Horta VERTICAL para casa ou apartamento ( tipos, como fazer )

Muitas vezes falta espaço na sua residência para construção de uma horta, os motivos são os mais variados, ou porque você mora em um apartamento ou sobrado sem espaço de terreno, então para lhe ajudar a construir uma horta vertical para fixar os vasos na parede vamos a seguir trazer algumas informações que são muito valiosas.

Algumas dicas para cultivar sua horta:

  • Providencie um local adequado para acomodar os vasos para a horta
  • Se acaso for acomodar contra uma parede de concreto, procure deixá-los levemente afastados para não aquecer com o sol
  • Providencie terra bem adubada para que as plantas possam se desenvolver com saúde
  • Não esqueça de regar as plantas diariamente, especialmente nos dias de verão

Horta vertical de garrafa pet

Já faz alguns anos que a moda da horta vertical chegou e hoje já é bem conhecida, especialmente nas grandes cidades onde, de fato os espaços são bem escassos. E quando a ideia é economizar, nada melhor que aproveitar os litros de PET como vasos.


E quando o assunto é criar um vaso diferenciado para cultivar as plantas junto a parede, as ideias são bem diversas e podemos até aproveitar para economizar a água das regas. Veja o exemplo de vasos integrados feitos com o PET na imagem abaixo assim, a água passa de um vaso para outro.


Nossa próxima imagem mostra as estruturas de madeira servindo de apoio para a horta feita com garrafas PET cortadas ao meio. Essa é uma das maneiras mais práticas de fazer os vasos e o melhor é que eles ficam com um tamanho ideal para acomodar a terra que vai dar sustentação as plantas.

Mais um modelo de vaso feito das garrafas PET para quem desejar plantar uma horta diferente. Veja que agora, os vasos são cortados parcialmente na lateral e ficam suspensos por barbantes um acima do outro na vertical.

Assim como na imagem acima, na imagem abaixo os vasos PET são cortados na lateral e pendurados por fios. Como podemos perceber, essa horta ocupa muito pouco espaço, pois fica colocada entre os dois pilares do imóvel e ainda contribui com a decoração.

Em Vasos de barro

Ao contrário dos vasos feitos com PET, os vasos de barro precisam ser buscados nas lojas especializadas. Além disso, para o preparo de uma horta no sentido vertical, a estrutura que dará sustentação aos vasos precisará ser mais reforçada, pois esses vasos são mais pesados.

Na imagem seguinte temos um modelo de horta cultivada em apartamento que exige mais gastos, pois além dos vasos de cerâmica de várias cores, ainda tem as prateleiras com um bonito design para acomodar esses vasos. Como podemos perceber, a prateleira combina muito bem com as banquetas de madeira.

Nossa próxima imagem nos dá uma ideia para cultivarmos algumas plantas na soleira da janela da cozinha. Podemos ver que os vasos são de cerâmica com modelos diferentes, cada um abrigando uma espécie de planta e estas podem ser flores, temperos, chás e até algumas hortaliças.

Mais uma ideia bem diferente para cultivarmos uma horta, agora com aberturas tipo nichos feitas na parede de um muro. Veja que esses nichos são pintados com cores diferentes e tem formatos diferentes onde existe um vaso de planta acomodado.

 

Mais um modelo de horta cultivada em prateleiras com pequenos vasos de barro e de outros materiais. Como é possível perceber, essa horta é cultivada em um ambiente interno, possivelmente na sala de jantar ou quem sabe em um salão de festas.

Usando deck de madeira para horta

Vejam só que bonito modelo de horta vertical que é cultivada dentro de casa. Muito bem projetada, essa horta é sustentada por um deck de madeira que oferece um bonito design para participar da decoração com grande estilo.

Mais um exemplo bem elegante de horta cultivada em vasos na vertical que são sustentados pelos deck de madeira. Como vemos, a horta está instalada em um espaço bem pequeno, mas isso não impede o cultivo de várias espécies de plantas.

Novamente a presença do deck de madeira para dar sustentação a um pequeno jardim projetado na vertical na sacada do apartamento. Presos ao deck nós vemos apenas quatro vasos pequenos, mas existe um bom espaço de sobra para abrigar outros vasos se necessário.

Não podemos negar a beleza da madeira em uma decoração, não é mesmo? Na imagem abaixo temos outro modelo de jardim sustentado pelo deck de madeira com  vasos de barro e de madeira que dá gosto de admirar.

Que tal essa decoração feita com vasos de flores presos na parede. Essa é mais uma ideia bem criativa para quem deseja cultivar plantas dentro de casa e aproveitar uma parede como estrutura de uma horta. Como podemos perceber, trata-se de nichos de madeira presos a parede que abrigam os vasos e ficam parecendo quadros.

 

Horta com cano de pvc

Outra ideia bem interessante para cultivar uma horta junto a parede ou ao muro do imóvel. Dessa vez, os vasos são preparados com tubos de PVC presos a parede que recebem alguns cortes para abrigar as mudas de plantas variadas.

Sabemos que os tubos de PVC também apresentam algumas conexões e graças a isso, eles podem ser instalados de diversas formas para valorizar o visual da horta. Veja um dos muitos exemplos para dispor esses tubos para plantar a horta junto a parede de concreto.

Outra forma bem interessante para projetar uma horta diferente que também vai contribuir com a ornamentação do jardim. Agora os vasos são de tubo de PVC que são cortados ao meio no comprido e depois presos a correntes ficando um acima do outro bem instalados para receberem as plantas.

Mais uma ideia bem criativa para quem desejar cultivar as hortaliças em casa sem ter que se preocupar com a falta de espaços. Mais uma vez, os tubos de PVC servem como vasos  e ficam presos a uma parede de taquara e como podemos ver, a horta é de causar inveja em muitos horticultores.

Ainda outra imagem de horta vertical para quem desejar aproveitar a ideia. Como vemos, os vasos presos a parede de madeira são feitos de tubo de PVC cortados na lateral e oferecem muito espaço para acomodar a terra adubada para nutrir as plantas.

Depois de todas essas imagens mostrando os muitos modelos de hortas plantadas na vertical, agora você só vai ficar sem cultivar sua horta se quiser. Faça seus planos e decida-se pelo melhor modelo de vasos e certifique-se de que a estrutura para eles dará conta do peso, boa sorte.

Como plantar alface

Veja como semear o alface na sua horta que ficará suspensa na garrafa pet.

 

Plantando tomates


Leia também: