FACHADAS DE muros Residenciais e para condomínios



By Mari | setembro 12, 2017.

No Brasil o muro de uma residência ou de um condomínio deixou de ser apenas uma construção de segurança para os que ali residem, atualmente as fachadas dos muros também servem para decorar e dar mais modernidade ao local onde ali mora apenas uma família ou várias como é o caso do condomínio.








Neste texto vamos trazer diversas ideias para construir o muro residencial atendendo as necessidades tanto de segurança quanto a aparência visual para que tudo possa se harmonizar da melhor forma possível.

Estilos em concreto, vidro e outros revestimentos

Algumas dicas a serem seguidas na hora de escolher entre os materiais para as fachadas de muros:








  • Na medida do possível, não esconda o visual do imóvel, mas de qualquer forma, preze pela segurança
  • Opte por uma fachada com estilo condizente ao estilo do imóvel
  • Contrate bons profissionais para executarem os trabalhos

Muros com pedras

Em nossos dias, muita gente prefere se esconder atrás de muros bem altos para proteger-se dos criminosos. Por conta disso, os muros de concreto trazendo os detalhes com pedras decorativas são os mais preferidos, e ainda existem alguns com a cerca elétrica no alto.

Na imagem abaixo a fachada que o muro de pedras oferece compensa a ideia de esconder a casa. O muro com pedras decorativas é alto e traz a combinação com o concreto e portões de madeira e ainda oferece os canteiros com algumas flores bem atraentes.

As fachadas de muros com as pedras decorativas são atemporais e para isso, podemos contar com diversas espécies de pedras, cada uma com suas características para valorizar todo o imóvel. Na imagem abaixo temos mais um muro de pedras alto para proteger os moradores.

Quando a ideia é mostrar exclusividade em uma fachada, os muros de pedra combinando com outros materiais sempre são uma boa escolha, ainda mais se nessa ideia a intensão é um estilo mais rústico. Veja que a maior parte desse muro é feito com pedras sobrepostas que provavelmente revestem um muro de alvenaria.

Nossa próxima imagem mostra um muro construído com pedras de granito. Essas pedras em estado bruto, são bem irregulares e bastante ásperas, o que contribui para que o trabalho de construção fique mais garantido quando são coladas com argamassa.

Muros de Condomínios Fechados

Assim como um imóvel residencial único, também os condomínios residenciais tem exigido maior segurança nos últimos anos, pois nunca se sabe quando os bandidos poderão agir. Na imagem abaixo vemos um muro bem alto feito de concreto combinando com as grades de metal.

Mais uma grande muralha que nos lembra um pouco uma muralha de castelo. Veja que mais uma vez temos um muro de concreto muito bem construído para oferecer maior proteção a condomínios residenciais em grandes cidades.

Nossa próxima imagem traz um muro bem extenso construído com os blocos de concreto para ajudar na segurança. Na verdade, esses blocos são preenchidos com o concreto e no final do trabalho se tornam maciços aumentando ainda mais a segurança, inclusive para proteger contra as balas perdidas.

Em algumas situações, a preocupação com a segurança nos condomínios não é menor do que a preocupação com a beleza das fachadas de muros e isso, por vezes resulta em um muro que é uma verdadeira fortaleza. Veja na imagem abaixo, que além de bastante elegante, o muro de concreto é bem alto.

Outra imagem mostrando um muro com uma grande extensão que demonstra muita segurança para quem fica do outro lado. Esse muro é construído em alvenaria ou quem sabe em concreto rebocado e ainda no alto encontramos a cerca elétrica para aumentar a segurança.

Fachadas de muros de vidro

Quando a intenção é mostrar toda a fachada do imóvel, os muros de vidro se tornam a melhor solução. Para esse tipo de muro, temos uma estrutura de concreto construída especialmente para suportar as placas de vidro blindado que são bem pesados e resistentes a impactos fortes.

Mais uma ideia de muro de vidro para deixar toda a fachada do imóvel a vista sem descuidar da segurança. Agora temos um muro com placas de vidro levemente esverdeados que são presos a uma estrutura metálica, uma boa ideia para quem busca por uma fachada moderna.

Mais uma ideia bem inteligente para quem desejar oferecer proteção ao imóvel sem esconder a fachada. Com muita elegância, a estrutura de concreto do muro combinando com as placas de vidro fixadas em barras de metal deixam toda a fachada do imóvel bem visível.

Outra imagem mostrando um exemplo de muro de vidro não muito alto que também contribui para deixar bem a vista a fachada do imóvel. Como podemos perceber, trata-se de um muro com estrutura metálica e vidros levemente esverdeados, além de uma soleira de concreto e granito.

Valorizando a fachada de todo o imóvel, o muro de vidro combinando com a estrutura em alvenaria chama a atenção pelo design que oferece. Como podemos ver, as pilastras  e a viga de concreto são bem reforçados onde se encontram fixados as placas de vidro levemente escurecidos.

Muros de casas e residências modernas

Para aqueles que se preocupam com a segurança do imóvel, mas não querem esconder a fachada por completo, podem optar em um muro de alvenaria com portões de metal. Veja o exemplo na imagem abaixo onde também temos alguns detalhes cm pedras decorativas.

Nossa próxima imagem mostra um modelo de muro muito moderno com uma forma curva no terreno de esquina. O muro construído em alvenaria com uma boa altura ainda traz os detalhes com frisos bem trabalhados para valorizar o visual.

Mais uma ideia de muro que oferece um design mais simples, construído em alvenaria com reboco e trazendo os portões de vidro. Veja que agora o muro só deixa o telhado do imóvel a mostra, uma boa ideia para quem prioriza a segurança para o imóvel.

 

Se você está buscando por uma ideia bem diferente para construir o muro de sua casa, poderá se inspirar na imagem que temos abaixo. Podemos ver que parte desse muro bem alto, é construído em duas alturas e tem até um canteiro com folhagens que chamam a atenção.

Na imagem seguinte temos entre as fachadas de muros, um modelo trazendo uma mistura de materiais. Como podemos perceber, parte do muro apresenta um revestimento com pedras decorativas e outra parte é de alvenaria, enquanto que os portões são de metal.

Quando se trata de proteger o imóvel, certamente que precisamos dar prioridade a esse quesito se quisermos viver em paz. Faça seus planos e busque por um bom projeto, mas seja qual for o modelo de muro que decidir colocar em seu imóvel, invista em qualidade acima de tudo.

 









Leia também...