Como consertar cano furado na parede e acabar com vazamentos

Saber como consertar cano furado na parede pode ser bastante oportuno, pois ninguém está livre desses acidentes. E ainda pior é  quando acontece em finais de semana, mais difícil para encontrarmos um encanador profissional.

Como resultado desse vazamento sem poder ser consertado, certamente os prejuízos podem ser bem grandes.

Quando não existe um cuidado especial na hora de fazer uma instalação hidráulica, certamente que cedo ou tarde esses problemas surgirão. Outras vezes, um furo na parede, feito com a furadeira, pode causar o acidente.

Porém, se soubermos como agir nessa hora, certamente tudo poderá ser resolvido sem maiores dificuldades ou prejuízos.

Não devemos deixar de mencionar que é importante ficar atento à presença de umidade sem um motivo aparente. Por vezes, pode existir um vazamento sem nos darmos conta e este, certamente precisa ser consertado rapidamente.

Quando existe um vazamento em um ponto escondido dentro da parede, o prejuízo no bolso será certo no final do mês. Além disso, existe o prejuízo com a estrutura e estética da residência.

Mais um motivo muito justo para ficar atento a qualquer aumento sem causa na conta de água.

Além disso, quando existe um rompimento na tubulação, mesmo sabendo do ocorrido, nem sempre sabemos o local exato. Por isso, é importante ter calma e procurar descobrir o local exato do problema para evitar um estrago maior que o necessário.

Uma primeira atitude

A partir do momento que se sabe do vazamento precisamos tomar algumas atitudes lógicas, tais como:

Primeiramente, precisamos fechar o registro da água. Com isso, evitaremos maior desperdício e também a bagunça com a água molhando todo o ambiente.

Depois disso, vamos precisar agir para encontrar o problema e consertar a tubulação. Nesse caso, vamos precisar ter calma e conferir com cuidado o tamanho do furo e se o tubo foi furado dos dois lados.

Ao abrir a parede, encontrado o furo, introduza uma chave de fenda fina para saber se o furo traspassou a tubulação.

No caso da pressão de água não ser muito forte, podemos usar pedaços de tubo e adesivo para consertar o cano. No entanto isso só será válido se o furo não traspassou a tubulação.

Outras situações, no entanto, não tem outro jeito senão quebrar toda a parede para trocar a tubulação.

consertar cano furado na parede

Porém, para esse trabalho é importante um pouco de técnica para que tudo seja feito com cuidado e exatidão.

O QUE FAZER PARA CONSERTAR CANO FURADO

Com o abastecimento de água interrompido e a tubulação no local do furo bem exposta, seque bem o tubo. Depois disso, será preciso lixar o tubo para que este possa aderir ao adesivo, mas cuidado para não lixar demais.

Então, cortamos um pequeno pedaço de tubo com a mesma bitola pela metade. O importante é formar o remendo em forma de abraçadeira.

No entanto, essa informação só vale se não existe muita pressão de água na tubulação.

Feito isso, lixamos as arrestas do remendo e também o seu corpo no lado interno, pois só assim o adesivo para tubo irá funcionar.

Após esse trabalho, passamos o adesivo próprio para o encanamento tanto no remendo como no cano a ser consertado. Então, unimos as partes para colar como se fosse uma conexão normal do cano, cobrindo o furo.

O trabalho não tem muitos segredos, o que precisamos é de calma e do material para fazê-lo. Portanto, nesse caso, providencie os seguintes materiais.

  • Um pedaço de tubo com a mesma bitola do encanamento na parede,
  • Lixa para lixar as partes a serem soldadas,
  • serra para cortar o cano,
  • Adesivo próprio para tubos soldáveis em PVC,

Além disso, é importante ter calma nessa hora. Qualquer descuido pode colocar todo o trabalho a perder.

Esse é um tipo de trabalho recomendado para evitar a quebra de uma dimensão maior da parede. Nesse caso, especialmente onde existem os revestimentos cerâmicos.

Além disso, como já mencionamos, ele só vale se o tubo a ser consertado não apresenta muita pressão de água. Se a pressão for mais intensa, como acontece em instalações prediais, será preciso quebrar a parede e colocar uma emenda na tubulação.

Após terminar esse trabalho, precisamos esperar no mínimo 1 hora antes de fazermos o teste para saber dos resultados. Uma vez estancado o vazamento é só terminar o trabalho fechando o rombo na parede.

Mais algumas dicas para resolver o problema de vazamentos

Outra opção para consertar a tubulação e usando a luva de correr. Essa é uma luva que traz dois anéis de borracha nas extremidades.

Com a água interrompida, precisamos quebrar a parede, serrar o cano no local do furo. Depois disso, ainda precisamos afastar as pontas do cano para colocar a luva que fará a luva.

Esse tipo de luva não precisa de adesivo, pois são os anéis de borracha que vedam a água.

Outra solução – outra solução é com a luva que se divide ao meio por uma rosca com vedação de borracha (União). Nesse caso o processo é o mesmo feito com a luva de correr.

Porém, precisamos colar os dois lados da luva ao cano para depois rosquear unindo as duas partes.

Fora essas soluções, ainda podemos contar com o “Tapa Furos” encontrados nas lojas de materiais de construção. No entanto, estes só dão resultado se o furo não tiver atravessado a tubulação.

Para usá-los, precisamos interromper o fornecimento de água no local. Depois disso, fazemos uma abertura na parede junto à tubulação no local do vazamento para encontrar essa tubulação.

Uma vez encontrada, é só passar um pouco de adesivo em volta desses tapadores. Então com a ajuda de uma chave Philips é só rosquear o tapa furos no tubo.

Feito esse trabalho, é só aguardar 1 hora para dar tempo de o adesivo colar. Passado esse tempo, já será possível normalizar o abastecimento de água na tubulação.

Após conferir se está tudo certo, sem vazamentos, é só fechar o buraco na parede e finalizar o trabalho.

Ajuda da tecnologia moderna

Se formos pesquisar na internet encontraremos alguns sites especializados que mostram como realizar esses reparos. Alguns desses sites apresentam também os vídeos para mostrar todo o processo desse trabalho, vale à pena conferir.

Sabemos que problemas de vazamentos na parede, sejam eles pequenos ou maiores são sempre uma preocupação. Por isso, vale a pena aprender como resolver o problema por conta própria especialmente quando moramos em imóvel alugado.

Com isso, seja um vazamento que tenha surgido por nossa culpa, ou não, melhor é saber consertar e agir rápido. Porém, se não existe condição de agir sozinho, não exite em buscar logo por um profissional capacitado para o trabalho.

Não devemos esquecer que vazamentos em tubulação embutida, com o tempo, pode comprometer toda a parede. Portanto, seja consciente e tome uma atitude assim que o problema acontecer.

Para vazamentos mais abrangentes

Quando se trata de furos com vazamentos maiores, como já adiantamos, não tem outro jeito senão quebrar a parede. Nesse caso, após quebrar a parede, verifique a marca da tubulação existente no local.

Sempre que possível, evite misturar marcas de conexões ou tubos diferentes. Sabe-se que as diferentes marcas sempre apresentam alguma diferença de dimensões e isso, certamente pode comprometer o conserto.

Além disso, dependendo do tempo que essa tubulação de água existe, pode ser vantajoso trocar toda a tubulação. Pense nessa ideia, e se decidir trocar, invista em qualidade para evitar dor de cabeça no futuro.

É bem verdade que em nossos dias, podemos contar com algumas soluções práticas para consertar canos furados ou mesmo rachados. No entanto, é preciso saber trabalhar, pois do contrário, o prejuízo com os vazamento continuarão.

Seja consciente e avalie suas possibilidades

Seja consciente e se de fato não souber resolver o problema, admita e busque logo por um encanador profissional. Melhor é gastar mais com o concerto e garantir o trabalho bem feito.

Pouca gente se dá conta disso, mas sabemos que a tubulação em PVC, é bastante sensível e pode danificar facilmente. Por isso, precisamos agir com cuidado e paciência se desejarmos resolver o problema sozinhos especialmente se o conserto da tubulação é na parede.

Os tubos soldáveis que em geral são usados na instalação hidráulica são aparentemente fáceis de trabalhar. No entanto, é preciso ter alguns cuidados, tanto no momento de lixar, como na quantidade de adesivo.

Pouco adesivo não resolve, mas demais também é prejudicial. Além disso, assim que o adesivo é aplicado nas partes, elas precisam ser unidas de forma correta e rapidamente.

Ainda com respeito ao lixamento do cano e da conexão, esse precisa ser uniforme e sem excessos. Na verdade, a intenção ao lixar é apenas tirar a camada mais superficial do cano e da conexão.

Isso é necessário para que possa acontecer a aderência do adesivo. O lixamento é feito com uma lixa papel com grana 150 ou 180.

Ainda em algumas situações para tubulação com bitolas maiores e maior pressão de água, a indústria sugere o uso de solução limpadora. Essa solução deve ser aplicada sobre as partes lixadas antes de aplicar o adesivo.

Atente para alguns sinais

Mas enfim, como sabemos, fazer o reparo em uma tubulação furada, não é tão difícil quanto, encontrar o problema. Na verdade, encontrar o vazamento, nem sempre é fácil.

Por isso, para tubulação embutida, fique atento a sinais como:

  • Aumento nos gastos com a água no final do mês.
  • Em caso de desconfiança, feche as torneiras e confira o hidrômetro. Se existir vazamentos ele não para de girar.
  • Sabendo do vazamento, verifique as paredes, certamente elas se apresentarão mais úmidas. Além disso, se o vazamento é mais antigo, começa a aparecer bolor ou cheiro de mofo.
  • Se o vazamento for em parede pintada, certamente a cor vai estar desbotada. Se for em parede revestida com cerâmica, alguma peça cerâmica poderá estar se soltando.

Além disso, já podemos encontrar no mercado alguns aparelhos projetados para encontrar esses vazamentos ocultos. Faça suas pesquisas e informe-se sobre o produto.

Na verdade, é um aparelho muito semelhante aos usados pelas companhias de saneamento para identificar vazamentos na rede pública de água.

Bom depois de todos esses comentários, esperamos te-lo ajudado. De qualquer forma, se o seu desejo é saber como consertar cano furado na parede, melhor mesmo seria fazer um curso de encanador.

Porém se não for possível, aproveite os vídeos encontrados na internet. Com certeza eles são de grande valia.

Se não for assim, o jeito é buscar por um bom encanador assim que os vazamentos acontecerem.