Remédios para dor de CABEÇA confira indicações

Muito comum entre os seres humanos, a dor de cabeça, também conhecida como Cefaléia, é um transtorno causado por motivos vários, algumas vezes muito leve, mas em outras situações a ponto de ser insuportável.

Essas dores também podem surgir e logo desaparecerem, porém, em outras situações podem durar dias e podem ser sentidas em um dos lados da cabeça ou em ambos. Algumas vezes sentimos elas podem ser latejantes, outras uma dor contínua e desanimadora.




Existem muitos remédios para dor de cabeça e, em algumas situações, para casos mais simples, podemos até dispor de soluções caseiras para resolver o problema, como por exemplo, ingerir água pura.

O que pode causar a Dor de Cabeça?

Com respeito as causas da dor de cabeça, já mencionamos que elas podem acontecer por motivos bem variados, tais como:




  • Alimentação – ingerir alimentos desaconselháveis para saúde, cedo ou tarde pode resultar em dor de cabeça, pois de alguma forma, o organismo vai padecer e os resultados primários serão manifestados com a cefaléia.
  • Estresse – o estresse é praticamente uma das causas mais comuns para causar dor de cabeça, especialmente em nossos dias com as muitas exigências de âmbito profissional.
  • Excesso de calor – nos dias mais quentes do ano é muito comum as pessoas sentirem dor de cabeça, pois com o corre-corre do dia, esquecemos de ingerir água ou outros líquidos saudáveis e o corpo desidrata, resultando em dores de cabeça.
  • Esforço fora do normal – também conhecida como cefaléia pós-esforço, algumas pessoas podem sentir enxaqueca de forma mais leve ou mais aguda.
  • Deixar de se alimentar – muita gente deixa de se alimentar direito durante o dia para comer bem na hora do jantar. Esse é um grave erro que se comete, que cedo ou tarde vai resultar em dor de cabeça crônica.
  • Vícios – pessoas alcoólatras, fumantes ou usuários de outras drogas, certamente podem sofrer com a cefaleia.

Além dessas causas também podemos mencionar os problemas relacionados com o sistema respiratório que podem causar dores de cabeça como por exemplo, a gripe, sinusite, problemas alérgicos, entre outros.

Em caso de Bebedeira, remédio para ressaca

A bebida de álcool é uma das causas que promove a dor de cabeça e as pessoas que não são acostumadas nem precisam muito para pegar a famosa “ressaca”, pois o corpo desidrata e o resultado são aquelas tremendas dores com a sensação de cabeça pesada.

Para combater uma ressaca existem soluções bem caseiras que em alguns casos substitui os medicamentos de farmácia, vamos a elas:

  • Limão – o limão apesar de ser uma fruta ácida, ao ser ingerido sem açúcar ou adoçante se torna alcalino e normaliza o pH do corpo, ajudando a combater a cefaleia.
  • Água pura – já mencionamos que a bebedeira causa desidratação e, nesse caso, ingerir água pura, preferencialmente mais fria e também tomar banhos frios vai ajudar a curar a dor de cabeça causada pela ressaca.
  • Café – apesar de muita gente recomendar uma xícara de café forte e doce para combater a ressaca, na verdade, isso não resolve, apenas ameniza o problema da cefaleia e das tonturas isso, por conta da cafeína que é um estimulante.
  • Repouso – outra solução para curar a ressaca é repousar em um ambiente silencioso e escuro. Algumas horas de sono nessa condição vai ajudar bastante.
  • Engov – para situações mais drásticas e que precisam de resultados mais imediatos, o Engov encontrado facilmente nas farmácias vai resolver. Pessoas acostumadas a “encher a cara” devem ter esse medicamento em mãos, pois ele combate as dores de cabeça, a tontura e demais sintomas causadas pelo excesso de álcool no organismo.

Remédio Sedalgina ou Neosaldina

A Sedalgina ou a Neosaldina são medicamentos de farmácia com ação analgésica capaz de combater vários tipos de dor de cabeça. Porém, eles devem ser receitados por um médico especialista, pois existem algumas contra-indicações e efeitos colaterais.

  • Dosagem – em geral, a dose recomendada para esses remédios para dor de cabeça é de 1 a 2 comprimidos em dose única a cada 6 horas ou então 4 vezes ao dia.

Dipirona 500 mg ou 1 G

Comprimidos de Dipirona com 500 mg ou de 1 grama são encontrados facilmente na farmácia, porém, é preciso ter muito cuidado com os efeitos colaterais que esse medicamento pode apresentar e, nesse caso, somente um médico especialista vai ministrar a dose com maior garantia.

Dose – em geral, a dose desse medicamento é de 1 ou 2 comprimidos de 500 mg, 3 vezes ao dia, mas é preciso de qualquer forma do aconselhamento médico que antes vai analisar cada caso.

Remédio Enxak

Como o próprio nome esclarece, esse medicamento é especial para curar as enxaquecas, pois age diretamente sobre o sistema nervoso central aliviando as dores.

Dose – em geral, ingere-se 1 ou 2 comprimidos logo no primeiro sinal da enxaqueca e, se acaso a dor não cessar em até 60 minutos, o conselho é ingerir 1 comprimido a cada 30 minutos, desde que não passe de 6 durante o dia.

Chás para dor de Cabeça

Como citamos acima, entre os remédios para dor de cabeça existem algumas soluções bem caseiras para combater as dores de cabeça, tais como:

  • Chá de gengibre – rale uma colher da raiz e adicione a 200 ml de água fervente. Deixe agir por alguns minutos para amornar e beba.
  • Chá de camomila – coloque um sachê dessa flor em 200 ml de água fervente. Deixe agir por alguns minutos enquanto esfria e depois beba.






Leia também: