Remédio e Pomada para Corrimento Vaginal ( Todos Tratamentos )

Bem, vamos falar um pouco sobre Remédio e Pomada para Corrimento Vaginal, este que é um problema bastante comum entre as mulheres. Mas como saber quando é algo normal ou indicação de que algo está errado com seu aparelho ginecológico?

Por isso vamos considerar as causas e sintomas pelos quais se pode identificar se pode ser um colpite ou vaginite ou um corrimento vaginal normal. E você poderá identificar corrimentos causados por doenças de corrimentos fisiológicos que são causados apenas por desiquilíbrio dos hormônios.

O fato é que se é transparente ou esbranquiçado é normal, mas quando este se apresenta com cor esbranquiçada, amarelada ou esverdeada, marrom ou rosado, com cheiro forte e consistência diferente do comum, pode ser uma doença.

 

Leucorreia, o que é

 

 

Dá-se o nome de Leucorreia a uma condição em que a mulher apresenta um corrimento da vagina. Esse problema pode ser agudo ou crônico e por vezes, provoca coceira e desconforto na região genital.

Para o tratamento, o médico ginecologista poderá determinar o uso de medicamentos antibióticos ou antifúngicos que pode ser administrado em dose única ou por um período de até 10 dias dependendo da gravidade.

O que muitas mulheres não sabem, é que essa secreção, tem um papel importante, pois ela se encarrega de lubrificar e fazer a limpeza na vagina. Além disso, no momento de uma ovulação, essa mesma secreção ajuda os espermatozoides alcançarem o útero para fecundar o óvulo.

Dentro de sua normalidade, essa secreção não tem cheiro e mesmo sendo algo aparentemente normal, muitas mulheres sentem algum desconforto. Por isso, podem usar os protetores diários para aliviar a sensação de umidade na região vaginal e assim, se tranquilizarem.

A preocupação com essa secreção só precisa acontecer se a coloração branca se tornar mais escura ou mudar de cor podendo ser acompanhada de mau cheiro. Essa condição pode ser sinal de inflamação ou alguma doença e precisa ser investigada com urgência.

 

Causas da Leucorreia

 

 

A Leucorreia pode ser causada por uma simples alergia na região genital da mulher. Ademais, algumas doenças no aparelho reprodutor feminino podem contribuir, tais como: Candidíase, Inflamação no útero ou nos ovários entre outros.

Além disso, existem outros fatores que podem contribuir com o problema, tais como:

  • Descuidos com a higiene íntima,
  • Relação sexual com mais de um parceiro,
  • Alterações hormonais durante a gravidez ou no período de amamentação,
  • Falta de lubrificação necessária para o ato sexual,
  • Efeitos colaterais de antibióticos e outros medicamentos.

Pelo fato de existir fatores bem variados para a ocorrência da Leucorreia, é importante buscar por um médico especialista para garantir o diagnóstico. Só assim, será possível administrar o tratamento adequado.

 

Sintomas Bastante comuns

 

 

Os sintomas mais frequentes da Leucorreia são:

  • Secreção vaginal branca e sem cheiro, (dentro de sua normalidade)
  • Secreção branca com cheiro forte e mais espessa (motivo para se preocupar)
  • Coceira, irritação na região vaginal e vermelhidão, trazendo muito desconforto para a mulher,
  • Ardor que pode ser mais brando ou mais intenso, durante o ato sexual ou no momento de urinar.

 

Corrimento Amarelado ( Vaginose Bacteriana )

 

 

Quando acontece de o corrimento ser nesta coloração amarelada ou esverdeada, acompanhado de cheiro forte, semelhante a peixe, dor ao urinar, coceira e ardência na região da vagina, pode ser o indicativo de DST – doenças sexualmente transmissíveis.

Existem alguns causadores destas doenças como Tricomoníase causada pelo Trichomonas Vaginallis, que é um protozoário causador de inflamações.

Mas também existem outras doenças como a Clamídia e Gonorreia que são causadas por bactérias.

Podem aparecer dor e sangramento durante ou depois da relação sexual.

 

Pomada Clindamicina

 

 

A pomada Clindamicina é um medicamento antibiótico entre as opções como remédio e pomada para Corrimento Vaginal. Com o princípio ativo Cloridrato de Clindamicina, esse medicamento é útil no tratamento de vaginites, desde que não sejam através de fungos.

Indicada pelo médico ginecologista, esta deverá ser usada de acordo com as prescrições, e pelo tempo determinado para que os resultados sejam positivos.

Este medicamento pode trazer outros nomes comerciais como Dalacin V, C ou T e  Clinagel.

A pomada deverá ser aplicada a noite antes de dormir com o aplicador.

Em alguns casos será necessário o tratamento via oral que deverá ser especificado pelo médico.

Seu preço pode variar muito de acordo com a localização, e estabelecimento, indo de 26,00 a 126,00 reais.

 

Pomada Metronidazol

 

 

Metronidazol (princípio ativo) na forma de pomada pode ser conhecido comercialmente como Kolpitrat, Colpistar, Colpistatin, Helmizol e Flagyl Nistatina.

Além da pomada pode ser encontrado também na forma de gel e de comprimidos.

A posologia deste medicamento, vai depender da doença que será tratada, e portanto deverá ser orientado o tratamento pelo médico. mas normalmente é uma aplicador vaginal 1 vez ao dia, à noite.

 

Metronidazol 500 comprimido

 

 

Pode ser conhecido também pelo nome comercial Flagyl, Helmizol, Terconazol, Neo Metrodazol ou Rozex, é um antibiótico usado no tratamento de infecções causadas por protozoários e bactérias anaeróbicas.

Sua posologia poderá ser 1 comprimido de 12 em 12 horas, 8 em 8 por determinados dias ou em dose única.

 

Corrimento Vaginal Branco (Candidíase)

 

 

Caso o corrimento seja branco e acompanhado de outros sintomas como cheiro forte, vermelhidão na vulva, coceira e queimação, tem tudo para ser candidíase.

Essa bactéria que é normal no organismo, acaba se proliferando de maneira desordenada quando o sistema imunológico baixa.

O tratamento poderá ser feito através de pomadas e cremes vaginais ou de comprimidos.

 

Remédio Fluconazol 150mg dose única

 

 

Entre tantos dos seus benefícios podemos contar com o combate a candidíase,  que pode ser feito através de dose única de 1 comprimido via oral por mais ou menos 2 semanas. Já em casos recorrentes de 4 a 12 meses.

Seu preço poderá variar muito em média 10,00 reais.

 

Pomada Nistatina

 

 

Sendo este seu princípio ativo, é indicada para o tratamento da candidíase, que deve ser usada a noite, durante 14 dias.

Esta pode ser conhecida também como Mycostatin e custa em média 13,00 reais.

 

Pomada Clotrimazol

 

 

Também conhecido como Canesten este medicamento à base de Cotrimazol é usado para infecções por Candida também.

Trata-se de um medicamento antimicótico de amplo espectro bastante recomendado no tratamento de infecções na região vaginal causadas por bactérias ou fungos sensíveis.

 

O medicamento deve ser introduzido no fundo da vagina com a ajuda do aplicador. A aplicação deverá ser feita no período da noite e o tempo de tratamento deverá ser recomendado pelo médico que antes irá avaliar a gravidade do problema.

A embalagem com 20 gramas da pomada Clotrimazol tem um valor aproximado de R$ 41,00 reais.

 

Corrimento Acinzentado ( Tricomoniase )

 

 

Este tipo de corrimento pode ser indicativo de Tricomoniase, mas também de outros tipos de infecções e até de câncer vaginal, do endométrio ou colo do útero.

A Tricomoníase é provocada por um protozoário unicelular denominado de Trichomonas Vaginalis. Trata-se de um parasita que é transmitido através do ato sexual e o tempo de exposição até a infecção varia de 5 dias a 28 dias.

Na mulher a infecção costuma acontecer na vagina, vulva, colo do útero e uretra. Já nos homens, a região geralmente afetada é o interior do pênis.

O tratamento deve ser via oral com medicamentos específicos.

 

Metronidazol 400 mg comprimido

 

 

Metronidazol é um medicamento com ação anti-infecciosa e antimicrobiana indicado para combater micro-organismos anaeróbicos. Ademais ele apresenta atividade antiparasitária.

Os efeitos do medicamento começam a ser percebidos entre 1 a 2 horas após a administração. Para favorecer no tratamento, esse medicamento é encontrado no mercado na forma de comprimidos, mas também pode ser usado em gel.

Pode ser usado em dose única ou em até 10 dias. E traz nomes comerciais como Flagyl, Helmizol, Rozex, Terconazol, Neo Metradazol, custa em média de 4,00 até 40,00 reais, mais ou menos.

 

Remédio Tinidazol 500 mg comprimido

 

 

Tinidazol é um medicamento com ação bactericida e antiparasitária com grande poder para combater os micro-organismos causadores das infecções.

O tratamento com este medicamento varia de acordo com a doença a ser combatida e dependendo da gravidade da situação, mas a recomendação deverá partir diretamente de um médico responsável.

Em geral, para combater a Trichomoníase Vaginalis a recomendação medica é de 1 dose única de 2 gramas e, nesse caso, também o parceiro sexual deverá fazer o tratamento. O medicamento deverá ser ingerido durante ou após as refeições.

A embalagem com 4 comprimidos de Tinidazol 500 mg tem um valor aproximado de R$ 10,00 reais.

 

Remédio Secnidazol 1000 mg comprimido

 

 

Contra tricomoníase entre outros, este medicamento deve ser usado segundo prescrição médica, de acordo com as necessidades do paciente. E o parceiro também deverá usar.

Seu valor varia entre 12,00 e 24,00 reais.

 

 

Corrimento com tom Esverdeado ( Gonorreia )

 

 

 

Quando o corrimento vaginal se apresenta com um tom esverdeado, esse é um indicador de infecção por clamídia, gonorreia ou trichomonas, doenças sexualmente transmissíveis causadas por bactérias e protozoários.

Além da tonalidade esverdeada no corrimento, a mulher apresenta um maior desconforto durante o ato sexual com sintomas como: mau-cheiro, irritação e coceira na região da vagina.

Também nessa condição, a mulher vai sentir desconforto no momento de urinar.

 

Remédio Ciprofloxacino 500 mg comprimido

 

 

Tratamento antibiótico contra infecções e pode ser usado de 8 em 8 horas ou de 12 em 12 horas, de acordo com determinação médica.

Deve ser engolido inteiro com um copo de água.

Seu custo médio é de 22,00 reais mais ou menos.

 

Remédio Ceftriaxona Injetável

 

 

 

A Ceftriaxona sódica é um antibiótico com grande poder contra infecções variadas.

Deve ser usada em dose única diária de 1 a 2 g ou aumentada para até 4g conforme a necessidade.

Seu valor varia muito de acordo com a apresentação.

 

 

Corrimento marrom com sangue

 

 

Corrimento vaginal na cor marrom, nem sempre é motivo para preocupação, pois é considerado normal no período menstrual devido a saída de coágulos de sangue. Ademais, essa cor na secreção pode ser considerado normal durante a gravidez quando acontece o contato íntimo.

Porém, é preciso atentar para a ocorrência de um corrimento marrom mais espesso e que persiste por mais de 3 dias, pois pode ser sintomas de algum tipo de infecção vaginal.

Doenças que podem provocar o corrimento marrom:

  • Cisto no Ovário,
  • Doença inflamatória da Pélvis,
  • Síndrome dos Ovários Policísticos,
  • Irritação do Colo do Útero,
  • Câncer de Útero,

 

Corrimento Transparente ou rosado

 

 

Quando o corrimento vaginal é transparente ou com uma cor rosada, esse é um sinal bem característico do início de uma gravidez ou acontece por conta do início do ciclo menstrual.

A cor rosada é percebida a partir do momento em que acontece a fecundação do óvulo. É normal que no momento da ovulação, o organismo da mulher libere vestígios de sangue como resultado da entrada do espermatozoide no óvulo.

Ademais, a coloração rosada também pode ser provocada quando o óvulo se desloca até o útero.

 

Vaginose, o que é, Tratamentos

 

 

Vaginose Bacteriana é uma infecção que acontece na vagina e é provocada pela infestação de bactérias como, por exemplo, a Gardnerella Vaginalis. A infecção causa sintomas bem variados, tais como:

  • Queimação,
  • Desconforto no momento de urinar,
  • Coceira intensa,
  • Mau cheiro com corrimento branco e pastoso,

A coloração do corrimento também poderá ser amarela ou cinza, sempre com mau cheiro.

Como tratar:

Por se tratar de infecção por bactérias, o tratamento é feito com antibióticos que o médico responsável deverá recomendar. Os medicamentos podem ser na forma de comprimidos, pomadas ou óvulos.

Com respeito ao tempo de tratamento, geralmente o período é de 7 dias, mas apenas o ginecologista é quem poderá determinar. Uma vez que se trata de antibiótico, o tratamento deve ser seguido à risca de acordo com a recomendação do médico.

 

Remédio Clindamicina antibiótico

 

 

Clindamicina é um medicamento antibiótico muito poderoso para tratar de várias condições com infecção bacteriana, entre elas a Vaginose.

O tratamento com esse medicamento certamente deverá ser recomendado pelo ginecologista responsável, pois a dosagem e o tempo para esse tratamento vai depender da gravidade da infecção e do estado clínico da paciente.