Exercícios para Acelerar o Trabalho de Parto para o Nascimento

Toda mulher quando chega ao final da gravidez fica ansiosa e o tempo parece parar. Pois, a barriga está pesada demais para ter que esperar mais, e a vontade de ver o bebê é enorme. Por isso vamos falar de Exercícios para Acelerar o Trabalho de Parto.

Os médicos não chegam a um consenso, mesmo assim existem aqueles médicos e doulas que garantem que alguns procedimentos podem acelerar a chegada do parto.

Há quem diga que exercícios físicos, caminhadas e muito sexo podem ser a solução para o aceleramento. Mas não dá para esquecer de que o bebê só nascerá no momento certo.

 

Benefícios dos Exercícios

 

Os exercícios físicos ajudam o corpo da mulher a ficar mais flexível e com força física necessária para entrar em trabalho de parto. E não precisa de exercícios complicados, pois exercícios bem simples podem ser a solução.

Os exercícios não exigem aparelhos especiais. Só exigem uma roupa e calçado confortáveis, para que a mulher tenha liberdade de movimentos e sinta-se bem.

Importante – antes de pensar em fazer qualquer exercício ou atividade física, é necessário que a gestante converse com seu médico para garantir de que não terá nenhum contratempo.

 

Exercícios para gestantes recomendados por médicos

 

Existem alguns médicos da Clínica Mayo dos Estados Unidos que recomendam alguns exercícios como:

  • Exercício de Taylor – é um alongamento para fortalecer e alongar os músculos das costas, pélvis e coxas. Além de que ajuda a manter a boa postura. Também dá flexibilidade aos músculos da pélvis e melhora o fluxo sanguíneo da região.

Sente-se no chão e coloque os pés sola com sola com as costas bem eretas. Com os cotovelos, comece a empurrar vagarosamente os joelhos para baixo e segure nessa posição uns 10 a 15 segundos. Repita o procedimento umas 10 vezes.

  • Exercício de Kegel – Ajuda a tonificar os músculos do assoalho pélvico para aliviar os desconfortos do final da gravidez.

Já esse requer que você tente interromper a urina sem contrair o abdômen, glúteos e coxas. Faça isso de maneira lenta, contraindo e segurando por uns 10 segundos e soltando novamente, repetindo unas 10 vezes.

exercicios para trabalho de parto 490x361 Exercícios para Acelerar o Trabalho de Parto para o Nascimento

  • Agachamento – Fazer agachamentos é uma excelente maneira de ajudar na dilatação e também facilita a descida do bebê para o canal de parto.

Coloque-se em pé com as costas contra uma parede e pés abertos na largura dos ombros.  Então, vá agachando lentamente, até que as coxas estejam paralelas ao chão.  Segure alguns segundos e volte a posição inicial lentamente.

  • Inclinação pélvica – Este exercício fortalece os músculos do abdômen, e ajuda a aliviar as dores nas costas na gestação e durante o parto. Além de que facilita também o parto e ajuda a tornar as costas mais flexíveis.

Em posição de quatro apoios, encolha a barriga e eleve as costas num arco, segure alguns segundos e volte a posição inicial. Repita este procedimento várias vezes.

 

Caminhar

 

Além dos exercícios acima descritos, também temos a caminhada que indiscutivelmente tem um papel muito importante. Sendo assim, a gestante poderá adotar o hábito de caminhar 1 hora todas as manhãs e todas as tardes, a passos acelerados.

Pode ser uma caminhada acelerada ou até mesmo aquela caminhada de passeio, mas um pouco mais agitada. Isso vai fazer com que o bebê desça em direção a pélvis, por conta do movimento do quadril e também da força da gravidade.

Outra coisa é que essa pressão exercida ajuda a produzir o hormônio conhecido como ocitocina, provocando as contrações uterinas.

Essa é uma boa alternativa até mesmo quando as contrações já se iniciaram.

 

Exercícios na bola

 

Os exercícios com bola suíça, aquelas usadas em pilates,  são excelentes para alongar o assoalho pélvico e relaxar a lombar.

Quando a musculatura em si relaxa, melhora os impulsos nervosos e a circulação sanguínea melhora, favorecendo o trabalho de parto.

Vale muito a pena trabalhar com bola.

 

Xixi a cada hora

 

É verdade, há quem afirme que fazer xixi de pouco em pouco, deixando a bexiga sempre vazia acelera o trabalho de parto.

Tome bastante água e ative a produção de urina para urinar bastante.

 

Dançar é bom

 

É verdade. Balançar o quadril e se encurvar pode ajudar a acelerar o trabalho de parto, pois empurra o bebê para baixo.

Na dança tem movimentos que ajudam a relaxar proporcionando uma sensação de bem estar, e isso é ótimo para induzir o trabalho de parto.

Há quem diga que dançar a partir das 37ª semanas, colabora em ter um parto mais fácil e tranquilo. De 20 a 30 minutos por dia já é o suficiente, e nem precisa ser todos os dias.

Assim sendo, coloque uma boa música e convide o pai do seu filho para dançar gostoso, e aproveitar para curtir esse momento a 2.

Ficar de quatro

 

Outro exercício que ajuda muito a acelerar o parto é ficar de quatro, veja:

  • Então posicione-se de quatro apoiada nas mãos e joelhos;
  • Mantenha a cabeça alinhada com a coluna;
  • Arqueie suas costas até em cima enquanto encolhe a barriga e segure nesta posição por alguns segundos;
  • volte a posição inicial relaxando a barriga e as costas;
  • Repita esse procedimento umas 4 vezes inicialmente aumentando gradativamente a cada dia até chegar a 10 repetições.

Sexo

 

Fazer sexo, pode garantir uma boa ajuda na aceleração do trabalho de parto. Existem razões para acreditar de que isso é benéfico, confira:

  1. A primeira delas, é que no sêmen é encontrado o hormônio conhecido como prostaglandina que ajuda o útero a amolecer e afinar.  E assim ficar melhor preparado para o momento do parto; é importante ressaltar que essa substância só irá acelerar o trabalho de parto, se o bebê já estiver preparado realmente;
  2. A segunda razão está no fato de que o orgasmo favorece a contração uterina,  ajudando na dilatação, relaxamento e indução ao parto, através do hormônio ocitocina;
  3. E por fim, o sexo só é contraindicado, quando a bolsa já estourou, e portanto, a mulher e o bebê ficam sujeitos a infecções.

 

Uso de chás estimulantes

 

Com toda a certeza, quando se fala em chá estimulante, é no sentido de estimular o trabalho de parto. E, claro, existem alguns chás que podem contribuir nessa missão. conheça:

Chá de folhas de framboesas – Com agentes tonificantes para o útero, certamente este chá irá ajudar no preparo para o parto. O processo terá progressão constante de maneira ritmada e sem dores tão intensas. Tomar este chá irá ajudar para que não aconteçam complicações, inclusive evitar o uso de instrumentos.

Obs.: O chá poderá ser tomado a partir de 32 semanas de gestação, porém sempre sob o conhecimento e orientação médica.

Como preparar

  • Bastam 2 colheres de chá de folhas de framboesa e 1 xícara de água fervente;
  • Comece tomando 1 xícara por dia, e vá aumentando para 3 gradativamente;
  • Poderá adoçar com mel, se quiser.

Chá de jasmim – Fazer um chá das flores e folhas do jasmim, que é uma planta medicinal, ajuda a estimular o trabalho de parto. O recomendado é tomar de 2 a 3 vezes ao dia.

Da mesma forma, tem também o óleo de jasmim que pode ser passado sobre o abdômen quando o trabalho de parto começar. Em massagens este ajuda a aliviar as dores e cólicas.

Como fazer o chá

  • 1 colher de chá d folhas de jasmim
  • 1 xícara de água fervente
  • abafe por 15 minutos e tome

 

Quando não tomar  chá

 

Inegavelmente, em algumas situações não se deverá tomar este chá:

  • Se acaso já teve um trabalho de parto anterior que durou até 3 horas;
  • Se pensa em fazer cesárea por motivos médicos;
  • Se já teve parto prematuro ou cesárea antes;
  • Se aconteceu algum sangramento vaginal durante a gestação;
  • Se possui histórico familiar de câncer de ovário ou mama;
  • Se possui histórico familiar de endometriose ou miomas;
  • Se o bebê não está na posição correta para o parto;
  • Se teve algum problema de saúde durante a gestação;
  • Se está grávida de gêmeos;
  • Caso o trabalho de parto tenha que ser induzido.

Importante: Nunca tome nada sem primeiro comunicar ao seu médico ginecologista ou obstetra.

Estimulação dos mamilos

 

Certamente, você poderá estimular os mamilos através de beliscões e massagens. Com isso, seu corpo irá liberar a ocitocina, que é o hormônio responsável pelas contrações uterinas, ajudando no trabalho de parto.

O indicado é que essa estimulação seja feita pelo período de 1 hora, 3 vezes ao dia.

 

Bola suíça

 

 

Inegavelmente, os exercícios com bola suíça são especiais para ajudar a alongar o assoalho pélvico ou períneo, e portanto muito indicado a gestantes. Além de tudo, este ainda ajuda a relaxar a lombar.

Proporcionando versatilidade, neste exercício a gestante tanto poderá rebolar sobre a bola, como fazer alongamentos, usando-a como apoio.

O resultado são músculos mais relaxados e melhor circulação sanguínea na região além de estímulos nervosos.

Para se ter noção dos benefícios, a bola suíça, por trazer resultados tão positivos, é usada nas maternidade privadas e públicas, que incentivam o parto humanizado.

 

Beba água, muita água

 

Com toda certeza, a água é um líquido precioso, considerado o combustível do corpo, pois ninguém vive sem esse bem da humanidade.

E, quando se trata de acelerar ou ajudar no trabalho do parto, ela tem papel fundamental. Isso porque tomando água, a gestante irá fazer mais xixi, e ajuda no trabalho de parto.

Então o ideal é tomar água de hora em hora, viu mamãe!!!!!

 

Outras dicas

 

Relaxar é uma atitude indiscutivelmente necessária para a gestante que está prestes a entrar em trabalho de parto. Então, relaxe e fale palavras que começam coma letra A. É de grande ajuda!!

Quando as dores chegarem, fale e cante, assim ajudará a relaxar toda a musculatura.

 

Sinais de que está em trabalho de parto

 

 

Assim que a gestante entra em trabalho de parto, começam a surgir alguns sintomas bem característicos.

Em primeiro lugar, surge o aumento e intensidade da frequência das contrações do útero. Junto chegam as dores e o rompimento da bolsa d’água, e consequentemente, a perda do rolhão mucoso.

A perda desse rolhão mucoso, se caracteriza pela perda de muco marrom pela vagina.

Portanto, assim que a gestante começar a sentir esses sintomas, é necessário que vá para o hospital e comunique ao seu médico.

Pois, é provável, que seu bebê já está ‘as portas’.

 

Enfim, é isso, aqui você tem alguns Exercícios para Acelerar o Trabalho de Parto. Essas e outras, certamente  podem te ajudar e muito!!!!

Leia também:
Exercícios para glúteos na academia : Bumbum empinado

Atividades de Alfabetização COM NÚMEROS para nível Fundamental

Como é o PARTO HUMANIZADO dicas para futuras mamães

Massagens para eliminar gases em bebe, aprenda fazer

Fases do Trabalho de Parto, O processo de Nascimento do Bebê