Tratamento Argila Verde para Varizes na Perna, como fazer

A ideia de usar a argila para cura das doenças, não é nova. Na verdade a Argiloterapia remonta os tempos antigos, ainda antes do cristianismo quando as civilizações egípcias entre outras, usavam o barro para curar diversos males do corpo.

Usada tanto na forma de cataplasmas como na forma oral, a argila, é muito eficaz nos tratamentos de saúde, pois é um material rico em minerais e propriedades antioxidantes conferindo bons resultados quando usada de forma correta.


Por isso, agora vamos comentar um pouco sobre o tratamento argila verde para varizes, um dos muitos benefícios que esse medicamento natural tem para nos oferecer sem precisarmos gastar tanto para isso.

A Argila Verde

A argila verde é um material natural muito requisitado para tratamentos diversos, e desde muitos anos tem sido usada na forma de emplastros para tratar feridas na pele, contusões, entorses entre outras complicações com inflamação na pele e no sistema músculo-esquelético.


Na argila verde existe a predominância de um mineral denominado Montmorilonita, o que dá a cor para a argila. Esse mineral é rico em óxido de ferro que combinado com outros minerais encontrados na argila, fazem desse material muito importante na medicina alternativa.

Além disso, a argila verde tem pH neutro com ação absorvente o que faz desse material ainda mais valioso para ser usada na medicina natural.

Argilo-terapia nos Membros Inferiores

Especialmente a partir dos 35 ou 40 anos de idade, é comum o ser humano começar a sofrer com os edemas nos membros inferiores do corpo que, se não tratado com uma certa urgência podem se agravar e causar a dilatação dos vasos sanguíneos causando as temidas varicoses e varizes.

Um dos benefícios da argilo-terapia é justamente prevenir ou tratar dessas complicações, graças a ação relaxante que ela oferece sobre os músculos.

Além disso, os cataplasmas feitos com a argila contribuem para reativar a circulação sanguínea e no caso das varizes e varicoses, isso é de fundamental importância uma vez que isso ajuda a oxigenar e nutrir os tecidos nos membros inferiores impedindo que os vasos dilatem causando esses constrangimentos.

Onde comprar a Argila

A argila verde assim como as outras espécies de argila pode ser encontrada facilmente em lojas de produtos naturais, mas é preciso buscar por estabelecimentos qualificados para garantir a qualidade desse material.

Além disso, podemos aproveitar as vantagens da tecnologia moderna e buscar por esses produtos nas lojas virtuais sérias que podem oferecer a argila com valores mais acessíveis.

Como fazer Cataplasma nas Varizes

A argila quando usada na forma de compressas ou cataplasma sobre as varizes, garante muitos benefícios. Nesse caso, o cataplasma deve ser preparado usando-se um pouco de argila verde com água pura com os quais formamos então uma pasta para aplicar sobre a região onde se encontram as varizes ou varicoses.

O cataplasma pode ser coberto com gaze e precisa agir por pelo menos 1 hora antes de ser retirado. Para melhores resultados, aconselha-se fazer esse tratamento argila verde para varizes pelo menos 2 vezes ao dia.

Para quem preferir, poderá ainda fazer o cataplasma no período da noite, combinando a argila com suco de cebola. Nesse caso, é preciso proteger com uma atadura e deixar agir enquanto dorme para retirar apenas na manhã do dia seguinte.

O cataplasma deve ser preparado em recipiente de barro ou madeira, nunca em recipientes de metal, pois segundo alguns especialista, ao entrar em contato com peças de metal, a argila perde parte de suas propriedades.

Entende-se que o principal benefício do cataplasma como tratamento argila verde para as varizes é o fato de a argila favorecer a circulação do sangue e, nesse caso, um tratamento prolongado e continuo, tem tudo para resolver o problema e eliminar os sintomas.

Quais Os Benefícios

Pelo fato de reativar a circulação sanguínea nas pernas, certamente que os sintomas todos causados pelas varizes desaparecerão, não assim facilmente é claro, pois é preciso insistir no tratamento com o cataplasma.

Assim como favorece o tratamento no combate às varizes outros benefícios acompanham, tais como:

  • Alívio às dores nas pernas,
  • Alivia os inchaços provocados pela falta de circulação,
  • Combate a sensação de queimação que acontece por conta da má circulação do sangue,
  • Devolve a sensação de bem estar, lembrando que aos poucos também a má impressão causada pelas varicoses e varizes também deixam de existir com os vasos voltando a funcionar normalmente.

Também não devemos esquecer que, ao fazer um tratamento com cataplasma de argila verde, esse também favorece de outras formas, tais como:

  • Para o relaxamento muscular,
  • Combate possíveis inflamações na região das pernas,
  • Combate possíveis problemas de articulação com inflamação.

Os Resultados

Quando se trata de um problema de saúde agudo, certamente que o tempo de tratamento também será mais curto. Porém, quando se trata de problemas crônicos, mesmo em se tratando de varizes, os tratamentos precisam ser mais persistentes, pois levará mais tempo para se conseguir os melhores resultados.

Levando-se em conta de que medicamentos químicos podem apresentar muitos efeitos colaterais, ao fazermos uso de um tratamento argila verde para varizes, com consciência e paciência para alcançar os resultados, certamente que esses irão surpreender, pois não fosse assim, a Argilo-terapia já teria sido esquecida há muito tempo.


Leia também: