Desenhos de Coordenação Motora para Imprimir, atividades

Todos sabemos que a questão de coordenação motora tem a ver com a sincronia entre os movimentos do cérebro, dos músculos e articulações. E hoje vamos falar de Desenhos de Coordenação Motora para Imprimir, uma ferramenta que irá contribuir fluentemente para a coordenação motora fina.

Enquanto a coordenação motora grossa define-se pelos movimentos da criança como o rastejar, andar, pular, correr, saltar, subir e descer, a Coordenação motora fina define-se por movimentos mais delicados como o de escrever, pintar, desenhar, recortar, encaixar, montar, desmontar, abotoar e desabotoar entre outros.




E essa parte é essencial desde que a criança nasce e começa dia após dia o seu desenvolvimento. Na verdade, os 2 tipos de coordenação devem andar juntos para que a criança consiga se desenvolver por completo, tanto na questão física como cognitiva.

Objetivo dos Exercícios

No ambiente escolar, a coordenação motora é de extrema importância, e acaba influenciando de maneira direta no desenvolvimento do aluno, no seu desempenho.


Essa ação ou habilidade, é que faz com que nosso corpo tenha movimentos e equilíbrio.

Os 2 tipos de coordenação motora são de suma importância, e na escola, pode-se tanto trabalhar atividades recreativas como pular amarelinha, pular corda, andar sobre uma corda, entre outros.

Como também, poderá atividades que estimulem o movimento das mãos, desde os primeiros dias de aula, para aproveitar ao máximo e o mais cedo possível essa evolução das crianças.

Atividades para Imprimir

Atividades para imprimir é o que não faltam, e entre as que são perfeitas para trabalhar em sala de aula, temos as de pontilhados, onde a criança deverá seguir com o dedinho e depois com o lápis por cima dos pontilhados, obedecendo curvas e dobras.

Essa capacidade de controlar os movimentos é natural no corpo humano e só precisa ser trabalhada. Algumas crianças se desenvolvem com maior rapidez, enquanto outras acabam demorando um pouco mais.

Curvas, voltinhas, atividades com imagens interessantes que sugerem o caminho de animais entre outros, tudo é motivo para que a criança sinta-se interessada em aprender de maneira descontraída.



Desenhos bem diferentes numa mesma atividade, ou seja, que motivem a criança a fazer movimentos diferentes, faz com que aos poucos ela vá se desenvolvendo e aprendendo a controlar seu movimentos, comandando do jeito que quiser.

Outra opção bacana é ao mesmo tempo em que proporciona o exercício da coordenação motora fina, é familiarização e memorização das letras do alfabeto.

Seguir o movimento das ondinhas parece fácil, mas para a criança que está começando a ordenar seus movimentos, isso pode custar um pouco. Mas se faz necessário para o seu pleno desenvolvimento.

É importante também lembrar que a princípio a criança, por falta de coordenação, precisa de desenhos maiores para poder acompanhar, e a medida em que vai educando seus movimentos, o desenho poderá ir diminuindo até chegar ao tamanho normal das letras. 

Essa é uma atividade que poderá se fazer um verdadeiro desafio para a criança, pois linhas retas, são quase impossíveis de conseguir passar o traço exatamente em cima, no entanto com o tempo, se percebe a evolução.

Essa variação de traçados estará preparando a criança para aprender a traçar as letras alfabéticas, e é realmente como se fosse a arte de desenhar que está sendo exercitada.

Portanto, é importante também, incentivar o tracejado das letras alfabéticas em suas diferentes versões como manuscritas,caixa alta e gráficas, maiúsculas e minúsculas.

Trabalhar junto com a coordenação motora fina, também a atenção, concentração, percepção visual, noção espacial, limite, sequencia e organização entre outros elementos é de grande valia.

Qual é a criança que não vai gostar de traçar de maneira divertida o movimento que se imagina que os animaizinhos façam? Elas amam, então pense que incentivo legal!!!!

Aqui temos uma atividade que não é tão simples assim, e podemos contá-la como complexa, especialmente para as séries iniciais. Exige muita atenção e percepção visual, mas é de suma importância oportuniza-la as crianças.

Já as letras alfabéticas em tamanho pequeno que é o tamanho em que normalmente se escreve, vai com certeza ser um desafio absurdo para algumas crianças que estão começando a coordenar suas mãos.

Desenhos maiores e interessantes sempre vão facilitar o trabalho com crianças menores, mesmo assim, não espere que já de início, estas consigam tracejar exatamente em cima do pontilhado.

Essa questão de domínio e percepção visual para fazer o traçado exatamente em cima dos pontilhados não se adquire assim de uma hora para a outra, mas é uma questão de tempo,e depende de criança para criança.

No caso das letras do alfabeto, é necessário que o professor desde muito cedo já ensine a criança onde começar e onde terminar o tracejado. Quanto antes ensinar, melhor.

E não é somente desenhos, voltinhas e curvas, letras e outros que devem ser dados para os alunos tracejarem, pois os números também devem ser aprendidos tanto na questão de nomeação quanto de tracejado. 

Alguns desenhos encantam mais do que outros, e é importante o professor estar aberto a enxergar o que mais conquistará o gosto dos alunos, e ainda respeitar as condições e capacidade de cada um.

Então é isso, agora você já sabe que existem muitas atividades e Desenhos de Coordenação Motora para Imprimir e trabalhar em sala de aula, escolha com carinho!!!!!

 

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 2

Desenhos de Coordenação Motora para Imprimir, atividades



Leia também: