Como cuidar do umbigo do bebê após o nascimento

Especialmente as mães que são ‘marinheiras de primeira viagem’ ficam com muitas dúvidas sobre como cuidar do umbigo do bebe recém nascido. Para começar é preciso que este esteja muito bem limpo, mas também é preciso ficar de olho a qualquer inflamação ou secreções ou qualquer sangramento que aconteça.

Então, hoje vamos discorrer sobre alguns pontos, que tenho certeza, serão de muita ajuda para você mamãe, ainda com pouco experiência. Veja só:

Como é o umbigo logo depois do parto

Logo que o bebe nasce e é cortado o cordão umbilical, o coto que fica é de semelhança gelatinosa e mole, e traz uma cor branca azulada. é de mais ou menos 3 centímetros. com o tempo vai se secando e torna-se escuro.

A limpeza do umbigo do bebe

É importante você mamãe saber de que a limpeza do umbigo pé indolor, uma vez que o coto não apresenta nenhuma terminação nervosa. Esta limpeza deve ser cuidadosa e minuciosa. Preferencialmente use cotonetes para a limpeza, e se tiver alguma secreção, utilize-se de álcool 70%. Isso pode acontecer umas 3 vezes ao dia.

como cuidar do umbigo do bebe até cair

O que pode acontecer é um pequeno sangramento antes ou após a queda do coto, mas não é motivo de preocupação. Isso é normal, e toda e qualquer secreção deverá ser limpa como descrito acima.

Claro que este procedimento deve ser realizado com muito cuidado para que nada aconteça de errado.

Quanto tempo leva para cair o coto umbilical

O normal é que o coto umbilical leve de 7 até 15 dias para cair. Mas esse tempo pode se alterar sendo maior ou menor, sem que se possa detectar algum problema. Pode acontecer também um leve sangramento após a queda do coto, o que também deve ser considerado normal.

E depois da queda do coto

Mesmo depois da queda do coto, é de fundamental importância que o procedimento de higiene seja mantido. Se tudo estiver certinho, em apenas 7 dias acontecerá a cicatrização.

Pode acontecer complicações como o chamado ‘granulo umbilical’, e neste caso o bebe sofre porque causa bastante incômodo, podendo levar até 28 dias para uma cicatrização completa.

Para o tratamento nestes casos, não precisa mais do que o nitrato de prata em bastão.

E se acontecer de o umbigo inflamar

Fique atenta a qualquer sintoma como vermelhidão no local, secreção purulenta, ou inchaço. Nestes casos o bebe provavelmente via sentir muito desconforto e não dá para exitar em buscar o médico. Nunca queira tomar alguma atitude por conta própria nestes casos.

O que acontece quando o umbigo aparece estufado

Isso se deve provavelmente a uma hérnia umbilical. E quando o coto seca a região fica mais frágil e mais sujeita a forçar, especialmente quando o bebe chora ou força para fazer coco. Aí pode aparecer a chamada hérnia umbilical.

Os sintomas da hérnia umbilical são fáceis de reconhecer, pois quando o bebe chora ou quando ele faz força para evacuar, a região do umbigo infla ou estufa, e a cicatrização demora mais. Mas, é importante saber que apesar de causar muito desconforto ao bebe, a cicatrização do local pode levar até 6 meses. Caso não feche neste período, poderá precisar de uma intervenção cirúrgica.

como cuidar do umbigo do bebe

Outros cuidados que devem ser tomados para não causar problemas ao umbigo

O aconselhado é sempre proteger o coto umbilical por fora da fralda, sendo que esta não deve ser apertada. E é importante sempre manter a região em volta do umbigo, bem seca. E claro quanto a roupa, poderá ser usada qualquer roupa que seja adequada ao clima e que traga conforto para o bebe.

É importante sempre ao ir fazer o curativo umbilical, que as mãos estejam limpas e devidamente higienizadas para evitar qualquer tipo de contaminação.

Apesar de haver pouca concordância, o uso da faixa segundo especialistas, só faz mal a criança, sendo um grande incômodo. O ideal é que o coto fique ao ar livre para que sua cicatrização seja mais rápida.

No banho o local do umbigo deve ser lavado com água e sabão. E depois bem enxuto e passado o álcool.

Estética do umbigo do bebe

Pode haver algumas alterações como o ‘umbigo cutâneo’ que nada mais é do que uma pele que se estende por cima do início do coto umbilical. Mas isso não deverá ser motivo de preocupação.

É aconselhável as receitas caseiras

Não se dever usar nada caseiro sobre o umbigo da criança. É bastante perigos Acontecer as infecções e como o bebê Ainda está com seu sistema imunológico Mem formação, é bastante comprometedor qualquer problema desta natureza.

Então, todo medicamento deve ser usado exclusivamente sob orientação médica

Lembre-se de que o umbigo ainda está aberto e pode ser uma porta de entrada a bactérias, vírus e fungos então tome muito cuidado.

Então, se você sempre teve medo ao limpar o umbigo do bebe e machucar, fique tranquila, pois com essas informações você vai perceber que não existem muitos segredos, mas tudo deve ser seguido com muito cuidado.

Leia também: