Como saber quando é o período fértil para ficar grávida

Se o seu questionamento é ‘como saber quando é o período fértil?’, saiba que existem algumas considerações que devem ser feitas para que você consiga se localizar melhor diante de tudo isso.

É importante ter noção quanto ao período fértil, a ovulação e tudo mais.

Este é um assunto que incomoda, especialmente as mulheres mais jovens que não tem muita experiência. E este incômodo pode vir tanto pela vontade de engravidar, como pela preocupação em não engravidar.

se a mulher não pode fazer uso de anticoncepcionais, certamente, os cuidados devem ser ainda maiores.

Como calcular o período fértil

 

Para começar você precisa entender que o período fértil acontece sempre no meio do ciclo menstrual. Então para quem tem um ciclo de 28 dias, normalmente isso acontecerá por volta do 14º dia.

E para que você determine qual seja este dia, só precisa contar 14 dias a partir do primeiro dia da sua última menstruação.

Claro que aqui é só um exemplo, pois existem mulheres que tem outro ciclo menstrual que pode variar de 20 a 35 ou 40 dias. Então, cada mulher deve cuidar para fazer o cálculo de acordo co seu ciclo.

Para uma mulher que menstruou no dia 3 de abril, por exemplo, se seu ciclo for em média de 40 dias, seu provável dia fértil será dia 25 de abril. E, a data provável do nascimento do bebê, se engravidar, será no dia 20 de janeiro. Claro que isso é somente um exemplo.

periodo fertil para engravidar

Quando acontece a ovulação

 

Então, a ovulação normalmente vai acontecer entre 3 dias antes e 3 dias depois desta data. Este é o período em que a mulher está considerada fértil.

Ou, por outro lado, entre 12 e 16 dias antes da próxima menstruação. O dia 14 nesse meio é apenas uma média. E é importante saber também que em 46% das mulheres, o ciclo menstrual varia em 7 dias ou mais.

Mas como acontece a ovulação? Bom, esta acontece quando o ovário libera um óvulo a partir das alterações hormonais. E esta ação é quase instantânea, uma vez que quando o ovário libera o óvulo, e este vai imediatamente em direção as trompas de falópio.

E quando isso acontece, a mulher fica vulnerável à gravidez, caso mantenha relação sexual. O óvulo só será fecundado caso entre em contato com o espermatozóide.

Os melhores dias para ter relação sexual e engravidar,  é o dia da ovulação e um dia antes. Pois ai estará no pico da fertilidade.

Calculando o período fértil quando o ciclo é irregular

quando o ciclo é irregular, o que pode ser comum entre as mulheres, não existe nenhuma segurança em calcular o período fértil. Tanto para a mulher que deseja engravidar, como para a mulher que não deseja engravidar.

Mas, para quem mesmo assim, deseja saber qual é o período fértil, mesmo com ciclo irregular, o correto é fazer anotações durante um ano.  Para que assim possa perceber qual é a duração de cada ciclo. Depois subtrai-se 11 dias ao ciclo mais longo e 18 dias ao ciclo mais curto.

Então vamos a um exemplo: digamos que seu ciclo mais curto é de 22 dias, e o mais longo se já de 28 dias. Diminua 18 dias do ciclo mais curto que é o de 22 dias e 11 dos ciclos mais longo que é de 28 dias:

  • 22 – 18= 4 e;
  • 28 – 11 = 17.

Isso quer dizer que entre o 4º e o 17º dias do ciclo você poderá estar fértil.

Teste de ovulação

Uma das maneiras mais fáceis de determinar qual seja o período fértil numa situação de ciclo irregular, é buscar pelos testes de ovulação que são encontrados em farmácias.

Pode acontecer mais de uma ovulação no ciclo?

 

Sim. Pode acontecer, só que normalmente isso acontece junto, no mesmo ciclo. É o caso de gêmeos não idênticos, quando a ovulação é de 2 óvulos independentes.

Por incrível que pareça, isso é algo que poderá acontecer com mulheres a partir dos 35 anos de idade, que são as mais sujeitas a terem gêmeos.

Na fertilização in vitro também é normal que sejam implantados dois embriões nas mulheres acima de 40 anos.

Sintomas de que você está fértil

 

Existem alguns sintomas que denunciam o período fértil, e entre os principais sintomas temos o aumento da secreção vaginal. Algumas mulheres, dizem que sentem uma pequena agulhada de dor quando acontece a ovulação. Porém, a maior parte delas não sente nada.

Mas existem outros como:

Secreção vaginal transparente – este é um dos sintomas mais certeiros de que a mulher está no período fértil. Isso acontece pela produção do estradiol, hormônio que produz mais líquido do que o normal, como se fosse um lubrificante a entrada dos espermatozoides na vagina. Este se parece com clara de ovo crua.

Aumento da temperatura corporal – isso ocorre pelo fato de os folículos liberarem os óvulos aumentando a produção de progesterona, provocando um aumento de 0,3 a 0,8°C na temperatura corporal. para perceber essa mudança é importante tirar a temperatura do corpo com um termômetro assim que acordar, antes de se levantar.

Espinhas e acnes – em algumas mulheres, não todas, pode aparecer as acnes e espinhas, devido ao movimento dos hormônios.

Dor no baixo ventre – pode acontecer de algumas mulheres sentirem dor no baixo ventre. São cólicas que aparecem e desaparecem, indício de ovulação.

Aumento do desejo sexual – isso acontece também devido ao aumento do nível hormonal, por isso a mulher sente mais desejo sexual e também sente-se mais atraente.

Instabilidade emocional – muitas mulheres sentem irritação e apresentam instabilidade emocional neste período, o que é bastante comum.

Diferença entre ovulação e dias férteis

É importante que você consiga compreender essa diferença entre a ovulação e estar nos dias férteis. Por mais que um óvulo esteja ativo por 24 horas, o espermatozoide poderá ficar ativo por até 5 dias.

Sendo assim, dá para entender o porque que acontece de uma mulher engravidar mesmo de 4 a 5 dias antes da liberação do óvulo.

Portanto, o tempo em que a mulher está fértil poderá se definir por cerca de 6 dias. E quando se fala em dias férteis, é muito fácil entender. Pois são todos aqueles dias em que você poderá engravidar, caso mantenha relação sexual, sem nenhuma prevenção.

É importante que a mulher consiga identificar quais são os seus dias férteis. Pois assim, a vida sexual do casal poderá ser melhor planejada. E caso queira engravidar, saberá quando será o período mais propício a isso.

Quando ocorre a gravidez

 

Quando no período fértil acontece de o muco vaginal se tornar mais fluído, fica mais fácil para os espermatozoides chegarem até o óvulo. E a temperatura corporal aumenta justamente pelo esforço do organismo no preparo para receber a fecundação.

Cuidados para não engravidar – se o seu caso é não querer engravidar, o correto é nem pensar em utilizar-se da tabelinha, pois não será um método seguro. Neste caso prefira se cuidar com o uso de pílulas e outros contraceptivos como camisinhas, enfim, que sejam meios mais seguros.

É, bem ao contrário dos homens que são férteis o tempo inteiro, as mulheres precisam recorrer a métodos e controle de dias para descobrir com exatidão qual seja os seus dias férteis.

No entanto isso hoje é mais usado por mulheres que não tem facilidade de engravidar ou que não podem tomar contraceptivos. Mesmo assim, neste último caso, existem outros meios.

Alguns pontos que ajudam a engravidar

Se agora você e seu companheiro já sentem que é hora de engravidar, e construir uma família, confira alguns conselhos de especialistas. A melhor maneira de começar uma gravidez na hora certa e de maneira saudável.

Confira:

  1. Pare com os métodos contraceptivos – simplesmente pare com tudo, e comece a praticar as tentativas de gravidez.
  2. O sexo tem que ser na hora certa – É comprovado de que metade dos casais que querem engravidar, acabam tentando no momento errado. Isso porque existe apenas alguns dias por mês que a mulher está fértil. Portanto, o ideal é ter relações sexuais no dia da ovulação e nos dias que antecedem esta.
  3. Tome cuidado por querer se basear no 14º dia, pois ele serve apenas de média, certo?

A posição influencia para engravidar

Há quem diga que a posição da mulher após a relação sexual, não tem nada a ver, e não passa de mito. Pois mesmo que o líquido seminal vaze, o espermatozoide com independência se locomoverá de forma extremamente rápida para o muco cervical.

O uso do Ácido Fólico

 

É importante pensar que o uso do ácido fólico ajuda a prevenir defeitos no tubo neural do bebê. Toda mulher que está se preparando para engravidar ou já está grávida, deverá tomar diariamente este suplemento  que é um composto vitamínico.

O correto, é começar a tomar, pelo menos 3 meses antes da gestação. E deverá continuar tomando durante todo o primeiro trimestre de gestação.

Mesmo para quem costuma usar uma alimentação saudável, buscando todos os nutrientes, fica difícil obter todo o ácido fólico necessário. E portanto, o ideal é sempre usar o suplemento.

Cuidado com o peso

Não precisa nem pensar muito para saber que o controle do peso tem muito a ver com a saúde na gestação. Portanto, se você já estiver com o peso ideal antes mesmo da gestação, ficará bem mais fácil suportar o período da gravidez com disposição. Mesmo que o corpo se sinta sobrecarregado.

Mesmo antes de engravidar, é importante adotar uma rotina de atividades físicas que a ajudem a manter a forma. Porém estas também irão te deixar mais disposta, com mais energia e melhor humor.

E por incrível que pareça, estar com o peso adequado, facilitará a gravidez. Por isso é tão importante ajustar o peso ideal, caso precise, antes mesmo de pensar numa gravidez.

Outros cuidados para quem quer engravidar

 

  • Mantenha uma dieta equilibrada e saudável;
  • Pare de fumar;
  • Não beba bebidas de álcool;
  • Não use drogas;
  • Tome a vacina contra a rubéola;
  • Se enfrenta o problema da secura vaginal, otimiza a saúde dela, apostando em lubrificantes que não afetem os espermatozóides;

E seu parceiro

  • Seu parceiro deverá manter os testículos em temperatura fresca;
  • Ele deverá usar roupas íntimas mais soltas;
  • Deverá evitar os banhos muito quentes; O aquecimento prolongado dos testículos, reduz a qualidade dos espermatozóides;
  • Não  deve usar bebidas de álcool;
  • Deve evitar o cigarro;
  • Adotar uma alimentação saudável;
  • E estar completamente ativo sexualmente falando.

Bom, creio que você  agora já tem noções de Como saber quando é o período fértil. Mas não esqueça também de buscar ajuda médica para tornar tudo mais fácil.