PAPINHAS para bebê, como preparar, qual dar

A partir do sexto mês, os bebês começam a receber uma alimentação saudável, não ficando apenas com o leite materno, por vezes até uma grande necessidade quando as mães trabalham fora e precisam voltar as suas atividades profissionais. Mas para isso, é importante que a mãe tenha alguma experiencia para preparar as papinhas para bebê de forma que de fato contribua como uma alimentação um pouco mais consistente.

Com respeito a essas papinhas, certamente existem algumas receitas bem fáceis de preparar e, além disso bem saborosas para serem bem aceitas pelo bebê sem maiores reclamações. Vamos então a algumas dessas receitas.


Como preparar

Papinha de maçã

Providencie uma maçã saudável e lave-a bem com água corrente e depois seque antes de cortar a fruta pela metade. Depois disso, com a ajuda de uma colher (café) ou (chá), raspe a polpa da maçã e sirva para a criança, sempre com o cuidado de não entrar pedaços maiores que poderão engasgar.


Papinha de pera

Providencie uma pera bem macia e prepare do mesmo jeito que é feito com a fruta. Depois que a criança estiver acostumada com as duas frutas, pode-se escolher uma delas para cada refeição, pois ambas são muito nutritivas.

Papinha de bananas

Nesse caso, tanto a banana Nanica como a banana Maçã podem ser usadas, porém é preciso saber que a primeira solta o intestino enquanto que a segunda prende o intestino. Para preparar a papinha basta descascar a fruta e amassar a polpa com um garfo antes de servir ao bebê com a ajuda de uma colher de plástico para evitar possíveis acidentes.

Papinha com caldo de frango, cenoura, batata e abobrinha

Providencie 100 gramas de peito de frango, 1 cenoura lavada e descascada, 1 abobrinha lavada, 1 batata inglesa sem a casca, uma pitada de sal e mais a água suficiente para a papinha. Corte o peito de frango em cubos e coloque em uma panela para refogar até que mude de cor e depois acrescente os demais ingredientes.

Cozinhe até que os legumes fiquem macios a ponto de formar a papinha e então retire a carne e amasse bem os legumes e esfrie um pouco antes de servir para a criança.

Papinha de cenoura, lentilhas e abóbora

Providencie 1 cenoura pequena, aproximadamente 40 gramas de lentilhas e 130 gramas de abóbora. Corte a cenoura e a abóbora em cubos pequenos e leve para em um pouco de água até que fiquem macios e então coloque a lentilha previamente lavada e mais um pouco de água para ferver por mais 25 ou 30 minutos, antes de preparar a papinha amassando tudo junto com uma pitada de sal para servir ao bebê.

Papinha de abacate com banana

Essa é uma receita muito fácil de preparar, pois basta a metade de um abacate sem casca e cortado em pedaços e mais uma banana pequena cortada em cubos pequenos. Com os ingredientes em mãos é só amassar tudo junto até formar a papinha para servir ao bebê.

Papinha de cenoura, espinafre e ervilha

Providencie uma cenoura pequena cortada em cubos, aproximadamente 50 gramas de espinafre e mais umas 100 gramas de ervilhas frescas. Coloque as cenouras para cozinhar em aproximadamente 250 ml de água até que comece a amolecer e então, acrescente as ervilhas e o espinafre para cozinharem juntos.

Depois disso, amasse todos os ingredientes juntos com a ajuda de um garfo até que adquira a consistência de papinha para então, servir ao bebê.

Papinha de brócolis, batata doce e couve flor

Providencie 70 gramas de brócolis cortados em pedaços pequenos, 100 gramas de batata doce sem casca e cortada em cubos pequenos, 100 gramas de couve-flor cortada em pedaços pequenos. Coloque tudo em uma panela e cozinhe até ficar bem macio.

Retire do fogo e amasse com um garfo até conseguir a consistência de papinha. Essa receita é ideal para bebês a partir dos 9 meses de vida.

Papinha de morango com framboesas

Providencie 150 gramas de cada uma das frutas e depois de higienizá-las coloque-as em um processador para formar a papinha super nutritiva para servir ao bebê a partir dos 9 meses de vida.

Papinha de milho, abóbora e peito de frango

Providencie 6 colheres de milho verde fresco, 200 gramas de abóbora sem casca cortada em cubos pequenos e mais 50 gramas de peito de frango cozido cortado em cubos pequenos e uma pitada de sal. Coloque a abóbora para cozinhar até que fique bem macia e depois acrescente o milho e o peito de frango já cozido.

Coloque a pitada de sal e deixe cozinhar mais alguns minutos e depois retire do fogo, e amasse tudo junto até formar o purê. Essa é mais uma receita de papinha que pode ser servida a crianças a partir de 9  meses de idade.

Papinha de mandioquinha (batata-salsa) com agrião

Você vai precisar de uma batata-salsa pequena, 5 ramos pequenos de agrião, 1 pedaço de cebola cortada em cubos pequenos, uma pitada de sal e mais umas gotas de óleo de milho. Coloque todos os ingredientes para cozinhar e assim que estiverem bem cozidos, amasse e forme a papinha para servir ao bebê.

Essa receita é ideal para crianças de oito meses de vida ou mais.

Independente das receitas de papinhas para bebê que você for oferecer as crianças, procure deixá-las bem apetitosas para facilitar a aceitação.

Fazendo papinha no liquidificador

 


Leia também: