Montando o Quarto Montessoriano para seu pequeno Filho

Montessoriano é um estilo de decoração muito moderno, indicado apenas para ambientes infantis e como em nossos dias, um estilo de decoração diferente é bastante valorizado, nada como unir o útil ao agradável, projetando uma decoração que poderá garantir muitas vantagens para as crianças.

O que o estilo Montessoriano?

Estilo montessoriano na decoração é um estilo pensado para o ambiente onde a criança vive, pensando especialmente no seu bem estar, sua segurança e também contribuindo de alguma forma com o seu aprendizado, pois a decoração apresenta elementos que contribuem diretamente no cognitivo da criança.


Na decoração, tudo deve contribuir para que a criança possa interagir com os móveis e se possível com cada uma das peças decorativas no ambiente. Dessa forma, as crianças podem viver suas fantasias dentro daquele espaço que é só deles.

A Cama Montessoriana

A começar pelo modelo da cama, vemos que tudo contribui para a satisfação da criança, mas acima de tudo favorece a segurança. Projetada com consciência, a intenção na decoração é promover a autonomia da criança.


A seguir um modelo de decoração de quarto para bebê menina com direito a cor bem característica do público feminino. Mais uma vez, o berço em estilo montessoriano favorece a comodidade do bebê.

Outra imagem mostrando com clareza como é um berço para o bebê quando se trata de preservar a segurança da criança e permitir sua autonomia mais cedo. Podemos ver que o colchão vai ficar bem rente ao chão favorecendo a saída e entrada do bebê.

No quarto Montessoriano, tudo contribui para o lúdico, a começar pela forma do berço, até os detalhes em toda a decoração. Agora temos uma cama de casinha bem reforçada combinando com decoração alusiva aos cinco continentes.

Mais um modelo de decoração com estilo Montessoriano para bebê menina com direito até  mesmo à bandeirinhas, tudo para chamar a atenção para o lúdico na criança. Podemos ver, mais uma vez que o colchão fica a uma altura bem apropriada para facilitar o acesso ou a saída da criança.

Outro modelo de decoração muito charmoso para quarto de bebê menina. Com as cores combinando entre si, tudo é devidamente projetado para facilitar a vida da criança que pode transitar por todo o quarto sem a supervisão de um adulto.

Mais um modelo bem interessante de decoração onde o estilo Montessoriano é bem característico. Além do berço que traz o colchão rente ao piso, ainda temos as figuras de animais para contribuir com as brincadeiras da criança.

Quarto de criança bem decorado de forma a contribuir com as brincadeiras enquanto a criança aprende a desenvolver seu lado lúdico. Bem espaçoso, as cores na decoração também ajudam a valorizar a luminosidade do ambiente.

Outro exemplo de decoração de quarto Montessoriano que tem tudo para contribuir com a satisfação da criança que gosta de viver em seu mundo encantado enquanto aprende a desenvolver seu cognitivo de forma simples e descontraída.

Mais um modelo de decoração para quarto de crianças onde temos uma cama Montessoriana bonita e funcional. Veja que tudo é devidamente projetado para que a criança transite pelo seu ambiente de descanso sem que nada dificulte suas aventuras.

Mais um modelo de decoração com tema de animal para o quarto de crianças. A decoração com as figuras de animal na parede contribui para que a imaginação da criança flua enquanto se diverte no seu ambiente de descanso.

Sempre com a mesma característica a cama estilo Montessoriano é encontrada em modelos bem variados, desde os mais simples aos mais sofisticados, mas todos com o mesmo objetivo, ajudar a criança a viver no seu mundo sem precisar de ajuda para ir e vir no ambiente.

Outro modelo de decoração de quarto de bebê onde tudo é planejado para que a criança possa se virar sozinha sem precisar da atenção dos adultos. Com isso, a criança dá menos trabalho para os pais ou responsáveis.

Outro quarto de bebê menina com tudo o que é necessário para a criança ao alcance de suas mãos. Veja que tudo na decoração é pensado para promover o bem estar da criança enquanto ela se desenvolve naturalmente sem precisar da interferência dos adultos.

Ainda mais uma imagem mostrando o que é um quarto Montessoriano. Bem decorado, apesar de simples, esse quarto tem tudo o que a criança precisa, seja para as horas de descanso ou para as horas das brincadeiras.  

Quanto Custa e Lojas

A decoração de um quarto Montessoriano certamente pode apresentar preços bem variados, pois tudo vai depender da sofisticação para essa decoração.

Em se tratando de uma cama Montessoriana os valores podem ficar entre R$ 350,00 reais a até R$ 1300,00 com direito a um maior número de elementos decorativos, mas como já adiantamos, os valores são bem relativos.

Para quem pretender buscar por essas camas através das lojas online, podemos citar lojas como:

  • Ponto Frio,
  • Móbly,
  • Dáfiti,
  • Grão de Gente,
  • entre outras.

Cada uma dessas lojas apresentam modelos bem diversos capazes de agradar e encantar.

Processo de Montagem

Assim como outros móveis que em geral são comprados através das lojas online, também as camas Montessorianas vem acompanhadas com manual de instrução para a montagem.

É claro que será necessário ter em mãos, algumas ferramentas como, por exemplo chaves de fenda ou philips, mas para quem tem alguma dificuldade para montagem, poderá buscar por um profissional especializado para realizar todo o trabalho.

Outros itens na decoração

Para compor uma decoração ao estilo Montessoriano, é claro que será preciso outros itens decorativos. Nesse caso, vai depender muito da imaginação e criatividade de cada um, mas podemos citar alguns itens que não deverão faltar nessa decoração, tais como:

  • Papel de parede personalizado para menino, menina ou unissex,
  • Penteadeira (quarto de menina),
  • Almofadas,
  • Brinquedos,
  • Tenda do índio,
  • Balcões,
  • Cadeiras,
  • entre outros itens.

É importante lembrar que cada móvel que fará parte da decoração precisa ser acessível à criança e, acima de tudo deve proporcionar todo a segurança que a criança necessita, pois a intenção será permitir que ela se vire sozinha no ambiente.


Leia também: