Comidas e Bebidas para Acelerar Menstruação Atrasada

Olá!!! Hoje vamos discorrer sobre Comidas e Bebidas para Acelerar Menstruação Atrasada, uma situação que atinge muitas mulheres. Portanto, em algum momento da vida, esse problema acontece e causa dúvidas e expectativas ou até muita preocupação.

Muitas mulheres tem o ciclo menstrual desregulado ou irregular, e isso já pode fazer parte da vida. Sabe-se que qualquer mulher pode ter seu ciclo atrasado, e esse atraso pode chegar até  até 15 dias.

Analisando pelo ponto de vista médico, mesmo com esse atraso, não quer dizer que esteja grávida. No entanto, passando desse prazo, melhor será buscar por um ginecologista.

Por certo, existem fatores bem variados que podem contribuir para que a menstruação atrase. Porém, também é preciso levar em conta a concepção ou problemas de saúde.

Ansiedade, nervosismo, traumas, problemas psicológicos e até mesmo uma dieta radical. Esses são apenas alguns dos fatores que podem influenciar no atraso da menstruação.

 Por que a menstruação pode atrasar

 

É bastante comum as mulheres sofrerem com cisto nos ovários, ou ovários policísticos. Essas complicações podem desregular o ciclo menstrual e, além disso, a mulher necessitará do acompanhamento médico ginecológico.

Além disso, entre as causas mais prováveis para que a menstruação atrase estão:

  • Disfunções uterinas
  • Medicamentos
  • Tratamentos quimioterápicos,
  • Uso de drogas, álcool, cigarro, café,
  • Erros na alimentação que provocam a falta de nutrientes para o organismo,
  • Peso excessivo ou perda de peso excessivo
  • Desequilíbrios hormonais em diferentes situações como ovários policísticos, menopausa, excesso de estrogênio
  • Excesso de atividades físicas
  • Infecções no organismo,
  • Problemas com a tireoide,
  • Fibrose uterina,
  • entre outras causas.

Como já dissemos, este atraso nem sempre vai confirmar uma gravidez. Além disso, quando se estende por até 3 meses, é preciso ficar atenta e consultar um ginecologista.

Com um tempo assim tão alongado sem que a menstruação apareça, certamente preocupa, pois algo está errado.

É bem verdade que quando se trata de adolescentes quando iniciam a menstruação, essa irregularidade pode existir. No entanto, normalmente tudo se estabiliza a partir do segundo ano, quando o aparelho reprodutor amadurece.

Também precisamos considerar que logo após o parto, pode acontecer de não vir a menstruação no primeiro mês. Isso é considerado pelos médicos como algo normal,  mas logo, a menstruação precisa se regularizar.

 

Até quantos dias é normal o atraso?

 

A ausência de menstruação é o primeiro e mais importante sinal de que pode ter acontecido a concepção. No entanto, é preciso ter cautela e não se preocupar antes da hora.

Com respeito a esse atraso, isso pode variar bastante, pois é preciso levar em conta a regularidade na menstruação. A princípio, considera-se que a menstruação está atrasada quando se passam 15 dias do tempo normal.

No entanto, quando o ciclo menstrual é normal, pode-se desconfiar de uma possível gravidez já com 5 dias de atraso.

Também é preciso considerar a possibilidade de existir algum problema de saúde para que a menstruação não venha. Portanto, para maior segurança, melhor é buscar por ajuda médica para saber o que de fato, está acontecendo.

Na visita ao médico ginecologista, este recomendará alguns exames para identificar uma gravidez ou, talvez algum problema de saúde.

 

Comidas indicadas para acelerar

 

A alimentação tem papel fundamental quando se trata de uma vida saudável, inclusive nessa questão da normalização do ciclo menstrual. Portanto, é importante se alimentar corretamente, buscando por alimentos nutritivos, procurando evitar os industrializados.

Com toda a certeza, tudo o que ativa a circulação sanguínea traz benefícios para para o organismo. Portanto, também podemos estender esses benefícios para ajudar a normalizar a menstruaçãopois circulação sanguínea e menstruação estão intimamente interligadas.

Veja então, alguns tipos de comidas e bebidas para acelerar menstruação atrasada. Estes podem ser consumidos e que influenciam diretamente na normalização do ciclo menstrual.

Peixes de água fria

 

Especialmente o salmão que é rico em ômega 3, é muito indicado para mulheres que querem uma alimentação saudável e que ajude na regularização do ciclo menstrual.

O consumo de peixes de água fria ajudam na fluidez do sangue, reduzindo a pressão arterial. Além disso, eles ajudam a afinar o sangue e evitar coágulos.

Como se não bastasse esses benefícios, os peixes de água fria também contribuem para a redução de gorduras nas artérias. Portanto, a dica é adotar o salmão e outros peixes de água fria na sua dieta.

Azeite de linhaça

Conhecido pela alta concentração de ácidos graxos e ômega 3 o azeite de Linhaça é muito benéfico para a saúde.

As Lignanas encontradas na linhaça promovem o balanceamento dos hormônios progesterona e estrógenos na mulher. Com isso, o uso da linhaça ou do óleo confere benefícios regulando o ciclo menstrual.

Por conta deste e tantos outros benefícios que esse azeite traz para a saúde, é importante incluí-lo na alimentação da família.

Suco de uva

Com uma grande variedade de benefícios para a saúde, o suco de uva integral, é mais um alimento que não deveria faltar na vida de ninguém. Rico antioxidantes como o Resveratrol e os Ácidos Fenólicos, esse tipo de suco é bom para normalizar a menstruação na mulher.

Mas além disso, também fortalece o sangue e melhora a sua circulação em cada ser humano.

O suco de uva integral também é uma ótima fonte de cobre, vitamina A, vitamina C, potássio e fibras. Por conta desses e outros nutrientes na fruta, o suco ingerido diariamente é altamente benéfico para regular o ciclo menstrual.

Nesse caso, faça um tratamento por 3 semanas consecutivas antes do começo da menstruação.

Gérmen de trigo

 

Infelizmente pouco usado, este alimento não deveria faltar na mesa na hora das refeições. Oferecendo um alto teor de tiamina que é a vitamina B1, o gérmen de trigo é ótimo para melhorar a circulação e ajudar a descer a menstruação.

Amendoim

 

O amendoim apresenta ação vasodilatadora devido ao seu alto teor de vitamina B3.  E para aproveitar esses benefícios, não precisa exagerar na medida diária, apenas alguns grãos já são o suficiente.

Na verdade, trata-se de um alimento bastante calórico e, por isso, certamente é melhor não exagerar na porção diária.

Além destes alimentos citados acima, ainda existem muitas outras opções em alimentos para ajudar a normalizar a menstruação.

Mais uma relação de comidas e bebidas para acelerar menstruação atrasada. Aproveite para escolher entre os mais preferidos para incrementar sua dieta.

  • Amoras,
  • Goiaba,
  • Acerola,
  • Mirtilo,
  • Laranjas,
  • Abacate,
  • Abacaxi,
  • Sementes de girassol,
  • Gengibre,
  • Alho,
  • Melancia,
  • Tomate,
  • Aveia,
  • Açaí,
  • Folhas verdes diversas,
  • Pepino,
  • Sementes de abóbora,
  • entre tantas outras.

Esses alimentos todos são ricos em vitamina C , flavonoides e outros componentes essenciais para uma boa saúde.

Bebidas para fazer descer

 

Entre as bebidas já citamos aqui  o suco de uva, mas vamos falar de alguns chás:

Chá de canela

 

Um excelente acelerador em caso de atrasos na menstruação, pois faz o útero se contrair, o chá de canela pode ser feito assim:

  • 1 pau de canela
  • 1 xícara de água fervente

Coloque o pau de canela na xícara e a água quente por cima e deixe descansar por uns 10 minutos. Se quiser adoce e tome.

Atenção – a princípio, se você sofre de hipertensão, esse chá deverá ser evitado.

Chá de angélica

Mais um tipo de chá que é bastante recomendado para a saúde do organismo. O chá de Angélica também contribui na fluidez sanguínea favorecendo a menstruação.

Para preparar o chá providencie:

  • 10 g de raiz de angélica
  • 1 xícara de água fervente

Misture os dois ingredientes e deixe agir até mornar, depois disso, é só beber. Aconselha-se a ingestão de 3 xícaras do chá ao dia.

Chá de arruda

 

O chá de Arruda é muito conhecido como abortivo. Por isso, é importante certificar-se de que, de fato, não existe uma gravidez.

Macere 2 colheres (sopa) de flores e folhas e coloque em uma vasilha com água para passar à noite. No dia seguinte, é só coar e beber.

 

Chá de Agoniada

O chá de Agoniada é muito conhecido na medicina natural por suas propriedades anti-inflamatórias. Por conta dessas propriedades e outra mais, esse chá é muito recomendado para regular o ciclo menstrual.

Além disso, ele também é muito eficaz para aliviar as cólicas menstruais  e outras complicações comuns nas mulheres.

Como preparar o chá – coloque 2 colheres de folhas trituradas de Agoniada em 1 litro de água fervente. Tampe e deixe agir por infusão até que a temperatura baixe para tornar possível a ingestão.

Coe então esse chá e beba 1 xícara, 3 vezes ao dia, sempre antes das refeições.

Atenção – apesar dos benefícios que esse chá pode apresentar, para sua segurança, busque pela recomendação de um médico antes de fazer uso do chá.

Como regular o Ciclo

 

Antes de buscar por uma fórmula para regular o ciclo menstrual, certamente que é preciso saber a causa desse problema. Às vezes, pode não passar de uma disfunção normal apenas, no entanto, existem casos mais severos que precisam ser tratados.

Portanto, primeiramente é necessário buscar pela ajuda de um médico especialista para o verdadeiro diagnóstico. A partir dos exames específicos recomendados, o profissional saberá orientar para o melhor tratamento.

Sabemos das muitas alternativas em remédios naturais com os quais podemos contar para resolver o problema. Porém, como segurança, cada tratamento precisará de um aval de um médico responsável.

Antes de se preocupar, lembre-se que um ciclo menstrual irregular não precisa ser sinal de doença ou gravidez. Às vezes, pode ser motivado por fatores externos, muito comuns no ser humano.

No entanto, é sempre bom buscar logo pela solução do problema e evitar possíveis riscos de complicações severas.

 

Sinais de que é gravidez

A princípio, os primeiros sinais e sintomas da gravidez podem aparecer ainda antes do atraso da menstruação. No entanto, podem ser quase imperceptíveis.

Por isso, às vezes, apenas aquelas mulheres que estão torcendo por uma gravidez, mais atentas podem perceber. Entre os sintomas mais característicos podemos citar:

  • Corrimento vaginal com uma cor rosa,
  • Cólicas e inchaço na região abdominal,
  • Mamas mais sensíveis e inchadas,
  • Sensação de cansaço sem um motivo aparente,
  • Aversão a cheiros fortes,
  • Alteração no humor,
  • Enjoos, vômitos ou excesso de salivação,
  • Aumento no desejo de urinar,
  • Aparecimento de espinhas e oleosidade no corpo,
  • Tonturas, sono e dor de cabeça.

No entanto, apesar de serem bem característicos, é importante considerar o atraso na menstruação. Na verdade, eles também podem ser confundidos com a TPM.

Exame de Comprovação da gravidez

Ao aparecerem os sintomas que possam comprovar uma gravidez, primeiramente a mulher poderá fazer o bem conhecido Teste de Farmácia. 

Além disso, para aquelas que desejarem, podem logo marcar uma consulta com o ginecologista para fazer os exames mais comprobatórios.

Para detectar uma gravidez, existem dois tipos de exames: Exame de Urina e Exame de Sangue, ambos vão detectar a presença do hormônio Gonadotrofina Coriônico Humana (HCG).

Esse tipo de hormônio é produzido na placenta sempre que existe uma gravidez.