Remédio Fluconazol Comprimido e Pomada – Para que Serve

Doenças causadas por fungos,é muito comum acontecer, pois basta algum descuido na maneira de viver, e esses micro-organismos estão prontos para invadir nosso corpo e causar algum tipo de dano.

Por isso, é preciso estar atento e qualquer complicação, especialmente quando se trata de infecções na pele, pois em geral, é por aí que começam essas infestações e, nesse caso, um médico precisará ser visitado para quem sabe receitar um medicamento anti-fúngico como é o caso do Fluconazol.

Esse medicamento é um antifúngico bastante recomendado pelos médicos, porém, é preciso ter cautela quanto ao seu uso, pois ele pode apresentar uma variedade de efeitos colaterais e, nesse caso, somente um médico responsável pelo paciente é quem pode autorizar cada tratamento.

Composição do Medicamento

O remédio Fluconazol comprimido e pomada apresenta a seguinte substância ativa:

  • Comprimido – cada comprimido desse medicamento contém 50 mg ou 100 mg ou 150 mg ou ainda 200 mg de Fluconazol.
  • Pomada (creme) – cada grama dessa pomada contém 20 mg de Fluconazol.

Para Candidíase

A Candidíase é uma doença fúngica que acontece através do contato com a pele, seja por um simples beijo ou pelo contato sexual. Nesse caso, o médico poderá receitar a pomada para ser aplicada sobre as regiões afetadas pela doença ou então o medicamento em cápsulas, dependendo da necessidade.

Como trata a Candidíase -para combater a Candidíase vaginal com o medicamento na forma de comprimidos, em geral, os médicos recomendam uma dose única de 150 mg, mas para evitar uma reincidência da doença, recomenda-se uma dose única mensal de 150 mg com tratamento que poderá persistir até 12 meses, mas somente o médico é quem poderá determinar.

Já para os tratamentos com a pomada, esta deve ser aplicada sobre as regiões afetadas pela Candidíase todos os dias por um prazo de 7 a 10 dias. Em algumas situações o médico poderá até sugerir que o tratamento seja estendido por mais alguns dias.

Coceira Íntima

Coceira na região vaginal por vezes pode ser um dos sintomas da Candidíase vaginal, ou então situações alérgicas que pode até ser causada por conta do uso de calcinhas que não sejam de algodão chegando a causar irritação e com uma coceira cada vez mais intensa.

Quando a coceira tem a ver com uma reação alérgica, a manifestação é na parte mais externa da vagina, porém, quando essa coceira acontece mais no interior do órgão, é bem provável que se trata de uma infestação por fungos ou bactérias, e geralmente vem acompanhada por corrimento e até mesmo um inchaço na região.

Como tratar a coceira íntima -para tratar esse problema com o Fluconazol, certamente que primeiramente será necessário consultar um médico para que o diagnóstico seja garantido.

Se a coceira é um sintoma da Candidíase, o creme vaginal Fluconazol poderá ser uma das opções em medicamento e, nesse caso, deve-se aplicá-la o mais fundo possível dentro da vagina.

Para fazer a aplicação, a mulher deverá deitar com as pernas bem abertas e introduzir o aplicador cheio do creme, bem no fundo da vagina. A medida que vai liberando o medicamento, o aplicador deverá ser retirado do interior do órgão.

Corrimento Esbranquiçado

A presença de corrimento branco na vagina pode ser sintoma de Candidíase vaginal. Mas também existem outras complicações que apresentam esse sintoma, como é o caso da Vaginose Bacteriana que é uma das alterações que pode acontecer na flora vaginal.

Em geral, o corrimento vaginal ainda vem acompanhado de coceira ou ardência e para evitar maiores complicações, é melhor buscar por ajuda de um bom ginecologista para saber do que se trata e começar logo um tratamento adequado.

Já o corrimento que não vem acompanhado de coceira ou sensação de ardência, pode até ser algo normal, lembrando que algumas vezes a mulher pode apresentar esse corrimento sem cheiro e com uma coloração esbranquiçada que serve como lubrificante da vagina.

Ainda com respeito a esse corrimento, quando ele se apresenta com uma semelhança a clara de ovo, uma coloração transparente transparente, pode ser apenas um sinal de que a mulher está no período fértil.

Como tratar o corrimento – para tratar o corrimento esbranquiçado, especialmente com mau cheiro que caracteriza uma infecção, o Fluconazol é uma das opções em medicamento no mercado. Nesse caso o tratamento pode ser com:

  • Fluconazol comprimidos – para as mulheres que optarem pelo comprimido do Fluconazol, em geral, o médico recomenda 1 dose única de 150 mg
  • Fluconazol creme vaginal – esse deve ser aplicada 1 vez ao dia no período da noite antes de ir para a cama.

Fluconazol dose única

O remédio Fluconazol em qualquer situação não pode ser usado sem a devida orientação médica. No caso de usar o medicamento em dose única, isso é bastante relativo, pois vai depender da doença a ser tratada.

Por vezes, mesmo se tratando de dose única, essa dose única pode ser semanal ou até mensal, sempre segundo a orientação médica.

Efeitos colaterais – é preciso ter muita cautela ao usar esse medicamento, pois ele apresenta uma variedade de efeitos colaterais e além disso, ainda existem as contra-indicações que precisam ser respeitadas.

Nomes comerciais do Fluconazol

  • Flucomed
  • Flucazol
  • Fluconal
  • Flunazol
  • Flutec
  • Zoltren
  • Glyfucan
  • Monipax
  • Pronazol
  • Riconazol
  • Triazol
  • Zoltec
  • entre outros.

Preço desse medicamento – o remédio Fluconazol tem um valor que varia de acordo com a sua apresentação e com a marca fabricante.

Pomada Fluconazol

A pomada Fluconazol é uma das mais indicadas no tratamento de infecções fúngicas que atacam a pele, porém ele é indicado somente para uso externo.

Modo de usar – para tratar infestações externas tanto no homem como na mulher, basta aplicar a pomada sobre a pele com camadas finas.

Em qualquer situação, o tempo do tratamento vai depender da orientação médica.

Preço da pomada – o valor da pomada Fluconazol varia de R$ 15,00 reais a R$ 25,00 reais dependendo de onde ela é buscada.

Leia também: