O que é Pecado para Deus, Veja o que está na Bíblia

Em nossos dias, existem muitos cristãos que tem pregado que a lei de Deus foi abolida na cruz e que não precisamos mais nos preocupar com ela, pois somos salvos pela graça e isso basta.

Porém, essa ideia está completamente errada se formos nos basear no que a Bíblia diz e por isso, vamos agora tecer alguns comentários sobre o que é Pecado para Deus e mostrar que a Lei de Deus ainda está em vigor.


O que é pecado

Em I João 3:4 a Bíblia diz o seguinte:

“Todo aquele que pratica o pecado, também transgride a Lei, porque o pecado é a Transgressão da Lei”.

Todo pecado é uma iniquidade independente de ser a Lei dos Dez mandamentos ou não, basta estarmos em oposição àquilo que Deus deseja de nós para estarmos em pecado.


Também no livro de I João 5:17 lemos:

Toda a injustiça é pecado e há pecados que levam para a morte“.

Aqui, João quer nos ensinar de que tanto a transgressão da Lei quanto a não conformidade com ela é pecado, ou seja, o pecado é tudo aquilo que está em oposição a Deus.

Pense nisso: Se a Bíblia diz que pecado é a transgressão da lei.

  • Se não existe lei, como muitos pregam, não existe pecado certo,
  • Se não existe pecado, não precisamos de um Salvador, 
  • Se não precisamos de um Salvador, porque precisamos buscar a Jesus,
  • Se não precisamos buscar a Jesus, porquê ir à igreja, 
  • Se não precisamos ir à igreja, porquê existe a igreja. 

Entendeu agora? O pecado existe e faz a separação entre nós e Deus segundo lemos em Isaías 59:2, “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e vosso Deus e os vossos pecados encobrem Seu rosto de vós, para que não vos ouça”.

Quais as consequências

Ainda no Éden, antes ainda do pecado ter entrado no mundo, Deus disse para que Adão e Eva não comessem do fruto proibido, pois se assim o fizessem certamente morreriam. Ou seja, já nessa ocasião Ele garantiu que a desobediência resultaria em morte, Gênesis 3:3.

O primeiro casal desobedeceu, pecou, mas só não morreu imediatamente porque Deus tinha um plano, o Cordeiro que representava a Cristo que um dia viria para morrer pelo pecador. Mesmo assim, eles foram expulsos do paraíso e condenados a viverem uma vida triste por conta do pecado, dando-nos a herança do pecado que nos acompanha desde o nascimento.

O que é pecado para Deus? Em Romanos 6:23 Paulo nos diz:”Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”.

Quer dizer, se preferirmos pecar, somos condenados a morte eterna, mas se escolhermos obedecer e confiarmos no sacrifício remidor de Cristo, temos a esperança da vida eterna.

Somente quem pode perdoar

Somente uma pessoa tem condições de perdoar nossos pecados, aquela pessoa que sofreu em nosso lugar, morrendo na cruz para nos livrar dos pecados. 

Em I João 1:9 lemos:” Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça.

Porém, assim como Cristo disse para a mulher pecadora pega em adultério quando estava prestes a morrer apedrejada, “Nem eu te condeno, Vá e não peques mais”, João 8:11.

Não basta pedir perdão pelos pecados, é preciso um verdadeiro arrependimento e isso, resulta em uma mudança de atitude para se esquivar do pecado como nos esquivamos de uma víbora em posição de ataque.

Como pedir perdão

Para pedir perdão pelos pecados é muito simples, é só pedir, pois Jesus Cristo nos conhece e está o tempo todo ao nosso lado e está esperando o nosso arrependimento e mudança de vida.

Cristo mesmo disse certa vez aos discípulos quando estes lhe pediram que lhes ensinassem a orar: ” Tu porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás ao Pai (Deus) que está em secreto e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará, Mateus 6:6.

O sacrifício da cruz já foi realizado em nosso lugar, basta agora nós aceitarmos a Cristo como salvador pessoal e lhe obedecermos, não para sermos salvos, mas como sinal dessa aceitação.

Por isso, se formos sinceros e buscarmos a ajuda do Espírito Santo em nossa vida, podemos ser vitoriosos e confiantes de que Cristo vai interceder perante o Pai perdoando nossos pecados.

O novo estilo de vida

A salvação em toda a Bíblia é de graça, não precisamos guardar lei nenhuma para sermos salvos. Porém, ao refletirmos em nossa vida que aceitamos a Cristo como nosso único Salvador, as obras do Espirito Santo que começam acontecer em nossa vida, vai nos impulsionar naturalmente a sermos obedientes a tudo, especialmente às leis dos Dez Mandamentos que são o resumo de tudo o que Deus deseja de seus filhos.

Um novo estilo de vida acontece quando, ao nos arrependermos de nossos pecados, passamos a buscar a direção do Espírito Santo em tudo e em todos os momentos.

Paulo no livro de II Coríntios 5:17 diz: ” E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura, as coisas velhas já passaram, eis que se fizeram novas”.

Um novo estilo de vida, resulta em uma guinada de 180º na vida, uma perfeita transformação.

É interesse do inimigo de Deus Satanás, que os homens acreditem de que o pecado não mais existe, pois assim, a obediência a Deus deixa de existir.

O que é pecado para Deus, é perfeitamente normal para o Diabo e é por isso, que nosso mundo está indo de mal a pior e o Criador sendo deixado de lado a cada dia.


Leia também: