Tarefas Domesticas para Filhos, importante e indispensável

Infelizmente em nossos dias, existem algumas leis que acabam atrapalhando as vezes, pois quando os pais poderiam incentivar os filhos a aprenderem sobre algumas atividades de trabalho, desde cedo, são impedidos pelas leis que protegem as crianças de trabalhar.

Mas é bem sabido que oferecer tarefas domésticas para filhos, pode contribuir em muito para o futuro, quando estes por algum motivo, necessitarem por conta própria comandar os afazeres do lar.

Quais o benefícios

As tarefas domésticas oferecidas aos filhos ainda na infância podem garantir muitos benefícios, pois além da interação da família, as crianças sentem-se mais valorizadas e tem oportunidades diversas para demonstrar o carinho e o respeito com os pais, obedecendo e assim, diminuindo os afazeres que geralmente sobra para a mãe.

Para a criança, pode significar muito que a mãe ou o pai cobrem a ajuda com os afazeres domésticos, pois elas sentirão que a confiança sobre elas depositadas e enquanto ajudam com essas tarefas, estarão aprendendo para a vida.

Crianças que desde cedo aprendem a realizar as tarefas domésticas e são cobradas, sentem-se mais auto-confiantes e tudo contribui para o melhor desenvolvimento.

Quando começar a dar tarefas domésticas

É claro que os pais não irão propor tarefas domésticas para os filhos como se eles fossem verdadeiros escravos ou empregados, não é bem assim. As tarefas a serem oferecidas devem adequar-se à idade de cada criança e não precisa esperar que a criança chegue a adolescência para começar a contribuir com as tarefas dentro de casa.

É preciso aproveitar aquele desejo inocente que a criança apresenta de ajudar em casa, pois, na medida que crescem, o egoismo natural vai fazer com que elas se tornem menos sensíveis e a disposição para essa colaboração se tornará mais rara.

A criança naturalmente gosta de sentir útil, por isso, sem exagerar na responsabilidade requerida à elas, é importante incumbir toda criança a fazer alguma coisa de útil dentro de casa, e, uma boa ideia é pedir que elas deixem o próprio quarto mais organizado.

Que tipos de tarefas dar

Todo tipo de tarefa para os filhos, devem ser pensados de acordo com suas condições. Nesse caso, nada como começar com aquelas tarefas mais básicas, tais como:

  • Reunir os brinquedos depois das brincadeiras e deixar o ambiente mais organizado,
  • Organizar o ambiente do próprio quarto,
  • Recolher a própria roupa suja de cada dia,
  • Alimentar os pequenos animais de estimação.

Na medida em que as crianças crescem e se acostumam com a responsabilidade de ajudar em casa, os tipos de atividades podem ser mudadas, sempre com todo cuidado para não desmotivar a criança.

Quando na adolescência, essas crianças podem estar aptas a cuidarem das refeições ou mesmo separar as roupas para serem colocadas na máquina de lavar, uma ajuda que parece simples, mas com certeza contribuirá para que os pais sintam-se mais satisfeitos e descansados.

Tarefas para meninos e Meninas

Para evitar algum tipo de constrangimento, é preciso ficar atento quanto ao tipo de atividade oferecido para meninos e meninas. Mas existem tarefas que qualquer criança pode fazer, sem nenhum receio, mesmo porquê, estão contribuindo com os afazeres dentro de casa.

Veja algumas dessas tarefas que podem ser praticadas pelos pequenos:

A partir dos 5 anos de idade até os 8 anos de idade:

  • Arrumar a cama a cada manhã,
  • Ajudar a tirar o pó dos móveis,
  • Regar as plantas no jardim,
  • Varrer a casa, mesmo que seja superficialmente,
  • Dobrar e guardar as próprias roupas no guarda-roupa,
  • Ajudar a colocar ou a tirar a mesa,
  • Ajudar no preparo de alguns alimentos.

Tarefa para crianças a partir dos 9 anos até 12 anos de idade

  • Preparar pequenas refeições,
  • Trocar a roupa da cama,
  • Lavar a louça suja,
  • Colocar as roupas sujas para lavar,
  • Estender e recolher as roupas no varal,
  • Ajudar a cuidar dos irmãos mais novos,

A partir dos 12 anos de idade, tanto os meninos como as meninas estarão aptos a cuidar da casa praticamente sozinhos e o melhor é que já estarão bem acostumados a cumprir com as responsabilidades.

E se ele ou ela não quiserem fazer

Saber educar os filhos é uma arte e para isso, desde pequeninos eles precisam aprender a respeitar os pais, não por medo de serem castigados, mas por amor.

Por isso, é bom que os pais, desde cedo ensinem os filhos a obedecerem, mas para isso, devem tratá-los com muito amor, para que eles aprendam a ser recíprocos.

Os filhos precisam aprender que existem limites a serem respeitados e quando os pais falam, precisam ser obedecidos. É claro que os pais não poderão impor as regras, pois a imposição gera medo e nunca respeito e amor.

Quando os pais pedem algo para os filhos e eles, simplesmente resolvem não atendê-los, é preciso agir com inteligência e autoridade, mas acima de tudo com amor, mesmo que para isso, os filhos precisem ser repreendidos com mais dureza.

Faça com que as crianças percebam a necessidade de ajudar, não deixe passar qualquer oportunidade quando elas, de alguma forma desejarem ajudar.

Escolha tarefas domesticas para os filhos que não sejam difíceis de realizar, pelo contrário, alguma coisa que eles possam fazer sem dificuldades para que elas sintam-se motivadas.

Pense assim, se a criança for educada com amor e aprender a ser útil desde pequena, dificilmente os pais precisarão repreendê-la ou decepcionar-se com elas por uma desobediência.