Remédio Minoxidil para Queda de Cabelo, Conheça

 

Ao visitarmos o mercado, vamos encontrar uma variedade de opções em medicamentos indicados para prevenir a queda de cabelos. Todavia, como sabemos nem todos garantem os resultados esperados.

Por isso, é importante visitar um médico para primeiramente descobrir as causas para esse problema. Após avaliar as possíveis causas para o problema, o médico certamente saberá indicar um tratamento seguro.

Alguns especialistas consideram ser normal a perda de até 100 fios de cabelos por dia. Entretanto, ao percebermos que a perda dos cabelos é mais constante, certamente será necessário buscar por ajuda médica.

Antes de tudo, ou seja, antes de buscar por um tratamento, é importante descobrir o porquê de esse problema estar acontecendo.

Após então, descobrir as causas do problema, será mais fácil encontrar a melhor solução para ter os cabelos de volta e com saúde.

Entre as opções para esses medicamentos temos o remédio Minoxidil para queda de cabelo do qual vamos agora tecer alguns comentários para torná-lo mais conhecido.

Por que os cabelos caem

A queda de cabelos pode acontecer por motivos vários. Em nossos dias, tudo na vida parece contribuir para que a nossa saúde seja debilitada e, por vezes, produtos de beleza e até a alimentação vai influenciar para a perda dos cabelos.

Além disso, talvez muita gente ainda não saiba, mas os cabelos possuem um ciclo e assim, nascem, crescem e caem, dentro de alguma normalidade. Porém, quando por algum motivo, a estrutura enfraquece, a queda acontece mesmo antes do tempo.

Entre os fatores que mais contribuem com esse problema, podemos citar:

  • Uso de xampu, condicionador, tintura, descolorante entre outros produtos impróprios podem colaborar com a perda dos cabelos.
  • Problemas de saúde diversos.
  • Falta de uma alimentação adequada que favorece a desnutrição enfraquecendo o organismo.
  • Desequilíbrio hormonal.
  • Uso de tabaco, álcool ou outras drogas.
  • entre outros fatores.

Para que Serve

 

Minoxidil é uma loção capilar indicada tanto para homens como para mulheres. Por se tratar de um medicamento vasodilatador, Minoxidil aumenta o fluxo sanguíneo nas células na região capilar.

Como resultado disso, a oxigenação na região capilar é melhorada promovendo a revitalização dos cabelos fazendo com que eles reapareçam e cresçam com muita saúde.

Além disso, esse medicamento também pode ser usado para fazer crescer a barba. Para isso, pode-se usar o medicamento com formulação a 5% e os resultados começam a ser percebidos a partir da 3ª semana de uso.

Substância ativa nesse medicamento – a substância ativa nesse medicamento é o Sulfato de Minoxidil com formulação de 2% ou 5% com ação vasodilatadora.

minoxidil queda de cabelo 490x272 Remédio Minoxidil para Queda de Cabelo, Conheça

 

Porém, é importante lembrar o leitor que, ao começar o tratamento, antes de tudo, haverá uma queda mais acentuada dos cabelos.  Acontece que no início do tratamento vai ocorrer uma renovação no ciclo de crescimento dos fios.

Por isso, os fios que já se encontram mais velhos, serão expulsos do couro cabeludo.  para dar lugar aos novos fios que irão surgir, mais espessos e fortes.

Com isso, podemos dizer que, quanto mais cabelos caírem no início do tratamento, maior será a quantidade de fios de cabelos novos que aparecerão, agora fortes e saudáveis.

 

Quando é Indicado

 

O remédio Minoxidil para queda de cabelo é uma solução capilar indicado nas seguintes situações:

  • Para combater a calvície – conhecida como Alopecia Androgenética, esse problema capilar é mais comum entre pessoas do sexo masculino.Porém, também as mulheres não estão livres.

O problema acontece quando ocorre a queda de cabelos e não existem vestígios de novos fios nascendo. Quando isso, acontece, muitas pessoas se constrangem e chegam a perder a auto-estima.

  • Falhas no couro cabeludo – isso é muito comum em pessoas que sofrem com os quadros alérgicos. Todavia, existem a possibilidade da presença de problemas de saúde mais severos.

Nesse caso, o Minoxidil age como estimulante do crescimento dos cabelos melhorando satisfatoriamente as áreas tratadas que foram afetadas pela queda.

  • Fortalecimento dos fios – fazer uso de medicamentos fortes pode comprometer a saúde capilar. Todavia, Minoxidil pode devolver o vigor dos fios e melhorar a aparência com o rejuvenescimento dos fios e couro cabeludo.
  • Na barba – uma barba mal formada não contribui para a melhor aparência masculina.  Contudo, o uso de Minoxidil fará a grande diferença e para isso, basta aplicar o produto diretamente sobre a região com falhas na barba.

 

Como usar a Medicação

 

A recomendação para esse medicamento é que se aplique 1 ml do medicamento sobre a região a ser tratada do couro cabeludo . As aplicações devem ser feitas 2 vezes ao dia.

Pelo fato de esse medicamento promover o crescimento do cabelo, é importante não esquecer de lavar as mãos sempre que se fizer o tratamento. De outra forma, existem riscos de passar a mão em regiões do corpo e promover o crescimento dos folículos pilosos.

Os resultados surgem a partir do segundo mês de uso, aplicando a fórmula duas vezes ao dia. Algumas pessoas precisarão utilizar o Minoxidil por 4 meses até que os primeiros resultados apareçam.

A partir do momento em que se começa o tratamento, esse deverá ser contínuo, Portanto, faça um bom planejamento e leve o tratamento a sério.

Se porventura, esse tratamento com o Minoxidil for interrompido, o medicamento perde seu efeito. Com isso, no prazo de 60 dias, a calvície vai voltar ao estado anterior.

Esse medicamento age principalmente na região parietal do couro cabeludo, também conhecido como “coroa” da cabeça.

A ação do medicamento estabiliza a calvície evitando a sua evolução e, ao mesmo tempo estimula o crescimento dos cabelos.

Nota – uma boa dica é fazer o tratamento após o banho quente. Nesse momento os poros estão abertos e facilitará o tratamento tanto do couro cabeludo como da barba.

Porém, se você decidir pelo tratamento após o banho, não use xampu com silicone, apenas um xampu suave. Além disso, aplique  medicamento com o cabelo seco.

Como agir se o tratamento for esquecido

Se porventura você esquecer de administrar o tratamento no horário estabelecido, deve fazê-lo assim que lembrar. Entretanto, se já estiver perto do horário de administrar a próxima dose, desconsidere a dose esquecida e espere pelo horário da próxima.

De forma alguma você deverá usar uma dosagem dobrada com a ideia de compensar uma dosagem esquecida.

Além disso, fique ciente de que esquecer de aplicar uma dose do tratamento, pode trazer riscos de comprometer toda a eficácia do medicamento.

 

Minoxidil para mulheres

Por mais que existam pessoas por aí dizendo que o Minoxidil não pode ser usado pelas mulheres, podemos dizer que isso não é verdade.

Desde que sejam tomadas as devidas providencias quanto aos cuidados de manuseio e também a dosagem desse produto, nada impede que homens e mulheres da mesma forma façam uso do Minoxidil.

Acontece que esse medicamento promove o crescimento dos pelos. Por isso,  existe o risco de acidentes se esse produto cair onde não deve.

Além disso, as mulheres precisarão de cuidados especiais inclusive com o couro cabeludo.

Para os homens é mais fácil aceitar que os pelos do corpo estão maiores e mais destacado, mas nas mulheres, certamente isso não é nada bom.

 

Minoxidil para Barba Crescer

 

Para um tratamento eficaz para o crescimento da barba, Minoxidil deve ser aplicado no local da pele a ser tratado com movimentos massageadores. As aplicações devem ser feitas duas vezes ao dia, pela manhã e no período da noite.

minoxidil crescer barba 490x225 Remédio Minoxidil para Queda de Cabelo, Conheça

Para os tratamentos na região da barba, esse medicamento é fornecido na forma de solução em gotas ou em spray.

Como usar o Minoxidil na barba

Para fazer o tratamento com  Minoxidil na barba, você deve agir da seguinte forma:

  • Lavar o rosto – primeiramente você deverá lavar o rosto com água morna. A intenção aqui é desobstruir os poros e retirar todas as impurezas da pele do rosto.

Esse procedimento é por demais importante para que o Minoxidil possa agir com eficácia ao ser absorvido pela pele.

  • Toalha quente – com a toalha quente, você fará uma aplicação de vapor para favorecer o tratamento.
  • Aplique o Minoxidil – fazer a aplicação de Minoxidil é o próximo passo. Nesse caso, você poderá aplicar o produto com a ponta dos dedos ou então usar a versão em  spray.

Distribua o medicamento de forma bem uniforme sobre as regiões do rosto que deseja tratar para que a barba cresça. Mas atenção, tome o devido cuidado para não aplicar o medicamento em regiões da pele que não devem ser tratadas.

Também deve ser lembado que após a aplicação de Minoxidil no couro cabeludo ou mesmo na barba, deve-se esperar pelo menos 4 horas para lavar.

Quanto do produto usar – a princípio, a quantidade de Minoxidil usada para o tratamento da barba é estipulada em 1 ml a cada 12 horas. Nesse caso, a dosagem máxima por dia não poderá ultrapassar a 2 ml.

Convém lembrar que essa dosagem é determinada para o tratamento com Minoxidil 5% que é a formulação mais forte do medicamento.

Além disso, para evitar qualquer dos efeitos colaterais desse medicamento, recomenda-se a não exposição ao sol por um período maior que 30 minutos ao dia.

Efeitos Colaterais do Minoxidil

 

Em geral, os efeitos colaterais oferecidos pelo Minoxidil acontecem por conta de uma aplicação excessiva. Os efeitos colaterais mais comuns são:

  • Coceira,
  • Caspa,
  • Inflamação ou dor no couro cabeludo,
  • Dermatite na pele (casos mais isolados),
  • Minoxidil a 5% também contém álcool e, nesse caso, pode causar algum tipo de irritação nos olhos.

 

Contra indicações

 

Minoxidil é contra-indicado nas seguintes situações:

  • Quando a perda de cabelos acontece repentinamente e de forma irregular,
  • Quando não existe uma causa conhecida para a queda dos cabelos. Primeiramente é preciso descobrir a causa para depois começar um tratamento,
  • Quando o couro cabeludo estiver avermelhado, dolorido, infeccionado ou com alguma irritação,
  • Quando o couro cabeludo já está sendo tratado com algum outro medicamento tópico,
  • Para crianças,
  • Para mulheres no período de gestação ou amamentação.

Pessoas com problemas cardíacos, precisam antes consultar um médico dermatologista para saber da possibilidade de usar ou não esse medicamento.

 

Preços e Nomes Comerciais

 

 

Entre os nomes comerciais pelos quais o Minoxidil é encontrado, podemos citar:

minoxidil queda de cabelo antes e depois 490x176 Remédio Minoxidil para Queda de Cabelo, Conheça

Rogaine ou Regaine – nesse caso, o medicamento é fornecido no mercado na forma Spray ou Solução tópica com formulação de 2% para mulheres ou 5% para os homens. A embalagem com 60 gramas para tratamento de 6 meses tem um valor aproximado de R$ 850,00 reais.

Loniten – nesse caso, o medicamento é fornecido na forma de comprimidos com uma formulação mais forte a 10% da substância ativa. A embalagem com 30 comprimidos de Loniten 10 mg tem um valor aproximado de R$ 55,00 reais.

Aloxidil – produto comercializado pela Theraskin na forma de solução capilar a 5%. A embalagem com 50 ml da solução capilar Aloxidil tem um valor aproximado de R$ 135,00 reais.

Como podemos perceber, o remédio Minoxidil para queda de cabelo não tem um valor muito acessível, mas para quem deseja melhorar o visual dos cabelos ou da barba, vale a pena investir.

Leia também:
Loção e Shampoo para Dermatite Seborreica no Couro Cabeludo

Remédio para Foliculite no Couro Cabeludo, Tratamento

Alopecia Cicatricial Queda no Cabelo, e o Tratamento

Peeling capilar caseiro para recuperar a força e o brilho

Umectação Capilar para cabelos mais bonitos e Saudáveis