Alimentos para acelerar o metabolismo e auxiliam na perca de peso

Se você está precisando perder peso e quer saber dos alimentos para acelerar o metabolismo, fique com a gente e vamos deixar você super bem informada.

Alguns alimentos, com toda a certeza contribuem com grande eficácia para conseguirmos bons resultados no emagrecimento.  Porém, não basta apenas usar alguns destes alimentos. Pois na verdade é preciso uma reforma alimentar completa acompanhada de hábitos saudáveis. Inclusive as atividades físicas diárias.

 

Mas o que é o metabolismo?

 

O metabolismo nada mais é do que um conjunto de processos bioquímicos pelo qual nosso corpo converte os alimentos em energia. Assim garante o bom funcionamento das funções vitais na fabricação da energia, regulação da temperatura corporal, regeneração celular, respiração, entre outras.

Existem 2 tipos de enzimas que regulam o metabolismo do corpo humano. São elas:

Anabolismo – que são as reações bioquímicas de síntese. Em outras palavras, permite a produção de moléculas mais complexas, a partir de moléculas mais simples. Um exemplo disso é os aminoácidos que se transformam em proteínas.

Catabolismo – Esse acontece exatamente o contrário, pois permite a produção de moléculas simples a partir de moléculas mais complexas. A exemplo disso, temos a água e energia que se transforma a partir da glicose.

Para acontecer a homeostase, é necessário que haja um equilíbrio entre o anabolismo e o catabolismo.

Quando o anabolismo está mais presente do que o catabolismo, acontece o ganho de massa muscular. Quando acontece o contrário, a perda de massa muscular é certa.

Após uma rigorosa avaliação de vários aspectos, é que um nutricionista conseguirá ditar uma dieta para cada situação específica.

Entre as melhores opções para nos alimentarmos com saúde e acelerarmos o metabolismo destacamos:

 

Água com limão

 

Você pode não aceitar, mas a água é sim um alimento que não deveria ser deixado de lado. Aliás, ninguém vive se água. E quando usada com o suco fresco do limão, é perfeita para quem quer perder peso.  Por isso, beba pelo menos 2 litros de água pura por dia, pois ela ajuda a eliminar as toxinas do corpo e melhorar a digestão.

alimentos para acelerar o metabolismo
Um alimentação saudável deve conter todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.

 

Cereais integrais

 

Por serem ricos em fibras, os cereais integrais devem fazer parte de nosso cardápio diário, especialmente na hora do almoço. O alto teor de fibras presente nos cereais integrais, age como uma vassoura no aparelho digestivo. Certamente eliminando todas as impurezas do organismo.

 

Frutas cítricas

 

Devido a riqueza de vitamina C que as frutas cítricas apresentam, elas também têm papel importante quando se trata de ajudar a eliminar as toxinas do corpo e acelerar o metabolismo. Aproveite para ingerir frutas como abacaxi, limões, acerolas, mangas e laranjas, mas não desperdice o bagaço.

 

Sucos Detox

 

Ainda podemos contar com algumas receitas para sucos desintoxicantes. Estes que são indicados especialmente para acelerar o metabolismo, uma vez que a principal função é eliminar as toxinas do organismo.

Estes sucos são preparados com frutas que você pode combinar segundo suas preferências. Ou então com folhas verdes, sempre na forma o mais natural possível, devendo ser ingerido em jejum.

Entre as combinações para sucos podemos indicar: cenoura com limão, ou cenoura com laranja, ou então couve-folha com limão, ou suco de morangos com abacaxi, entre outras combinações.

Para cada uma dessas combinações ainda podemos acrescentar o gengibre, a canela, ou as folhas de menta ou hortelã. Mas isso claro, é a critério de cada um.

 

Chá verde

 

Povos milenares como os asiáticos, costumam tomar chá após as refeições para acelerar a digestão. Certamente por conta disso, este é o povo que apresenta men or índice de massa corporal e os mais longevos do planeta.

O chá verde que estimula a queima de gordura abdominal, reduz as inflamações do corpo, metaboliza melhor a glicose e da insulina e favorece a queima de gorduras corporais.

Se você adotar o costume de tomar 3 xícaras de chá verde diariamente, poderá queimar a quantidade equivalente a 1 fatia de pão com manteiga.

 

Brócolis

 

Poderoso antioxidante e anticancerígeno, o brócolis é uma dos alimentos mais ricos em benefícios para a saúde. Pois ele ainda fortalece o sistema imunológico e fornece as fibras necessárias para o bom funcionamento do intestino.

Rico em cálcio e vitamina C, este alimento ainda favorece a queima de gorduras. Desintoxica  o organismo e limpa o fígado, e consequentemente aumenta a produção de energia do corpo.

 

Abacate

 

Este que é uma alimento de origem mexicana, bem ao contrário do que se pensa, ajuda no emagrecimento, uma vez que estimula a queima de gorduras.

Conhecidas como monoinsaturadas, as gorduras desta fruta, garantem atuação tripla na queima de gorduras. E certamente ajuda a emagrecer.

O abacate ajuda na diminuição da secreção de hormônios como o cortisol e a insulina que atuam no acúmulo de gorduras. Por outro lado acaba ajudando na liberação do hormônio do crescimento que atua na formação dos tecidos e acelera o emagrecimento.

Sendo assim, o abacate previne as inflamações que levam ao ganho de peso, inibe a conversão da energia dos alimentos em ácidos graxos e favorece a queima de gorduras.

 

 

Aveia

 

Excelente alimento para ajudar na aceleração do metabolismo e a queima de gorduras. Bastam 30 gr de aveia consumida pela manhã para garantir os níveis de glicose equilibrados.  E também otimizar o gasto de gorduras na forma de gorduras.

Esta deve ser consumida especialmente crua.

Cardápio sugestivo

 

Café da manhã – 1 pote de iogurte natural, 1/2 colher de sopa de óleo de cártamo ou de coco, 2 torradas integrais, 1 ovo cozido, 1  frua da sua escolha.

Lanche da manhã – 1/2 xícara de chá do mix de castanhas, amêndoas e nozes.

Almoço – 1 prato de sobremesa de salada verde(rúcula com alface), 1 colher de sopa de azeite de oliva, 1 batata doce cozida. Se preferir 1 prato raso de macarrão integral com molho de tomate, 1 colher de couve refogada e 1 filé de pescado médio grelhado.

Lanche da tarde – 1 pote de iogurte natural, 1/2 xícara de chá de frutas vermelhas, 2 colheres de flocos ou farinha de aveia.

Jantar – 1 prato de sobremesa de alface, tomate e pepino com 1 colher de azeite de oliva extravirgem, 1/2 colher de abóbora cozida ou arroz, 1 fatia de carne de panela bem cozida, 1 copo de suco de abacaxi com gengibre.

Ceia – 1 pote de iogurte natural.

É importante lembrar que além dos Alimentos para acelerar o metabolismo, é necessário também lança mão de outras práticas:

  • Dormir bem, pelo menos 8 horas diárias;
  • Beber pelo menos 6 copos de água por dia;
  • Praticar atividades físicas como caminhadas, ciclismo, natação, corrida ou outra que ative o sistema cardiovascular,
  • Se abster de alimentos gordurosos e açucarados;
  • entre outras.

 

Vai lá e acelerar ai o seu metabolismo menina!!!!