Comidas e Bebidas para Acelerar Menstruação Atrasada

Olá!!! Hoje vamos discorrer sobre Comidas e Bebidas para Acelerar Menstruação Atrasada, esta que é uma situação que atinge a maior parte das mulheres em algum momento da vida, e causa dúvidas e expectativas ou até muita preocupação.

Muitas mulheres tem o ciclo menstrual desregulado ou irregular, e isso já pode fazer parte da vida, mas qualquer mulher pode ter seu ciclo atrasado, e esse atraso pode chegar até  até 15 dias, do ponto de vista médico, e mesmo assim, não quer dizer que esteja grávida. Passando disso já é bom consultar o ginecologista.




É importante saber que entre tantos fatores, podemos contar com a tensão, nervosismo, insegurança, ansiedade, traumas, problemas psicológicos, dietas radicais e outros que podem afetar nesse atraso. No entanto, existem também uma série de outros fatores que influenciam.

 Por que a menstruação pode atrasar

É bastante comum mulheres que sofrem com cistos nos ovários, ou ovários policísticos, e nestes casos a menstruação pode atrasar, e necessita-se do acompanhamento médico ginecológico.




Mas não é somente isso, pois existem ainda outros inibidores ou postergadores da menstruação como:

  • disfunções uterinas
  • medicamentos
  • quimioterapia
  • drogas, álcool, cigarro, café
  • erro na alimentação que provoca falta de nutrientes, vitaminas
  • peso excessivo ou perda de peso excessivo
  • desequilíbrios hormonais em diferentes situações como ovários policísticos, menopausa, excesso de estrogênio
  • excesso de atividades físicas
  • infecções
  • alterações da tireóide
  • fibrose uterina

Como já dissemos, este atraso nem sempre vai confirmar uma gravidez, e quando se estende por até 3 meses sem menstruar, é preciso ficar atenta e consultar um ginecologista, pois é um indicativo de que algo está errado.

Claro que as adolescentes quando iniciam a menstruação, podem sofrer com a irregularidade, mas isso normalmente se estabiliza a partir do segundo ano, quando o aparelho reprodutor amadurece.

Logo após o parto, também pode acontecer de não vir a menstruação no primeiro mês, isso é normal mas depois se regulariza tudo.

Comidas indicadas para acelerar

É possível a mulher se cuidar de todos os jeitos para melhorar sua condição de saúde, e sabemos que a alimentção tem papel fundamental nessa questão da normalização do ciclo menstrual.

Na verdade tudo o que ativa a circulação sanguínea traz benefícios para quem quer comidas para ajudar a acelerar a menstruação, pois circulação sanguínea e menstruação estão intimamente interligadas.

Por isso vamos falar também sobre a importância dos alimentos ou comidas para ajudar  a descer a menstruação normalmente e no tempo certo.

Vamos a alguns:

Peixes de água fria

Especialmente o salmão que é rico em ômega 3, é muito indicado para mulheres que querem uma alimentação saudável e que ajude na regularização do ciclo mesntrual.

Esse é um alimento que ajuda na fluidez do sangue, reduzindo a pressão arterial, afinando o sangue e evitando coágulos de sangue além de colaborar na redução de gorduras nas artérias. Adote o salmão na sua dieta.

Azeite de linhaça

Outro alimento rico em ômega 3 e que traz os mesmos benefícios que o salmão traz. Deve ser incluso na sua alimentação diária.

Suco de uva

Para começar, uma delícia e muito saudável, trazendo múltiplos benefícios para o organismo. Rico em falvonóides, ácidos fenólicos e resveratrol são antioxidantes e entre os tantos benefícios, facilitam a circulação do sangue, além de que fortalecem o sangue.

Gérmen de trigo

Pouco usado, este alimento não deveria faltar na mesa, e por trazer alto teor de tiamina que é a vitamina B1, é ótimo para melhorar a circulação e ajudar a descer a menstruação.

Amendoim

Sua ação vasodilatadora se dá pelo seu alto teor de vitamina B3, e não precisa exagerar na medida diária, apenas alguns grãos já são o suficiente, uma vez que é bastante calórico.

*Existem muitos alimentos especiais que você poderá adotar na sua dieta para descer a menstruação, e podemos citar ainda laranja, mirtilo, cebola roxa, acerola, goiaba, amoras, morango, abacaxi, pimenta cayenna, abacate, sementes de girassol, gengibre, alho, ginko biloba, melancia, tomate, goji berry, sementes, aveia, açaí, oleaginosas, folhas verdes, pepino, aspargo, pimentão vermelho, sementes de abóbora, cúrcuma, gengibre, limão, morango, manga, beterraba, cenoura, kiwi, iogurte, chia, azeite de oliva, soja e outros que são ricos em vitamina C , flavonóides e outros componentes essenciais.

Bebidas para fazer descer

Entre as bebidas já citamos aqui  o suco de uva, mas vamos falar de alguns chás:

Chá de canela

Um excelente acelerador em caso de atrasos na menstruação, pois faz o útero se contrair, o chá de canela pode ser feito assim:

  • 1 pau de canela
  • 1 xícara de água fervente

Coloque o pau de canela na xícara e a água quente por cima e deixe descansar por uns 10 minutos. Se quiser adoce e tome.

* Se você sofre de hipertenção é bom evitar este chá.

Chá de angélica

Excelente também na fluidez sanguínea este deve ser preparado assim:

  • 10 grs de raiz de angélica
  • 1 xícara de água fervente

Deixe mornar e tome 3 xícaras ao dia.

Chá de arruda

Como é um chá abortivo, é preciso se certificar de que não esteja grávida. Mas faça assim:

  • Coloque 2 colheres de flores e folhas num pilão e soque bem
  • Jogue numa xícara e coloque água fria por cima e deixe passar a noite
  • No dia seguinte é só tomar

 







Leia também: