Corpus Christi O que é, A sua Importância na Religião Católica

Entre as muitas festividades que a igreja Católica tem durante o ano, algumas são bastante significativas para a igreja, mesmo não havendo nenhuma comprovação bíblica para que elas aconteçam.

Entre essas festividades, podemos mencionar o Dia de Corpus Christi que é comemorado todos os anos sempre em uma quinta feira.


O que significa

Corpus Christi é um dia santo católico que também é considerado um feriado facultativo. A data é comemorada sempre em uma quinta-feira, sempre com 60 dias depois de comemorada a Páscoa que acaba coincidindo com a quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade.

Esse dia geralmente é comemorado com procissões em vias públicas e, para isso, em algumas cidades, os fiéis se planejam com algumas semanas de antecedência para que no dia anterior ao dia santo as ruas sejam decoradas com grande estilo para festejar o Corpo de Cristo.


Esse evento é considerado pela igreja Católica um dos mais importantes festejado todos os anos, pois nesse dia a igreja celebra a Eucaristia, ou seja o Sacramento do corpo e sangue de Jesus Cristo.

Tradição da Religião Católica

Segundo a história, tudo começou no ano de 1269, quando ocorreu o seguinte fato.

Um sacerdote chamado Pedro de Praga vivia angustiado por conta de algumas dúvidas que pairavam em sua mente com respeito a presença de Cristo na Eucaristia. Por isso, decidiu viajar até o túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo para pedir o dom da fé.

Quando passava por Bolsena na Itália, enquanto celebrava uma missa, mais uma vez a dúvida veio a sua mente e no momento da consagração a resposta veio em forma de um milagre. Conta-se que a hóstia branca transformou-se em um pedaço de carne viva.

Imediatamente, ao saber do ocorrido, o Papa Urbano IV pediu para que os objetos da missa fossem levados para Oviedo seguido de uma grande procissão e foi então que se deu início a esta festividade que permanece até os dias de hoje entre os fieis católicos.

É claro que tudo isso, não passa de uma tradição imposta pela igreja católica, assim como outros muitos sacramentos dessa igreja, mas é importante salientar que nada disso tem algum apoio dentro da Palavra de Deus, a Santa Bíblia.

Segundo a igreja Católica, a Eucaristia teria sido instaurada por Jesus Cristo durante a Santa Ceia na quinta-feira que precedeu a Sua crucifixão. Por isso, de acordo com a tradição católica, o dia é comemorado sempre em uma quinta-feira que sucede ao domingo da Santíssima Trindade, no domingo seguinte do domingo de Pentecostes.

Mas é claro que se buscarmos a Bíblia, vamos perceber que a Santa Ceia foi sim instituída por Cristo quando Ele repartiu o Pão (simbolizando Seu corpo) e o vinho (suco de uva simbolizando o Seu sangue), mas antes dessa cerimônia ainda aconteceu a cerimônia do Lava-Pés, que simboliza a humildade.

A santa Ceia Católica

Na santa Ceia Católica ou cerimônia da Eucaristia, a igreja Católica prega que a hóstia é o próprio corpo de Cristo e não apenas uma representação Dele. Para confirmar isso, pregam que o próprio Jesus Cristo no momento da Eucaristia manda o Seu Espírito sobre a hóstia para que ela se torne o corpo de Cristo em carne viva.

Mas será que de fato é assim? Devemos colocar um pedaço de pão no local do corpo de Cristo e não apenas usá-lo como um simbolismo?

Em Lucas 22:15-19 quando Cristo fala no momento da Páscoa Ele diz: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça;
Porque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus.
E, tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós;
Porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus.
E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim.

Vemos aqui que a mensagem de Cristo não era que o pão se tornasse o seu substituto no momento da ceia e sim apenas um memorial do sacrifício que Ele um dia fez por cada um de nós.

O cristão católico vai à igreja e no momento de tomar a hóstia, simplesmente vai e cumpre com o ritual, sem refletir no que de fato está fazendo, pois não existe aquele preparo espiritual para o momento.

Ao sair, volta à rotina antiga com as desavenças contra o irmão, mentiras, discórdias, enfim, esquece rapidinho de que ele chegou a participar da Ceia, ou seja, não mudou seu coração, pois faltou a reflexão sobre o que de fato deve representar aquele pedaço de pão.

A santa ceia na Bíblia

A Santa Ceia na Bíblia instituída pelo próprio Salvador Jesus Cristo está relatada no livro de Mateus 26:26-30 e também em João a partir do capítulo 13.

Na cerimônia da Santa Ceia Cristo desejava mostrar aos discípulos o verdadeiro sentido do discipulado, e por isso, começou com uma lição de humildade para os discípulos, tendo Ele mesmo tomado da toalha para lavar os pés de cada um deles.

Antes de participarmos do corpo e sangue de Jesus Cristo, precisamos aprender a sermos humildes, submissos. Não basta simplesmente participar de uma cerimônia diferente uma vez ao ano se não reconhecermos e aceitarmos que precisamos mudar.

Nossa vida precisa ser entregue nas mãos do Salvador, mas para isso, precisamos reconhecer a nossa necessidade desse Salvador.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Corpus Christi O que é, A sua Importância na Religião Católica

Leia também: