Cirurgia para diminuir o queixo Informações e Imagens antes e depois

Hoje tem muita gente que aposta na cirurgia para diminuir o queixo, ou seja, a mentoplastia, cujo o objetivo é justamente fazer modificações na estrutura do queixo, corrigindo possíveis deformidades. E numa geração em que mudar as proporções do corpo conforme os padrões de beleza, está cada vez mais comum, muita gente se joga nesses recursos.

Claro que um Rosato proporcionalmente moldado, garante beleza, suavidade, e isso garante uma expressão mais interessante. Por outro lado, um rosto que traz algum ponto muito evidenciado, vai destoar no seu conjunto.




As causas do queixo grande ou muito saliente, ou o inverso, muito para trás, podem ser de origem genética, ou, simplesmente pelo fato de ter acontecido algum crescimento indevido da estrutura óssea ou ainda pela consequência de algum trauma.

Tipos de alterações no queixo




O ideal é que o queixo esteja alinhado com a linha da base do nariz, se não for assim, já foge do padrão. Existem 3 problemas que podem ser motivo de cirurgia:

antes e depois cirurgia para diminuir o queixo
cirurgia para diminuir o queixo antes de depois

Hipermentonismo – que é o problema de queixo que avança para frente.

Hipomentonismo – exatamente o contrário ou retroposto.

Latero Desvio – que como já diz, é quando o queixo apresenta desvio para a lateral.

O que fazer para diminuir o queixo

Nos casos acima citados, quando há um descontentamento da pessoa com relação a sua fisionomia, o mais indicado é a cirurgia plástica.

Para cada um dos casos acima citados, existe uma maneira de tratar a cirurgia. Veja:

Para Hipermentonismo – queixo avançado – a cirurgia pode ser feita em toda a mandíbula, ou apenas no queixo. E sempre antes, o cirurgião vai analisar e estudar cada caso, para definir o quanto será retirado e como será.



É importante saber que neste caso o osso será serrado e reposicionado mais para trás, e fixado com parafusos.

  • Anestesia – será feita anestesia geral.

  • Incisão – a incisão é feita por dentro da boca.

Nos casos de maior complexidade, onde é preciso refazer o angulo da mandíbula, também o procedimento vai correr da mesma maneira.

cirurgia para diminuir o queixo melhora aparencia
cirurgia para diminuir o queixo

  • Depois da cirurgia – é preciso adotar uma dieta somente de líquidos, uma vez que as incisões intraorais vão impedir a alimentação normal. Vão ficar marcas ou edemas que podem demorar até 20 dias para desaparecerem, o que é normal. Mas, normalmente depois de 15 dias, já poder-se-á voltar as atividades normais.

Para Hipomentonismo – queixo retroposto – neste caso, a cirurgia é aparentemente menos invasiva. O queixo é remodelado com prótese de silicone sólido ou porex, ou ainda, pode ser feito um corte no osso do queixo que é empurrado para frente, e fixados como pequenas placas ou parafusos.

Nos casos em que seja necessário mexer na mandíbula também, será necessário ajustes nos ossos que serão fixados com parafusos.

  • Anestesia – a anestesia é local. Mas, se houver a necessidade de mexer na mandíbula, a anestesia deverá ser geral.

  • Incisão – esta também é feita dentro da boca.

Para Latero Desvio – queixo desviado para a lateral – o osso é cortado e reposicionado centralmente sendo fixado por parafusos.

  • Anestesia – esta deve ser geral.

  • Incisão – é feita por dentro da boca.

Exames que devem ser feitos antes da cirurgia para diminuir o queixo

Para poder diagnosticar exatamente qual seja o problema, para solucioná-lo é necessário fazer alguns exames:

  • Tomografia computadorizada

  • Telerradiografia

  • Exames clínicos completos

Com todos os exames realizados certinho, será possível o médico identificar qual seja o grau do problema, se é somente na região do queixo ou se tem a ver com a arcada dentária ou a mandíbula em si.

cirurgia para diminuir queijo grande
cirurgia plastica para diminuir queixo

Resultados da cirurgia para diminuir o queixo

Os resultados são bastante positivos, e não deixam marcas ou cicatrizes, pois os cortes são geralmente feitos por dentro da boca. Quando é realizado um trabalho bem feito, o aspecto será bastante natural criando linhas harmoniosas para o rosto da pessoa.

Recuperação após a cirurgia para diminuir o queixo

Os cuidados vão variar bastante de acordo com o grau ou a complexidade da cirurgia, mas nos primeiros 7 dias, o paciente deverá fazer curativos diários. Normalmente a partir do 10º dia depois da cirurgia, o paciente já poderá voltar as suas atividades normais, claro que tudo sem exageros.

Para tudo voltar realmente ao normal, e haver a cicatrização completa, poderá levar até 3 meses, mas tudo isso, o paciente já deve ter em mente bem antes de fazer a cirurgia.

Qual é o profissional apto a fazer essa cirurgia

Somente um médico cirurgião com experiência no assunto, poderá fazer este tipo de cirurgia. Mas, busque por um bom profissional.

Quanto tempo leva para fazer uma cirurgia para diminuir o queixo

O tempo gasto nesta cirurgia vai depender do caso. Mas em média leva de 1 a 2 horas.

Possíveis complicações da cirurgia para diminuir o queixo

Como em qualquer outra cirurgia, o paciente está sujeito a infecções, alergias, hemorragias. Pode ainda acontecer a deformidade especialmente nos casos de implante, lesão do nervo mentoniano, erosão óssea, danos nas raízes dentárias entre outros.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Cirurgia para diminuir o queixo Informações e Imagens antes e depois



Leia também: