Hidratação para cabelos crespos caseiras e as dos salões

Para manter uma boa hidratação para cabelos crespos, é preciso seguir uma rotina rigorosa e usar de alguns truques que irão garantir cachos sempre perfeitos, bonitos e bem com movimento.

É comum os cabelos ficarem sem brilho, embaraçados, e com aquele volume horrível. Mas nem por isso, você precisa pensar em alisamento ou algo assim.

Recomendamos a leitura de Cortes de cabelo curto crespo que caso você esteja interessada em mudar o seu visual para um corte mais atraente e moderno.

hidratacao caseira para cabelos crespos

Comece os cuidados na hora de lavar, evite água muito quente, e aposte em produtos específicos para cabelos crespos, com nutrição e hidratação.

Fuja do secador, o ideal é deixar seus cabelos secarem naturalmente.

Alguns produtos a base de silicone, queratina, óleo de abacate, de ojon de argan, manteigas de karité, são aliados certeiros dos cabelos crespos. Existem muitas marcas que oferecem produtos para ajudar você a manter seus cachos hidratados.

Entre elas a Belo Fio, Vichy, Natura, La Roche Pòsay, Alfaparf, Lowell, Boticário e tantas outras.

Mas, os salões de beleza estão prevenidos com produtos e técnicas poderosas que podem fazer verdadeiros milagres nos cabelos de imediato. Veja algumas técnicas:

Hidratação Amino Apple

 

A base de aminoácidos, esse tratamento tem o poder de nutrir, controlar o frizz, definir os cachos e selar as pontas.

Depois dos cabelos devidamente higienizados, aplica-se uma máscara que deverá permanecer por 20 minutos nos cabelos e depois enxaguados. O efeito pode permanecer até 2 meses nos cabelos.

Hidratação de neon

 

  • À base de óleos de melaleuca e de jojoba, que são aplicados sobre o cabelo seco, certamente estes cabelos recebem em seguida um banho de luz verde emitida por um aparelho especial.

O resultado é de cabelos brilhosos, super hidratados e fios regenerados, além disso, o tratamento tem efeito bactericida.

  • É preciso 4 sessões com intervalo de uma semana entre para um tratamento completo.

Efeito anti stress capilar

 

Certamente, cutículas fechadas e cabelos nutridos são conquistados a partir de um fluido rico em vitaminas e proteínas.

Da mesma forma, é aplicada uma prancha de ultrasson que potencializa a absorção do fluido. Esse é um tratamento que pode ser repetido a cada 15 dias.

Como sabemos, esses tratamentos não são tão baratos, e nem todo mundo tem condições de fazê-los, mas existem opções potentes que podem ser feitas em casa mesmo, com ingredientes muito caseiros. Veja:

Fazendo hidratação dos seus cabelos crespos em casa mesmo

Faça um preparo de:

  • Meio abacate
  • 1 clara de ovo
  • 1 copo de água

– Bata tudo no liquidificador e aplique nos cabelos limpos e úmidos, da raiz as pontas. Deixe agindo durante 20 minutos, depois enxágue em água fria.

– Essa mascara vai evitar o ressecamento, nutrir os fios e proteger. Portanto, faça esse procedimento uma vez por semana ou até duas se necessário, e você vai ver seus cabelos bem hidratados e bonitos.

Você pode fazer a hidratação com babosa também, é muito fácil e você poderá passar ela somente ou numa mistura de babosa com azeite de oliva ou óleo de coco.

Umectações

 

Com óleo de coco, azeite de oliva, óleo de rícino, óleo de amêndoas, e tantos outros, você pode fazer uma umectação poderosa para seus cabelos.

Assista o vídeo da Vânia Lima que ensina a fazer a Umectação com óleo de Coco

Esta deve ser feitas pelo menos uma vez por semana.

Reconstrução

 

À base de queratina e aminoácidos você pode fazer uma reconstrução uma vez por mês. Prefira a queratina líquida e logo após aplique uma máscara de reconstrução.

Assista os passos e reconstrua os fios crespos já

 

Descobrindo o grau de porosidade capilar

 

É importante descobrir o grau da porosidade dos seus cabelos, para fazer o tratamento adequado. Descubra aqui como é fácil:

  1. Pegue um copo com água;
  2. Pegue um fio do seu cabelo quando este estiver bem limpo;
  3. Coloque o fio dentro do copo e aguarde por 7 minutos;

Observe:

Se o cabelo boiar – caso aconteça dos fios boiarem, é sinal de que os cabelos estão com a porosidade baixa. Nestes casos, é bem provável que os fios tenham uma aparência mais ressecada, uma vez que o condicionador não consegue penetrar nas cutículas.

Se o cabelo ficar no meio do copo – Se acontecer isso, é sinal de que seus cabelos estão saudáveis, pois não estão nem com as cutículas fechadas nem abertas demais. Nessa situação, eles tanto permitem a recepção dos nutrientes suficientes, como também, não os perdem em excesso.

Se o fio de cabelo afundar – Se acontecer isso, é sinal de alerta, pois seus cabelos estão com escamas abertas e porosidade intensa. Nessa situação os cabelos estão sem brilho, sem maciez e com aquele aspectos quebradiço e áspero.

 

Depois de saber o grau de porosidade o que fazer

 

Uma vez que você descobrir o tipo de porosidade que seus cabelos apresentam, é hora de começar a fazer o tratamento. Então:

Se estiver com porosidade baixa – Se estes estiverem com as cutículas muito fechadas, nem mesmo a água e os condicionantes serão absorvidos. Então equilibre a porosidade apostando em hidratações constantes nos fios.

Se estiver com porosidade média – Nesta situação o ideal é investir em nutrição para repor os lipídios, vitaminas e nutrientes. Assim seus cabelos se manterão saudáveis, maleáveis e brilhosos.

Se estiver com porosidade alta – Esta situação acontece geralmente pelo uso excessivo do secador, chapinha, e ainda produtos químicos. Neste caso, o ideal é investir na reconstrução dos fios. Assim as cutículas se fecham e os fios fiam mais resistentes.

 

Potencialize o tratamento dos fios crespos ou cacheados

 

Os cabelos crespos e cacheados naturalmente ressecam mais rapidamente do que os lisos. E portanto precisam de atenção redobrada. Para tanto existem algumas técnicas:

Técnica da Fitagem

Separa os cabelos em pequenas mechas para passar a máscara de tratamento é uma das melhores maneiras de hidratar. Isso porque o produto penetra profundamente nos fios :

  • Depois de lavar os cabelos, retire o excesso de água com uma camiseta;
  • Separe finas mechas de cabelo e vá passando a máscara;
  • Separe em mechas ainda mais finas e vá penteando com os dedos;
  • Deixe a máscara agir de acordo com o prescrito na embalagem;
  • Passado o tempo, é só enxaguar muito bem e finalizar com o condicionador;

Técnica do coque

O fato da divisão das mechas em fitas menores, facilita a penetração do produto nos fios, tornando a hidratação ainda mais potente. Então:

  • Depois de aplicar a máscara nos fios como na técnica da fitagem, o segredo está em fazer pequenos coques das fitas de cabelo e prender na cabeça com grampos;
  • Deixe agir pelo tempo necessário e se quiser poderá deixar até um pouco mais;
  • Enxágue e termine como no procedimento da fitagem;

Técnica da hidronutrição

Se os seus cabelos estão com falta de definição e co aquele terrível frizz, é bem provável que esteja precisando de nutrição. Assim será feita a reposição da água e dos lipídeos, ou seja, da gordura nos fios.

Na hidronutrição além dos lipídeos e a água, ainda serão repostos os aminoácidos e ceramidas. Então:

  • Separe a quantidade de máscara de irá usar para a hidratação e nutrição dos seus cabelos, e acrescente algumas gotinhas de óleo que pode ser o de coco, melaleuca, argan, azeite de oliva, de macadâmia ou até mesmo o óleo capilar;
  • Lave bem os cabelos, e retire o excesso de água com uma camiseta;
  • Agora aplique a máscara normalmente como nos procedimentos anteriores;
  • Enluve cada mechinha da raiz até as pontas;
  • Deixe agir pelo tempo necessário e então enxágue;

 

Quer ter cabelos crespos de causar inveja?

 

Eles com toda a certeza, não ficam assim sem esforço algum, é preciso tomar algumas atitudes. Então:

  • Tenha uma dieta equilibrada – coma frutas, verduras, legumes, nozes e cereais integrais;
  • Corte as pontas ressecadas pelo menos a cada 3 meses, pois eles renovam a força e a vivacidade;
  • Se pintar, saiba qual é a tinta que vai usar, pois algumas ressecam muito os fios;
  • Nunca lave os cabelos com água muito quente. Não adianta usar bons
  • produtos se a água é quente demais;
  • Faça massagens no couro cabeludo;
  • Use produtos específicos para cabelos crespos;
  • Use condicionador, eles fecham as cutículas;
  • Penteie com pentes de dentes largos e somente enquanto estão molhados. Evite isso em fios secos;
  • Modele os fios apostando em gel hidratante e spray para intensificar o brilho e prevenir o ressecamento;
  • Pomadas, silicone ou ceras são ótimos para ajudar a baixar o frizz;
  • Produtos à base de óleo de melaleuca, silicone, colágeno, elastina extratos e óleos vegetais, vitamina E e ceramidas são ótimos para resolver o problema das Pontas duplas.

Certamente que todos esses são passos de  hidratação para cabelos crespos são simples.

E se seguidos à risca podem ajudar a valorizar ainda mais seus crespinhos.  E com efeito, deixá-los lindos para qualquer momento.