Umectação Capilar para cabelos mais bonitos e Saudáveis

Olá, hoje queremos falar um pouquinhos sobre a Umectação Capilar e seus benefícios que já são conhecidos especialmente para aquelas madeixas cacheadas ou crespas, mas que podem trazer resultados incríveis para qualquer tipo de cabelo.

A umectação faz com que os cabelos fiquem nutridos, mais sedosos e bonitos, maleáveis em com muito movimento. Há quem diga, que uma umectação bem feita, faz milagres nas madeixas.


Acontece muito de você hidratar seus cabelos, e mesmo assim não obter resultados positivos, não é verdade? Pois é ai que entra a umectação que vai nutrir os fios, repondo neles os lipídios e outros nutrientes perdidos através das químicas, e a intempéries do tempo.

O que é

Para você entender melhor, quando seus cabelos se apresentam ressecados, sem vida e sem brilho, com aquela porosidade e aparência enfraquecida, é hora de apostar na umectação.


Assim você terá cabelos brilhantes, fortes e nutridos, com aquela aparência saudável, sem frizz e sem pontas duplas, livre dos radicais livres e reestruturados.

Este procedimento deve ser feito a partir de óleos vegetais extra virgens, sem aditivos químicos e totalmente puros. Estes devem ser levemente aquecidos e espalhados nos cabelos da raiz às pontas com massagens.

Quais os Benefícios

Os benefícios são vistos de imediato, assim que você lava e seca seus cabelos, já para para perceber que estes ficam:

  • Mais brilhantes e saudáveis;
  • Sem pontas duplas e ressecadas;
  • Sem frizz;
  • Cabelos nutridos;
  • Cabelos sem ressecamento e sem aspereza;
  • Fios selados;

Produtos necessários

A umectação é feita com óleos vegetais como de:

  • Oliva Extra virgem
  • Óleo de macadâmia
  • Óleo de gergelim
  • Óleo de rícino
  • Óleo de amêndoas
  • Óleo de abacate
  • Óleo de coco
  • Óleo de argan
  • Óleo de semente de uvas entre muitos outros.

Como já disse, estes óleos devem ser extra virgem e sem aditivos químicos.

Hoje existem muitas linhas de produtos para cabelos que trazem óleos para fazer a umectação, entre elas a Loreal, Elseve, Shalon Line, Niely Gold entre outras.

Passo a passo para fazer

Bom,é importante saber que os óleos não penetram nas cutículas dos cabelos, e  estes não precisam estar com as cutículas abertas,  e portanto a umectação deve ser feita nos cabelos sujos ou semisujos.

Mas existe um passo a passo a ser seguido que facilita este cuidado com seus cabelos, veja:

  1. Escolha o óleo que mais combina com seu cabelo e passe-o de mecha por mecha nos cabelos, massageando muito bem, da raiz as pontas;
  2. É imprescindível  a massagem no couro cabeludo de forma bem feita, pois isso irá estimular a circulação do sangue no couro capilar, além de impulsionar o crescimento dos fios, com mais saúde:
  3. Agora pegue um tecido de malha ou mesmo uma camiseta de malha velha e enrole na cabeça para proteger os cabelo;
  4. Durma a noite com os cabelos embebidos no óleo, assim os fios terão muito tempo para ficarem nutridos;
  5. Logo de manhã, lave os cabelos com água fria para tirar o excesso do óleo e passe 2 vezes o seu shampoo de costume;
  6. Enxague bem e passe o condicionador do seu uso somente nas pontas;
  7. Agora retire o excesso de água com um pano de malha sem esfregar os cabelos:
  8. Passe um creme de pentear próprio para o seu tipo de cabelo e espalhe bem pelos fios, e penteie bem com um pente de dentes largos;
  9. Quando seu cabelo secar, você irá perceber os resultados, que serão de cabelos bonitos, macios e saudáveis;

Obs.: O ideal é que você faça a umectação durante a noite, pois assim, o efeito dos óleos será mais prolongado nos fios, trazendo resultados ainda melhores.

Quando Refazer

O ideal é que a umectação seja feita a cada 10 dias mais ou menos,  mas caso seus cabelos estejam muito ressecados, poderá repetir uma vez  por semana, tranquilamente, até que estes se recuperem.

Fotos Antes e Depois

Quando você tem a oportunidade de comparar fotos do antes e depois de cabelos que receberam a umectação, você pode entender o quanto este tratamento capilar é importante e faz a diferença nos fios.

A umectação é muito bem vinda para mulheres que possuem cabelos cacheados e crespos, mas pode e deve ser usada por todas as mulheres, independente do tipo de cabelo, e até pelas que estão em transição capilar, querendo voltar a conservar os fios naturais.

Então é isso, agora você já sabe que a Umectação Capilar é indispensável no processo de cuidados com a saúde e nutrição dos cabelos. E já entendeu que não adianta só hidratar, pois os fios precisam de hidratação, de nutrição e reconstrução, uma vez que estão em constante perda de nutrientes e massa.

E é importante lembrar também de que apenas uma vez que você faça a umectação não irá deixar seus cabelos como você gostaria, pois este é um tratamento que leva tempo, e portanto deverá ser repetido várias vezes para que os resultados sejam evidentes.

Escolha o tipo de óleo que mais se adéqua aos fios do seu cabelo e garanta fios mais bonitos e seu vi8sual, é claro, impecável. Afinal de contas, os cabelos são considerados a moldura do rosto, e precisam estar bem cuidados, com certeza!!


Leia também: