Como calcular o gasto calórico diário e começar perder peso

Saber como calcular o gasto calórico diário pode ser bem interessante para quem está preocupado com a saúde e precisa perder peso e através desse calculo pode se saber o quanto de calorias chegamos a gastar no dia. Com essa informação disponível, além das atividades físicas diárias, é só ingerir uma quantidade de calorias a baixo do que foi calculado para obter-se os melhores resultados.

O gasto calórico conhecido como Basal corresponde à quantidade de energia que o nosso organismo gasta apenas para manter suas funções vitais como o trabalho do coração, dos pulmões além dos demais órgãos. Porém quando se trata de um gasto total de calorias, devemos somar o gasto de calorias basal e os gastos de calorias por todas as atividades realizadas no dia.

Para fazer esse cálculo é preciso considera alguns fatores como idade, sexo da pessoa e o peso e começando então pelo gasto de calorias gastas naturalmente pelos nossos órgãos sem precisar nos movimentar devemos agir da seguinte forma:

como calcular gasto calorico diario

Para os homens – usa-se a seguinte tabela: 18 – 30 anos (14.7 x peso) + 496, de 31 – 60 anos (8.7 x peso) + 829.

Para as mulheres – de 18 – 30 anos (15.3 x peso) + 679, de 31 – 60 anos (11.6 x peso) + 879.

Exemplos – para um homem com 76 kg com 55 anos vamos calcular: 8.7 X 76 + 829 = 1490.2 que equivale as calorias basais gastas no dia.

Já uma mulher com 65 kg e idade de 50 anos podemos calcular: 11.6 x 65 + 879 = 1633 que equivale as calorias basais gastas no dia.

Cálculo total de calorias perdidas – para fazer esse cálculo precisamos seguir uma tabela levando-se em conta o tipo de atividade que cada pessoa faz durante o dia classificando da seguinte forma:

  • Indivíduo sedentário (passa grande parte do dia sentado, mesmo no trabalho) 1,2

  • Indivíduo com baixa atividade (caminha ou pratica atividades pelo menos 2 vezes na semana) 1,3

  • Indivíduo com atividade moderada (faz atividades físicas até 3 vezes na semana) 1,4

  • Indivíduo com atividade elevada (treina mais do que 3 vezes na semana) 1,5

  • Indivíduo com atividade muito intensa (pratica atividades físicas todos os dias na semana) 1,6.

Para descobrirmos então sobre as calorias totais gasta no dia precisamos multiplicar o total das calorias basais gastas no dia com o valor conforme a tabela base de atividades diárias. Sendo assim se esse homem citado acima que gasta 1490,2 calorias basais por dia tem uma atividade muito intensa todos os dias vamos calcular assim:

1490.2 X 1.6 = 2384.32 que equivale as calorias totais gastas no dia.

Já para a mulher que gasta 1633 calorias basais no dia, e tem uma atividade moderada, por exemplo, calculamos assim: 1633 X 1,4 = 2286.2 que equivale as calorias totais gastas durante o dia.

É bem verdade que esses resultados são aproximados, pois mesmo as atividades físicas que cada indivíduo faz têm uma intensidade variada, por isso, vamos passar ainda mais alguns exemplos de quantas calorias é possível perder praticando determinadas atividades.

Mergulho – essa é uma atividade física que contribui para grande perda de calorias ( 15.8 cal/min.) por isso mesmo é que ela é tão recomendada juntamente com o nado de peito que também permite o gasto elevado de calorias (12.4 cal/min.).

Subir escadas – para quem mora em apartamentos, uma boa idéia para perder calorias dispensar o elevador e subir as escadas. Para termos uma idéia, para quem conseguir subir e descer escadas por 30 minutos seguidos perderá mais de 300 calorias nesse tempo.

Outras atividades – têm ainda a prática do basquete (10.6 cal/min.), ginástica aeróbica (8/cal.min.), caminhadas em pista plana (6.2 cal/min.), exercício de step (10.1 cal/min.), dança de salão (3.9 cal./min.). Já para os amantes do ciclismo, para quem pedalar a uma velocidade de 15 km/h pode gastar até 7.7 cal./min.

Devemos entender que quanto mais intensas forem as atividades físicas, maior será a massa muscular que se desenvolverá e conseqüentemente maior serão os gastos de calorias. Por isso, depois que praticarmos exercícios físicos intensos vamos colaborar para que a gordura do corpo seja queimada mesmo quando estivermos dormindo.

Planejamento – quando sabemos o quanto podemos queimar de gordura praticando determinadas atividades no dia a dia, podemos nos planejar combinando nossa alimentação com essas atividades para que em conjunto possamos manter o peso e massa muscular ideal e até mesmo emagrecer sem precisarmos usar algum medicamento.

É sempre importante lembrar que para perder peso precisamos gastar mais energia do que consumirmos, enquanto que se desejarmos ganhar peso devemos agir ao contrário, consumir mais calorias e gastar menos, essa é a lei natural da saúde.

Depois dessas informações, se você está precisando perder ou mesmo ganhar calorias, já pode tomar uma atitude, buscando a melhor maneira para alcançar seus objetivos. Porém, não esqueça de que uma alimentação correta também faz parte nessas atitudes.

Além disso, hábitos saudáveis como as horas adequadas de sono, hidratação do corpo com água pura, evitar bebidas alcoólicas, tabaco, e outros vícios nocivos a saúde, certamente ajudarão a chegar aos melhores resultados.