Ginecomastia sem Cirurgia com Tamoxifeno

Se você já leu outros textos aqui no site sobre Ginecomastia, Certamente você já viu também,  algumas definições sobre o que é essa tal Ginecomastia.

Mas se porventura, está chegando agora, vamos tecer alguns comentários sobre o que é esse problema. Assim como descobrir como ele se desencadeia para o aumento das mamas dos homens. E como fazer a Ginecomastia sem cirurgia.

O que é e as Causas

Ginecomastia é um aumento acima do normal no tecido mamário dos rapazes e homens. Você vai me dizer, mas disso eu já sabia.  Porém, se está aqui lendo este texto é porque não sabe a possível causa.

Em rapazes ou garotos na fase da puberdade,  é quando a Ginecomastia se desenvolve.  Com efeito,  o fator de desregulamento hormonal é a principal causa.

Porém, existem outras causas que contribuem para o aumento mamário, é a questão de saúde.  Da mesma forma, o uso de certas medicações também causam esse problema.

Em homens de idade mais avançada também pode ocorrer a ginecomastia.  E certamente, neste caso, a baixa testosterona somada a alguma doença ou uso de medicação para tratar outras doenças, também é a causa.

Confira o antes e o depois de um homem que fez essa cirurgia. O visual é completamente diferente.

O que ocorre, é que os hormônios masculinos podem estar em níveis alterados.  Ao mesmo tempo, com uma alimentação de baixa qualidade também contribui e muito.

O uso de esteroides anabolizantes para ganho rápido de massa muscular também contribui para o desenvolvimento da ginecomastia unilateral ou bilateral.

 

Fatores de risco

 

Existem sim alguns fatores de risco para que este problema aconteça:

Adolescência – No início da adolescência o organismo do menino acaba sofrendo diversas alterações. Entre elas as hormonais. E como estes hormônios são responsáveis por definir as características masculinas ou femininas, por um desequilíbrio, poderá ocorrer a Ginecomastia.

Terceira idade – Acredite, que pelo fato de nesta idade o corpo diminuir a produção hormonal, a testosterona diminui e o estrogênio acaba a atuar com maior potencia, gerando a Ginecomastia.

Excesso de peso ou obesidade – O excesso de peso acaba fazendo com que a gordura também seja gerada nos mamilos e mamas. Portanto é necessário adotar uma alimentação saudável, livre de gorduras, doces e industrializados.

Doenças renais e hepáticas – Por incrível que possa parecer, a Ginecomastia pode ser ocasionada devido a problemas renais ou hepáticos.

Anabolizantes – Como este é um produto à base de hormônios, seu uso indevido poderá gerar efeitos colaterais, entre eles este da Ginecomastia.

Excesso de álcool – Como o álcool é rico em calorias, poderá gerar o acúmulo de gorduras nas mamas também. Mas o pior é que o álcool poderá também favorecer alterações hormonais. E assim, gerando a Ginecomastia.

 

Sintomas da Ginecomastia

 

O aumento das mamas em si, não provoca nenhuma alteração na saúde do organismo, mas alguns sintomas poderão se evidenciar como:

  • Sensibilidades nas mamas;
  • Aréola assimétrica;
  • Secreção do mamilo;
  • Coceira;

 

O que a alimentação, as doenças, o uso de medicamentos e esteroides anabolizantes podem fazer?

 

Certamente qualquer um desses fatores podem contribuir para que se eleve a quantidade do hormônio estrogênio no organismo masculino.

Assim, o uso de álcool, bem como o uso indiscriminado de alimentos industrializados. E ao mesmo tempo, que estar acima do peso, o uso inadequado de esteróides e anabolizantes, além de manter uma vida sem princípios. Tudo isso fará com que esse problema seja possível.

O estrogênio vai causar aumento das mamas em homens fazendo com que na área seja estocado gordura localizada. Consequentemente, aumentando visivelmente as mamas e trazendo muito desconforto para o homem.

Além disso, o nível de estrogênio alto, poderá provocar a produção da prolactina, que é um hormônio feminino, que aumenta as possibilidades de aumentar os mamilos, ao passo em que provoca a produção de leite.

Por mais que o homem não vá produzir o leite, propriamente dito, poderá produzir pequenas quantidades de líquido e um aumento considerável das mamas.

 

Dá pra tratar Ginecomastia sem Cirurgia?

 

 

A boa notícia é que dá sim para fazer um tratamento sem a necessidade de passar por uma operação. Pois existem alguns medicamentos que podem inibir o estrogênio do corpo do homem.

Contudo existem alguns casos de mama e pele aumentada de maneira assustadora que não dá para tratar com remédio.

Mas em casos de pouco aumento como é o caso de alguns rapazes em fase de puberdade, também caso de homens que fazem uso de esteroides anabolizantes, e também alguns idosos com ginecomastia, é possível com a medicação oral por algum tempo reduzir o volume da mama. E

Entre os inibidores temos os de aromatase, entre eles o eletrosol, exemestano e anastrozol. Com o intuito de bloquear a conversão da testosterona em estrogênio, consequentemente estes, diminuem o nível de produção do mesmo.

Possibilidades medicamentosas em alerta

É importante salientar que esses medicamentos ajudam a baixar o nível de estrogênio. Porém, ao mesmo, o organismo masculino não poderá viver com níveis muito baixos deste.

Infelizmente, esses medicamentos podem fazer com que o nível de estrogênio caia radicalmente. E os níveis deste hormônio como de quaisquer outros, precisam estar equilibrados para que o organismo funcione adequadamente.

Sendo assim, o estrogênio, na medida certa, é de suma importância para funções como o crescimento ósseo, função cognitiva, a libido, humor e saúde cardiovascular. Além de outros pontos essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Então, ainda que o nível deste hormônio alto possa trazer complicações, também baixá-lo, poderá trazer consequências desastrosas. Portanto é bastante perigoso é um tanto complicado mexer com ele.

Em contrapartida, se a causa do problema não for tratada, de anda adiantará tomar medicamentos. Pois certamente, assim que parar de tomar, o problema irá voltar.

 

Outra causa: Prolactina alta

 

Eu falei do estrogênio como sendo um hormônio feminino. Porquanto,  poderá acontecer de o homem acabar o produzindo também este hormônio conhecido como prolactina, devido a algum fator citado acima.

Além do estrogênio o homem também desenvolver Hiperprolactinemia que causa infertilidade em homens.  E consequentemente, também o aumento das mamas que é a Ginecomastia.  E o objetivo da medicação, é baixar a Prolactina que está na corrente sanguínea do homem.

Um dado interessante é que em jovens, o excesso de masturbação também desregula os níveis de prolactina, resultando e tetinhas no homem. 

 

Como funciona o tratamento com remédio

 

 

O remédio tem o poder de baixar os níveis de estrogênio do organismo masculino, e uma vez controlando este, a prolactina também será controlada e vice versa, um está ligado ao outro quanto o x da questão é Ginecomastia.

Os casos leves podem ser resolvidos totalmente sem necessidade de cirurgia.

Um dos grandes problemas de fazer o uso da medicações e não tratar de forma cirúrgica, é que o remédio irá reduzir totalmente a quantidade de estrogênio do corpo do homem.

Acontece que mesmo e baixíssimas quantidades esse hormônio feminino também é importante para um bom funcionamento da saúde masculina.

E com uso da medicação alguns efeitos colaterais podem ser apresentados, como perda do humor, perda da libido masculina, pode ocorrer alguma desfunção cardíaca, entre outros.

Então o melhor mesmo é conversar com o médico antes de começar fazer o tratamento.

Abaixo vamos falar do remédio para tratar ginecomastia sem necessidade de cirurgia, confira.

Remédio Tamoxifeno para Ginecomastia

Esse é o remédio indicado para tratar o problema.

Ele funciona inibindo a produção de estrogênio pela glândula hipófise, que está localizado no cérebro reduzindo consequentemente a prolactina também responsável pelo aumento das mamas..

A prolactina é responsável pela produção de leite materno nas mulheres, e mulheres lactantes possuem altíssimos níveis desse hormônio em seu organismo.

O remédio possui nome Genérico Citrato de Tamoxifeno.

Esse remédio a princípio foi desenvolvido para tratar câncer de mama, mas também serve para tratar outros problemas, entre eles a Ginecomastia.

As dosagens encontradas para o Citrato de Tamoxifeno são:

  • Comprimidos de 10 mg
  • Comprimidos de 20 mg

E cada caixa da medicação possui 30 comprimidos. A medicação normalmente deve ser tomada em 2 vezes ao dia.

Entre alguns componentes do medicamento podemos citar, Lactose monoidratada, Macrogol, povidina, dióxido de titânio, hipromelose, Amidoglicolato de sódio entre outros.

Mas além do Tamoxifeno outras formas de tratamento deste problema também podem ser usadas, vamos ver.

Exercícios físicos para queimar gordura

Sabemos que a ginecomastia nada mais é que o acúmulo de gordura na região peitoral nos mamilos.

E por ser gordura, considere perder gordura praticando exercícios físicos combinados a uma dieta saudável. Acima de tudo, fique  longe de frituras, refrigerantes e  outros alimentos industrializados.

Saiba que quanto maior for o seu IMC, quando mais fora do peso ideal, maiores são as chances de ter ginecomastia.  Inegavelmente, uma grande quantidade de garotos e homens que sofrem do problema estão com o peso além do sobrepeso.

Pra quem é a cirurgia?

 Por mais que o seu objetivo é o de perder volume na região das mamas sem a cirurgia, é indicada para pessoa elevado grau de ginecomastia. Ao mesmo tempo para pessoas que não conseguem perder peso.

Sabemos que você quer tratar a sua ginecomastia sem cirurgia então é muito importante que você mude o seu estilo de vida.

Caso contrário a cirurgia será a única saída. Porém é um procedimento simples e que deixa você recuperado em pouco tempo.

Por outro lado, o procedimento cirúrgico muitas vezes é caro. Também pode ser dolorido quanto a sua recuperação. E no futuro você pode voltar a ter, se não fizer alterações alimentares.  Por isso comer saudável é sempre o caminho mais curto e mais importante.

Conclusão

Converse com seu médico, faça uma bateria de exames, verifique seus níveis de testosterona, os níveis de estrogênio e Prolactina. A partir daí, trate com o remédio Tamoxifeno e não deixe de fazer mudanças alimentares que são super importantes.

Se você chegar ao seu peso ideal as chances são grandes de ter eliminado o problema. Mas como sabemos, o melhor mesmo é sempre prevenir do que remediar. Então cuide-se!!!

Bom, em se tratando deste problema que assusta os homens, é normal a busca por Ginecomastia sem Cirurgia, uma vez que é menos constrangedora, e sem ser invasivas.

No entanto, em alguns casos, não existirá outro caminho a não ser o da cirurgia. Mas como já vimos, este é um procedimento tranquilo e simples, sem maiores complicações.