago, o locador já tenha em mãos o recibo de comprovação para lhe ceder, e caso isso não aconteça, o locatário poderá até acionar a justiça pelo descumprimento da lei.

Então, aqui você tem uma porção de Modelos de Recibo de Aluguel para Imprimir mais simples ou mais complexos  que podem ser usados para você organizar e comprovar suas tramitações financeiras de locação.

Alguns recibos são mais complexos trazendo outras informações mais detalhadas como gastos com luz, água, condomínio, internet, impostos, multas e juros por atraso e mais.

Modelos Editáveis para Baixar

Recibo de Aluguel 1     –     Recibo de Aluguel 2     –     Recibo de Aluguel 3

Acima você tem 3 modelos para editar tanto no Word quanto no excel, só clicar e baixar o arquivo.