Semente de Girassol para Aumentar a Testosterona e outros benefícios

O uso de sementes na alimentação ainda é muito pouco valorizado e por conta disso, muita gente deixa de aproveitar os benefícios que muitas espécies podem apresentar para a saúde.

Entre as opções encontradas na natureza, a semente de girassol é uma das mais recomendadas para aqueles que desejam viver com mais saúde, graças aos muitos nutrientes que ela tem para oferecer.




Por isso, vamos tecer alguns comentários para quem desejar conhecer melhor sobre a importância das sementes de girassol na saúde do ser humano.

O que é

O Girassol é uma planta originária da América do Norte e Central pertencente à família das Asteráceas. Trata-se de uma planta de caule grosso e robusto com a coloração esverdeada podendo atingir altura de 2 a 3 metros, além de espécies menores com altura de 40 cm de altura.


As flores são bonitas e grandiosas e por isso, são conhecidas por “Flor do Sol e depois de mostrarem sua beleza ainda sobram as sementes que podem ser aproveitadas na alimentação.

Componentes na semente: Cálcio, ferro, magnésio, potássio, sódio, fósforo, vitamina A, C, E, D, K, Tiamina Riboflavina, Niacina, entre outros componentes que tornam a semente muito valorizada para quem aprecia a boa saúde.

Porque Aumenta a Testosterona

As sementes da flor de Girassol são ricas em Zinco, um mineral muito necessário para aumentar os níveis de Testosterona no organismo. Os níveis adequados desse hormônio na mulher e nos homens contribui para o fortalecimento dos ossos, estimula a libido e a fertilidade.

Além disso, esse hormônio em quantidade ideal no organismo, promove a redução de gordura no corpo e aumenta a massa muscular deixando o corpo mais forte e bem definido.

É claro que além de usar as sementes de girassol regularmente para fazer jus a esse benefício, também é importante cultivar bons hábitos alimentares combinados com atividades físicas, pois nenhum produto pode fazer milagres sozinho.

Faz bem para o coração

O girassol também contém a vitamina E que age como neutralizadora dos radicais livres evitando que estes atuem sobre os tecidos e moléculas gordurosas no corpo para promover os males para o organismo.

Além disso, a vitamina E encontrada no girassol protege contra as doenças degenerativas cardiovasculares evitando com isso os males para o coração. Age também em benefício das articulações, dos pulmões e ajuda a prevenir o envelhecimento precoce.



Uma porção de girassol ingerida diariamente fornece 47% da vitamina E que o corpo necessita todos os dias.

Baixa o Colesterol Ruim

Assim como o abacate e o azeite de oliva, as sementes extraídas do Girassol já sem suas flores são ricas em ômega-6 e ômega-9, ácidos graxos que contribuem diretamente para regular os níveis de colesterol ruim no organismo.

Também é preciso lembrar de que o ômega-9 aciona o hormônio Adiponectina que colabora com a produção de energia no corpo que é conseguida a partir da gordura depositada. Dessa forma, podemos dizer que o consumo regular dessas sementes vai contribuir com a queima de gordura acumulada especialmente na região do abdômen.

Nas sementes também é encontrado altos níveis de Fitoesteróis que apresentam uma estrutura química muito semelhante à molécula do colesterol agindo como controlador dos níveis de colesterol ruim no sangue, desde que as sementes sejam ingeridas regularmente.

Combate Artrite Reumatoide

A semente de girassol também tem ação anti-inflamatória e por isso, entre os benefícios que essa semente pode apresentar, também previne e ajuda a tratar das inflamações no sistema músculo-esquelético como é caso da Artrite Reumatoide.

A vitamina E encontrada nessas sementes é muito eficaz para prevenir e tratar das doenças degenerativas, mais uma razão para fazer uso dela para prevenir a artrite.

É bom para O Intestino

As sementes retiradas do pé de Girassol são ricas em fibras insolúveis e proteínas. Essas fibras no trato digestivo permanecem intactas favorecendo a desintoxicação servindo como uma vassoura eliminando toda impureza que possa comprometer a saúde do intestino para permitir suas funções de forma regular.

Quantidade Diária Recomendada

Para se conseguir os benefícios oferecidos pela semente de girassol, são necessárias apenas 2 colheres da semente por dia. Com um sabor neutro muito agradável elas são muito fáceis de usar, mesmo in natura, sozinhas, desde que se encontrem sem as cascas.

Além disso, as sementes podem ser usadas junto com iogurte, também in natura ou em pratos variados como sopas, no preparo de pães, bolos, biscoitos ou misturado à granola para servir no desjejum favorecendo toda a família.

Apesar das mil e uma utilidades dessa semente nos pratos saborosos, melhor ainda é usá-la na forma natural aproveitando seu sabor neutro e bem aceitável.

Onde encontrar e o preço

Essas sementes são facilmente encontradas no mercado, pois são muito utilizadas como alimento de pássaros. Mas para quem desejar um produto de maior qualidade, ao visitar as lojas de produtos naturais, poderá encontrar essas sementes com a garantia de qualidade que elas necessitam como alimento humano.

Também para quem tem um espaço para disponível em casa, poderá cultivar essas flores no jardim que após secarem oferecerão as sementes livres do veneno e de forma gratuita.

Com respeito aos valores para essas sementes, isso varia de acordo com o local onde elas são buscadas. Para termos uma noção, uma embalagem de 250 gramas com a semente sem casca pode ser encontrada no mercado por um valor a partir de R$ 9,00 reais. 

Mas tudo depende mesmo é de encontrar o local certo para fazer a aquisição dessas sementes.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.5
Total de Votos: 2

Semente de Girassol para Aumentar a Testosterona e outros benefícios



Leia também: