Primeiros alimentos para bebê 4 meses papinhas e frutas

Os primeiros alimentos para bebê 4 meses são os primeiros alimentos mais sólidos que eles irão experimentar, uma vez que a partir daí ela já pode engolir melhor, porém, nesse tempo são as papinhas a base de frutas que deverão ser introduzidas nessa alimentação, uma vez que no mínimo até os 6 meses de idade eles deverão depender mais exclusivamente do leite materno.

Na verdade, uma criança deveria se alimentar com o leite materno até o sexto mês de vida, porém, se a mãe precisa retornar ao trabalho, certamente não poderá alimentar no peito, só por isso, então é aconselhável um alimento complementar, mas ao chegar em casa, a mãe deverá oferecer o peito normalmente ao bebê.


Podemos entender que a criança já está apta para receber os alimentos mais sólidos quando percebermos que ela consegue manter a cabeça erguida mais facilmente e isso, já nos quatro meses pode ser percebido com bastante freqüência indicando que a criança tem condições de engolir os alimentos sem tantos riscos de se afogar.

alimentos para bebe de 4 meses


Frutas – a partir dos quatro meses, as crianças já podem começar a ingerir a polpa da maçã raspada com uma colher (café), raspas de poupa de pêra, e até mesmo uma papinha de bananas. Essas frutas fornecerão a criança muitos nutrientes que ela vai precisar a partir dessa idade e que não encontra no leite materno ou mesmo em outro leite que lhe é fornecido.

Porém, essas frutas precisam estar em perfeito estado, e sempre que possível que sejam frutas da época, pois só dessa forma é possível encontrar espécies mais livres de agrotóxicos que poderiam causar princípios alérgicos para a criança.

Além disso, é preciso insistir com o mesmo alimento complementar por pelo menos 3 dias para que a criança se acostume com esse alimento e só depois devemos trocar por outra fruta. Nesse tempo é preciso observar se não acontece alguma reação alérgica na criança, deixando o alimento de lado se acaso acontecer, pelo menos até que se descubram as verdadeiras causas dessas alergias.

Certamente que haverá ocasiões em que a criança tentará rejeitar uma determinada fruta, mas a mãe ou responsável pelo bebê precisará ter paciência e se for necessário ter uma outra fruta a disposição, pois é importante que a criança aprenda a saboreá-la, depois que isso acontecer essas dificuldades desaparecerão.

Além das papinhas de frutas, existem algumas espécies de farinhas lácteas que devem ser preparadas apenas com água, enquanto que outras espécies não lácteas deverão então ser preparadas com o leite, porém, é preciso que o médico esteja sabendo dessa alimentação para que possa instruir sobre a melhor maneira de alimentar a criança.

Essas papas devem ser preparadas sem a adição de açúcar ou outros adoçantes, e para servi-las, apenas com uma colher sempre cuidando para não exagerar na dose para esse alimento. Lembre-se ainda que no momento que a criança arrotar, é o momento que ela estará satisfeita, a menos que esteja engasgada.

Caldo de legumes – uma receita rica em nutrientes para a saúde do bebê pode ser preparada com os seguintes ingredientes: batatas, cebola, cenoura, arroz e abóbora. Cuide para cozinhar pequenas porções, pois esse caldo precisa ser sempre fresco.

Depois de cozido, passe esse cozido no liquidificador e então acrescente um gota de azeite de oliva extra virgem e então sirva para a criança, lembrando de conferir a temperatura para não prejudicar o bebê.

frutas e papinha para bebê de 4 meses

Sem sal – esses ensopados não devem conter sal, pelo menos não para servir a uma criança de 4 ou 5 meses, é preciso que desde criança ela se acostume a se alimentar de forma saudável. E falando em alimentação saudável, evite dar carne para a criança, todos nós sabemos que o ser humano vive muito bem sem esse alimento, e se a criança se acostumar com os frutos desde o princípio, saberemos muito bem como substituir.

É de não acreditar, mas existem alguns “entendidos” que aconselham até 30 gramas de carne em cada refeição para uma criança de 5 meses ou nem isso. É cada vez mais conhecido os malefícios que a carne pode trazer para o ser humano, como pode alguém aconselhar tal alimento para um ser tão indefeso ainda.

Frutas – algumas frutas como o abacaxi, por exemplo, pode causar alergia ao bebê, porém, isso não quer dizer que essas frutas sejam proibidas para a criança, mas devem ser fornecidas com cuidado, avaliando a reação da criança que aos poucos vai se acostumando com esses alimentos.

Além das papinhas de frutas, podemos preparar então as papinhas amassada e peneiradas de batata inglesa, ou cenoura, ou abóbora, ou chuchu, ou banana prata. Porém, é preciso entender que essa alimentação é apenas um complemento do alimento materno e deve ser oferecida ao bebê apenas na hora do almoço.

As demais refeições do dia devem ser com o alimento materno pelo bem da saúde da criança.

Existem muitas mulheres que tem medo de alimentar o próprio filho no seio, porém toda mulher que amamenta no seio fica mais protegida contra o câncer de mama.


Leia também: