Como Tirar uma VERRUGA sem precisar ir ao médico

 

Especialmente as mulheres sabem muito bem o quanto as verrugas incomodam, ainda mais se observarmos pelo lado estético. Como resultado desse desconforto, muitas pessoas almejam saber como tirar uma verruga sem precisar ir ao médico.

Na verdade, existem muitas dicas caseiras para solucionar esses problemas, mas nem todos são tão eficazes assim. Além disso, precisamos ter alguns cuidados, pois algumas espécies se não forem devidamente tratadas podem se espalhar pelo corpo.

Por isso, vamos aqui, tecer alguns comentários sobre esse tipo de infecção na pele que incomoda tanta gente.

Alguns cuidados que devemos ter com as verrugas:

As verrugas, a princípio, são inofensivas e nem sempre existe uma necessidade mais urgente de tratá-las. No entanto, quando se trata de cuidar da estética, elas podem ser retiradas, mas é preciso ter algum cuidado.

Todavia, se não for para retirá-las, mesmo assim, é importante cuidar. Veja alguns conselhos úteis:

  • Não arranhe as verrugas, pois o sangue ao escorrer poderá criar outras verrugas por onde passar;
  • Ao se decidir por um produto para eliminar a verruga, insista no tratamento até que ela desapareça;
  • As verrugas quando feridas podem contagiar outras pessoas. Por isso, tome cuidado para que elas fiquem bem protegidas até que sejam tratadas.

Antes então de oferecermos algumas soluções para as verrugas, queremos falar um pouco sobre esse tipo de lesão na pele.

O que é a verruga

As verrugas são saliências com tamanhos e texturas diferenciadas que surgem na pele, podendo acontecer em qualquer parte do corpo. Estas são provocadas pelo Papiloma Vírus Humano que se manifesta num momento em que o sistema de defesa do corpo se encontra debilitado.

Quando ocorre o aparecimento de verrugas, em partes bem isoladas do corpo, podemos buscar por métodos bem caseiros para retirá-las. No entanto, antes disso, é sempre bom se garantir com uma visita a um médico dermatologista.

Quando porém, essas verrugas aparecem em uma proporção maior, em várias partes do corpo, é imprescindível buscar ajuda médica. Na visita ao dermatologista, o profissional da saúde deverá analisar com cuidado a situação  através de exames bem específicos.

Entre as soluções mais recomendadas para você que quer saber como tirar uma verruga sem ir ao médico podemos aconselhar.

Sintomas das verrugas

Algumas verrugas podem ser bem pequenas. Por isso, facilmente são confundidas com uma ferida insignificante.

Todavia, sabendo que elas não podem ser machucadas, é importante conhecer alguns sintomas que elas podem apresentar. Veja então:

Apesar de existirem algumas diferenças de sintomas de acordo com o tipo de verruga, a princípio são assim descritos.

  • A maioria delas apresentam uma superfície áspera e podem ser ovaladas ou arredondadas,
  • Podem apresentar uma coloração mais clara ou mais escura em relação à pele. No entanto, apenas em casos raros, elas podem apresentar a cor preta.
  • Alguns tipos de verrugas são achatadas ou lisas.
  • Algumas verrugas, como, por exemplo as plantares, causam dor, mesmo sem serem feridas.

Principais tipos de verrugas

Quando o assunto tem a ver com as verrugas, temos alguns tipos delas que se destacam, tais como:

  • Verrugas comuns – a princípio, esse tipo de verrugas é aquele que aparece nas mãos. No entanto, isso não é uma regra, pois pode aparecer em qualquer região do corpo.

Essas verrugas são achadas e também são muito frequentes na região da testa e no rosto. Esse tipo de verrugas são mais comuns em crianças e adolescentes, quase nunca nos adultos.

  • Verrugas genitais – também conhecida como condiloma, certamente que ela é mais frequente na região da vagina. Além disso, pode aparecer na região púbica e entre as coxas.
  • Verrugas Subunguais e Periunguais – esses tipos de verrugas aparecem embaixo ou em torno das unhas, tanto dos pés como das mãos. Certamente são tipos de verrugas que apresentam muitos transtornos estéticos, pois podem causar deformação nas unhas.

As vezes ainda, esse tipo de verrugas pode se manifestar dentro da vagina ou no canal anal.

  • Verruga plantar – esse tipo de verruga é encontrada na sola dos pés. A princípio podem ser bem dolorosas, até mesmo pelo local onde se encontram.

Em situações em que essas verrugas são mais numerosas, podem inclusive, comprometer as atividades do indivíduo que precisa andar.

  • Verrugas filiforme – essas verrugas são muito finas, consideradas benignas, parecem com um fio ou uma “cobrinha”. Esse tipo de verruga são mais comuns em pessoas idosas ou pessoas com a imunidade baixa.

Ademais, elas podem ser encontradas em qualquer parte do corpo, principalmente no pescoço, nas pálpebras e também na face.

  • Verruga plana – com uma aparência amarelada e achatada, essas verrugas costumam aparecer na região do rosto. Ademais, costumam aparecer em grupos.

Remédios de farmácia para verrugas

Existem algumas opções em remédios de farmácia que são muito eficazes para remover alguns tipos de verrugas. Com isso, basta adquiri-los na farmácia e fazer o tratamento em casa.

Veja algumas opções entre esses medicamentos

Remédio Curitybina 

Conhecido há muitos anos no mercado, Curitybina é um medicamento muito eficaz para remover verrugas comuns e também os calos. O medicamento é encontrado na forma de pasta e também solução tópica.

Substância ativa nesse medicamento

  • Pasta – cada grama de Curitybina contém 280 mg de Ácido Salicílico,
  • Solução tópica – cada ml da solução contém 100 mg de Ácido Salicílico.

Como usar esse medicamento – mesmo fazendo o tratamento em casa, é importante buscar pela orientação médica para usar esse medicamento.

Reações adversas desse medicamento – o uso desse medicamento pode apresentar alguns efeitos adversos, tais como:

  • Irritação no local do tratamento,
  • Ulceração ou erosão da pele no local do tratamento,
  • Sensação de picada na pele.

Remédio Verrux

Mais um medicamento de farmácia para combater a verruga plantar e comum. Verrux pode ser buscado nas farmácias para tratar das verrugas em casa.

Substância ativa nesse medicamento – cada ml desse medicamento contém:

  • 0,165 g de Ácido Salicílico,
  • 0, 1452 g de Ácido Láctico,
  • 1,0 ml de Colódio Flexível.

Como usar esse medicamento – aplicar o medicamento 1 vez ao dia até que a verruga desapareça. Deve-se aplicar 4 camadas do medicamento, esperando cada camada secar antes da reaplicação.

Atenção – esse medicamento deve ser usado com cautela, pois pode apresentar algumas reações adversas mais severas.

Spray Pointts anti-verrugas

Outro medicamento muito eficaz para eliminar verrugas, Spray Pointts congela a verruga plantar ou vulgar. A princípio, basta apenas uma aplicação do medicamento, salvo os casos de verrugas mais persistentes.

Substância ativa nesse medicamento – esse medicamento contém Éter Dimetílico, Propano e Isobutano.

Como usar esse medicamento – as vezes, uma única aplicação do medicamento sobre a verruga é o suficiente. No entanto, para verrugas plantares, pode ser necessário até 4 aplicações.

Proceda da seguinte forma:

  • Encaixe o aplicador no orifício do frasco e aperte o botão até o final por alguns segundos para liberar o gás.
  • Coloque o aplicador direto sobre a verruga por cerca de 30 segundos a fim de congelá-la.
  • Feito isso, descarte o aplicador.
Contra-indicações – esse medicamento é contra-indicado em situações como:
  • Em áreas do corpo com a pele mais fina,
  • Não usar sobre as mucosas,
  • Não use o medicamento sobre manchas de nascimento ou outras afecções da pele,
  • Não use sobre verrugas de cor escura,
  • Desaconselhável para crianças com menos de 4 anos de idade.
  • Não use esse medicamento se você for diabético ou tem problemas de circulação,
  • O medicamento também é contra-indicado para gestantes ou mulheres no período de amamentação.

Remédios naturais removedores de Verruga

  • Alho triturado – coloque um dente de alho triturado sobre a verruga, cubra com uma bandagem e deixe agir. Graças às propriedades encontradas no alho, certamente, depois de algum tempo agindo sobre a verruga, ela desaparecerá.

  • Frutos que contém a vitamina C – a vitamina C é bastante eficaz no combate às verrugas. Coloque suco de limão sobre as verrugas e deixe agir pelo tempo que for preciso até que ela desapareça.
  • Aloe Vera – também conhecida como Babosa, essa planta possui um gel medicinal que contém Colágeno e outras propriedades. Portanto, o gel da babosa vai ajudar a combater as verrugas e impurezas da pele.

Para fazer o tratamento é muito simples. Corte a folha da babosa e aproveite o gel em seu interior aplicando-o sobre sobre a verruga e deixe agir.

A fim de garantir o sucesso no tratamento, é importante manter o gel atuando até que a verruga desapareça. Nesse caso, você pode trocar o curativo sempre que achar necessário.

  • Bicarbonato de sódio – para tratar com bicarbonato de sódio, dissolva 1 colher desse produto em um copo com água. Com a ajuda de um chumaço de algodão, lave a parte afetada pela verruga deixando que seque por conta.

Faça esse tratamento várias vezes ao dia, sempre com o cuidado para não ferir a verruga. Em pouco tempo poderá observar os resultados.

  • Casca de banana – no momento de saborear uma banana, aproveite que a parte branca da casca contém ácido salicílico. Não jogue a casca fora sem antes esfregá-la sobre as verrugas.

Faça esse tratamento pelo menos 2 vezes ao dia. Dentro de aproximadamente 15 dias a verruga desaparecerá.

Mais algumas soluções bem naturais

 

  • Vinagre de maçã com açafrão em pó –  faça uma pasta bem homogênea desses dois produtos. Passe essa e pasta sobre as verrugas e deixe agir.

No entanto, se for em uma área do corpo em que a verruga fica aparente, coloque uma bandagem para escondê-la.

  • Cebola – assim como o alho, a cebola apesar do cheiro que fica, é um excelente remédio para combater as verrugas. Aplique uma rodela de cebola bem fina sobre a verruga e cubra com uma bandagem deixando ela agir.

Porém, tenha um pouco de paciência, pois o curativo deverá ficar até que a verruga desapareça.

  • Óleo de mamona com fermento em pó – faça uma mistura desses dois ingredientes e passe sobre as verrugas à noite. Cubra com uma bandagem e deixe agir enquanto você dorme.

Leite de mamão verde – retire o leite da casca do mamão verde e aplique diretamente sobre as verrugas. Repita esse procedimento até que a verruga desapareça.

  • Óleo de mamona somente – essa dica é para tratar as verrugas do tipo planas. Aplique o óleo sobre as verrugas, cubra-as com bandagem e deixe agir por tempo indeterminado.
  • Vinagre de maçã – o vinagre de maçã somente, também é bastante eficaz para eliminar de vez as verrugas do corpo. Lave bem a região e depois aplique o vinagre com a ajuda de algodão para deixar agir até secar.

Se for necessário, repita esse tratamento quantas vezes for necessário agindo sempre da mesma forma.

Conclusão

Estas são algumas de muitas opções em soluções mais caseiras para quem desejar saber como tirar uma verruga sem precisar ir a médico. Porém relembramos qualquer dos tratamentos devem ser feitos com cuidado e sempre que for possível, a verruga a ser eliminada deverá ficar bem protegida enquanto o tratamento acontece.

Ainda precisamos alertar de que apesar de eficazes, esses tratamentos não dão nenhuma garantia de que a verruga não vá reaparecer no local tratado. Por isso, nunca deixe de aconselhar-se com um médico dermatologista para maior segurança.