Qual o PESO IDEAL para cada altura para mulher e homem

Qual o peso ideal? Essa é uma pergunta que nesses tempos modernos muitos homens e mulheres têm feito. E, por conta disso, busca-se por regimes e dietas diversos e até mesmo a ajuda de alguns medicamentos. Quando a ideia é ter aquele corpo sarado para chamar a atenção.

Com toda a certeza, é bem verdade que o anseio por perder ou ganhar peso é muito grande por parte de alguns indivíduos. Todavia, é preciso ser consciente e buscar por ajuda de um profissional da saúde,  para assegurar o melhor método para se conseguir o intento.

Também é bom lembrar que regimes drásticos ou o uso de medicamentos químicos tanto para ganhar como para perder peso,  certamente, pode se tornar perigoso.

Outrossim, para ajudar então àqueles que se preocupam com sua forma e com isso também, desejam cuidar da saúde, acima de tudo, vamos tecer alguns comentários sobre a questão do peso  ideal para homens e mulheres.

Peso ideal para Mulheres

 

Muito embora, seja uma questão de vaidade feminina, buscar pelo peso ideal e mantê-lo é também uma questão de saúde. Certamente,  não apenas para as mulheres, mas também para os homens. Peso demais é altamente prejudicial a saúde. Mas o peso de menos também causa algumas complicações que precisam ser evitadas.

Graças a tecnologia moderna chamada internet, podemos encontrar sites bem variados trazendo algumas fórmulas para calcular o peso ideal. No entanto, para facilitar as coisas e fazer um cálculo rapidamente é preciso descobrir o Índice de Massa Corporal (IMC).

 

O cálculo é feito da seguinte forma

 

Divide-se o peso pela altura ao quadrado e depois compara-se o resultado com a tabela que encontramos abaixo para então descobrir se o peso é ou não ideal.

IdadeIMC ideal
19 a 24 anos19 a 24
25 a 34 anos20 a 25
35 a 44 anos21 a 26
45 a 54 anos22 a 27
55 a 64 anos23 a 28
Acima de 65 anos24 a 29

Veja o exemplo- uma mulher de 30 anos  tem uma altura de 1,70 m e pesa 70 kg. Dividimos 70 por 1,70² e vamos ter o resultado de 24,2 de (IMC)Índice de Massa Corporal,  e se compararmos a tabela vamos perceber que o peso é ideal para essa mulher. 

Outro exemplo –  uma mulher com 28 anos de idade pesa 66 kg e tem uma altura de 1, 69. Fazendo a divisão de 66 por 1, 69² teremos um IMC de 23,15 que também está dentro do peso normal para a sua altura e idade.

Desse modo, com esses cálculos fica muito fácil controlar o peso e manter a saúde.  Mas cuidado para não preocupar-se demais com essa questão. Pois existem pessoas, especialmente as mulheres que mesmo magras, insistem em se achar gordas.  E por conta de regimes drásticos, tornam-se anoréxicas, o que pode lhes causar até mesmo a morte.

Peso ideal para Homens

 

Muito diferente do que acontecia no passado, hoje, os homens também se tornaram mais exigentes com a estética. Em virtude disso, buscam a todo o custo descobrir qual o peso ideal para que,  certamente contribua também com a saúde e o bem estar.

Manter um corpo sarado, com certeza faz bem ao ego, sem contar que o indivíduo evita muitos transtornos para a saúde e vive mais.

Assim sendo, para se conseguir manter a forma, é importante cuidar-se na alimentação. E também praticar atividades físicas regularmente, um conselho válido tanto para homens como para mulheres.

Com respeito ao peso ideal, também para os homens, existem fórmulas diferenciadas para fazer um cálculo correto, e estas também podem ser encontradas na internet.

Ao mesmo passo em que as mulheres, também os homens podem descobrir facilmente se estão ou não com seu peso ideal. Ao passo que podemos usar a mesma fórmula citada para as mulheres. Mesmo com uma tabela diferente para os homens.

Assim sendo, basta dividir a idade pela altura ao quadrado para descobrir o IMC. Mas para facilitar ainda mais, basta visualizar a tabela que aparece abaixo.

 

Tabela  divulgada pela OMS

 

AlturaPeso ideal mínimoPeso ideal máximo
1,50 m42 kg56 kg
1,52 m43 kg57 kg
1,54 m44 kg59 kg
1,56 m46 kg60 kg
1,58 m47 kg62 kg
1,60 m48 kg64 kg
1,62 m49 kg65 kg
1,64 m50 kg67 kg
1,66 m51 kg68 kg
1,68 m53 kg70 kg
1,70 m54 kg72 kg
1,72 m55 kg73 kg
1,74 m57 kg75 kg
1,76 m58 kg77 kg
1,78 m59 kg79 kg
1,80 m60 kg81 kg
1,82 m62 kg82 kg
1,84 m63 kg84 kg
1,86 m65 kg86 kg
1,88 m66 kg88 kg
1,90 m67 kg90 kg
1,92 m69 kg92 kg
1,94 m70 kg94 kg
1,96 m72 kg96 kg
1,98 m73 kg98 kg
2,00 m75 kg

100 kg

Se estiver abaixo ou Acima

 

Já adiantamos que um indivíduo com peso acima do normal, com toda a certeza, tem riscos de saúde tanto quanto aquele que tem peso de menos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, (OMS), uma pessoa com IMC abaixo de 18,5 é considerada desnutrida. E portanto precisará melhorar a alimentação ingerindo um maior número de calorias, sem é claro, descuidar-se das atividades físicas.

Primordialmente,  aqueles indivíduos que estão acima do peso, precisarão cuidar com os excessos de carboidratos refinados, gorduras, e certamente outros alimentos que tendem a promover o aumento de gordura no corpo.

Decerto, para aqueles indivíduos que buscam saber qual o peso ideal e percebem que estão acima do peso, melhor é investir em uma alimentação mais natural.  Semelhantemente, que seja rica em carboidratos compostos, fibras alimentares e outros nutrientes necessários para o organismo.

Com toda a certeza, uma alimentação a base de cereais integrais, frutas, castanhas, legumes e sucos naturais, é sempre a melhor opção para aqueles que prezam pela saúde, enquanto buscam pelo peso ideal.

 

Contrapostos do peso de acordo com  a tabela

 

Acima de tudo, é  importante tomar muito cuidado ao querer determinar seu IMC de acordo com a tabela da Organização Mundial da Saúde. Ainda que esta seja uma referência, é preciso levar alguns pontos em consideração.

Em primeiro lugar, é preciso entender de que o IMC é uma medida global, nem por isso, livre de divergências. Ela precisa ser acompanhada com algumas exceções.

Certamente que uma das grandes controversas desta tabela é que não leva em consideração o índice em pessoas altas. Com isso entende-se que se duas pessoas que tem o mesmo IMC, mas altura bem diferentes entre elas, certamente a pessoa mais alta, irá parecer mais magra.

Similarmente acontece com atletas que normalmente tem um IMC baixo de acordo com a tabela, mas que na verdade, são absolutamente saudáveis.

Com efeito, se pensarmos pelo lado da estética, uma pessoa poderá estar com um IMC negativo, e mesmo assim, estar se sentindo gorda e fora de forma. Certamente, isso acontece, porque cada um tem seu ponto de vista, quando se trata de beleza.

Assim que, é importante também ressaltar que a massa muscular é sempre muito mais pesada do que a a gordura. Consequentemente, uma pessoa que malha muito para aumentar sua massa muscular, como um halterofilista, por exemplo, terá um IMC muito maior.

No entanto, neste caso acima, não é questão de gordura, e sim de pura musculatura. Por isso deve-se ter o acompanhamento de um médico especialista.

Ao passo em que existem as controversas, é importante salientar que essa tabela, vale sim, desde que usada da maneira certa, e é importante se basear nela. Lembrando que pessoas com baixo IMC podem sofrer com desnutrição, enquanto as com alto IMC são mais propensas a problemas de coração.

 

Peso infantil

 

É necessário ter em mente de que essa tabela, não serve como referência para medir o IMC infantil nem de adolescentes até os 19 anos de idade.

Isso, por conta de que o crescimento e aquisição de massa corporal nas crianças e adolescentes, se dá de maneira completamente diferente.

Assim sendo, o correto é sempre buscar ajuda de um médico pediatra ou hebiatra para avaliar se o peso do seu filho é o ideal.

Dessa forma, é completamente inviável a ideia de querer que uma criança entre em algum tipo de regime. Deve ser sempre com prescrição médica.

 

Perigo ao estar com o IMC alto

 

A Organização mundial da Saúde, indica que pessoas com IMC entre 18, 5 e 25 estão dentro da faixa de peso adequado, ou seja, ideal.

Outrossim, que está abaixo de 15 de IMC, geralmente tende a ter problemas de bulimia nervosa e desnutrição e outras doenças relacionadas.

Ao mesmo tempo quem está com o IMC acima de 25, está sujeito a vários tipos de doenças que tem relação com o excesso de peso, como:

  • Diabetes;
  • Hipertensão;
  • Doenças coronárias;
  • Apneia do sono;
  • Ataques cardíacos.

 

Controle do peso

 

Certamente, ninguém consegue manter o peso ideal, se não tiver por hábito uma alimentação saudável, ou uma dieta equilibrada.

Antes de mais nada, é importante salientar de que não adiante comer alimentos saudáveis apenas e pronto. Pois uma dieta saudável tem a ver também com a quantidade, horários e tudo mais.

Assim que nesse sentido também é de fundamental importância avaliar o peso, a idade, a composição de massa corporal, se existem doenças e comorbidades.

Mas, é bacana saber também de alguns outros pontos:

  • Não existe alimento 100% completo ou não. Portanto é importante manter um cardápio bem variado, mas sempre com pequenas porções.
  • A rotina alimentar é essencial. Coma como rei pela manhã, como príncipe ao meio dia e como mendigo no jantar. E o jantar deverá ser sempre até as 7 da noite.
  • Evite ao máximo, e se puder, livre-se dos industrializados, eles fazem um mal tremendo;
  • Faça atividades físicas todos os dias;
  • Descanse e durma o suficiente. Durma pelo menos 8 horas por noite;
  • Se comer carne, opte pelas carnes magras; Mas alto lá, comer demais, sobrecarrega rins e fígado viu?
  • Beba água, muita água, pelo menos 2,5 litros diariamente;
  • Prefira os carboidratos complexos antes dos simples. Coma põe e arroz integral, aveia e outros alimentos com fibras que melhoram  o trânsito  intestinal.
  • Coma frutas, legumes e verduras, de preferência crus;
  • Evite os doces, as gorduras, refrigerantes, sorvetes e outras guloseimas;
  • Evite as frituras;

Assim sendo, você conseguirá ter um controle maior do seu peso, evitando um IMC alto e inadequado, composto de gorduras.

 

Quantas calorias preciso por dia

 

Em virtude de que a ingestão diária de calorias depende de alguns fatores como gênero, idade e atividade física diária.

Em primeiro lugar que normalmente os homens que possuem maior massa muscular, e essas gastam muita energia, devem ingerir mais calorias do que as mulheres.

Em segundo lugar que a idade também tem tudo a ver, pois com o passar dos anos, o metabolismo fica mais lento e a queima de calorias diária é menor, portanto, deverá comer menos.

E por fim, em terceiro lugar, que a atividade diária da pessoa irá determinar se ela queimará mais ou menos calorias, determinando a quantidade de calorias a ser ingerida para saber Qual o PESO IDEAL.