Filtro dos Sonhos Significado, Decoração, Curiosidades

Considerado um amuleto por tribos indígenas típicas do norte americano, o Filtro dos Sonhos, surgiu mais especificamente na tribo dos Ojibwa, moradores da região dos grandes lagos.

Segundo a crença dessa tribo, uma das principais missões do ser humano, seria o de decifrar os sonhos, separando os ‘negativos dos positivos’, ao mesmo tempo em que estes traziam sabedoria e muita sorte.

Esse objeto artesanal de cunho religioso, na concepção dos indígenas, era algo que trazia mensagens significativas sobre o funcionamento da natureza, da vida e do universo todo.

O que é, Significado

Este elemento é produzido a partir de fibras de um salgueiro chorão, em formato de círculo, o qual é revestido de couro. Neste são amarrados diversos fios que são tecidos de maneira a deixar um círculo no centro de uma trama como se fosse teia de aranha.

Abaixo deste círculo tramado, é colocada uma pena, de preferência uma de coruja que já traz o significado de sabedoria, e ainda outras penas e elementos decorativos.

Significado Filtro dos Sonhos

Este é um amuleto conhecido também como ‘caçador de sonhos’, ‘espanta pesadelos’ ou  ‘cata sonhos’, que segundo os indígenas norte americanos, tem o poder de purificar as energias.

O principal objetivo em utilizar-se deste amuleto, é justamente o de espantar os maus espíritos que são os que trazem sonhos ruins, deixando-os presos nas teias, enquanto deixam passar livremente somente os espíritos bons.

Itens do Símbolo

Cada elemento deste artesanato  considerado um símbolo da proteção, traz uma simbologia toda especial, como:

Círculo de base – Este traz o círculo da vida, da eternidade bem como o sol.

Teia – Esta por sua vez representa tudo o que acontece em derredor no decorrer da vida, as nossas escolhas, o caminho, livre arbítrio, e até as relações interpessoais.

Centro – Este que fica no centro entornado por uma teia, significa o ‘ciclo da vida’. Este traz a simbologia do princípio criador, da força do universo e o eu.

As linhas entrelaçadas apontam para a confusão e enorme quantidade de acontecimentos que envolvem a vida do ser humano, dando forma à existência.

Em cada ponto dessa trama toda, aponta para uma analogia do nosso cotidiano. E também, que cada acontecimento na vida, seja desde um atraso até uma falta no trabalho, pode mudar completamente nossa vida.

Pena – A pena em si traz o significado da respiração e o ar, sendo este um elemento indispensável para a vida.

A pena da coruja fêmea traz a simbologia da sabedoria, já a pena da coruja macho traz o significado da coragem.

Muita gente ainda agrega objetos com significados particulares que garantem um toque todo especial.

O Circulo

Feito com fibras de salgueiro chorão, este é revestido em couro e também ali amarrados vários fios de onde parte a trama tipo teia de aranha que finaliza com um centro arredondado.

A teia

A teia por sua vez, é a trama de fios amarrados entre si, garantindo uma trama belíssima que diz ser por onde os maus espíritos tentam passar e não conseguem, pois ficam presos, diferentes dos espíritos bons que conseguem passar tranquilamente.

A parte Central

Esta é a parte que simboliza o eu, a força do universo e trata-se do princípio criador.

As Penas

Como você já sabe estas representam o ar e a respiração, que são essenciais para a vida.

As pedras

Afastam nossos medos e tristezas e trazem a representação da cura.

Cores

Trazem sensações ao mesmo tempo em que refletem seu humor e personalidade.

Como usar o Filtro dos sonhos, Sugestões

Bom, segundo a tradição indígena norte americana, este é um elemento que deve ser colocado em local onde aconteça a incidência do sol, pois segundo a crença, todos os todos os sonhos maus que supostamente estariam presos nas teias, com certeza seriam liberados ao receber os raios solares.

Este tem o poder de filtrar a energia que envolve o sonho, mas não impede de sonhar o que iria sonhar.

Então, o local ideal para ser colocado o filtro é defronte a uma janela onde os raios solares possam bater livremente e filtrar os sonhos, deixando os bons passar e os maus presos na teia.

Existe ainda a opção de pendurá-lo em cima da cama bem sobre o corpo, sendo que dessa forma a pessoa ficará com seus sonhos protegidos.

Mas, não para por ai, pois estes também podem ser usados de outras formas como:

  • Elemento decorativo de ambientes;
  • Elemento da moda como estampas em roupas, colares, brincos entre outros;
  • Tatuagens;

Na parede, Decoração

Além de todos os significados que este amuleto traz, também serve como um elemento decorativo na parede, por exemplo, criando um toque especial de sofisticação e delicadeza em diferentes ambientes.

Estes podem ser em diferentes tamanhos, cores e formatos, sendo uma ótima opção para decoração da cabeceira da cama com sofisticação e muito charme.
Existem muitos modelos entre eles os que trazem vários círculos em tamanhos diferentes com muitas penas penduradas trazendo um excelente elemento para a deco5ração de quartos.
E que tal aproveitar a delicadeza deste elemento e ousar na criatividade apostando numa delicada combinação de cores suaves, sendo vários deles pendurados num galho rústico.
Cada um poderá apostar no modelo de filtro dos sonhos que desejar, pois opções é o que realmente não faltam, existe ara todos os gostos.

Na Tatuagem

A tatuagem também é uma arte que não é de hoje e também tem sua origem em povos como as tribos indígenas de várias partes do mundo. E hoje, entre os desenhos preferidos temos também os filtros que são lindos e podem ser tatuados do jeito que quiser, e em várias partes do corpo.

O filtro não precisa ser tatuado exclusivamente sozinho, pois ele pode vir acompanhado também de outros elementos como as flores por exemplo. Neste caso, na coxa ficou demais!!!!
Aqui você pode conferir 3 diferentes modelos de filtro acompanhados de flores em cores diferenciadas e em diferentes partes do corpo. De qualquer forma fica lindo.
O desenho com um efeito bem real com detalhes de contas e acompanhado de lindas rosas em cores vivas na parte do braço próximo ao ombro.
Seja no braço ou no pescoço, seja um desenho grande ou pequeno, o segredo está em escolher um bom profissional para garantir aquele resultado tão esperado.
A lateral da costela é uma excelente opção para quem deseja marcar esse desenho na pele em formato grande. E veja como fica lindo acompanhado de pequenos pássaros!!!!

De crochê e gráfico

O crochê é uma arte de tramar os fios que traz muita beleza e agrada aos diferentes gostos, além de que pode ser usado de diferentes maneiras.  E se você ainda não tinha pensado, que tal pensar em fazer lindas peças decorativas para sua casa?

Escolher as cores para o filtro também faz toda a diferença, especialmente se quer dar significado a estes, pois elas influenciam diretamente. Por isso é importante ficar atenta aos significados das cores.
representando a supremacia e iluminação espiritual, o filtro branco é um dos mais tradicionais, e que traz uma beleza incrível!!!
Aqui trouxemos até um gráfico de um modelo de filtro, especialmente para quem deseja criar essas peças em crochê. Este é um modelo simples e muito fácil de fazer.
Olha só, em elementos decorativos, nem sempre é necessário só colocar penas penduradas, pois fitas coloridas e outros penduricalhos podem ser muito sugestivos….
Se você está querendo fazer um elemento desses, que tal seguir esse passo a passo que mostra de maneira muito fácil como tramar sem erros?
Esta é mais uma imagem que garante uma peça artesanal linda e cheia de charme. E na hora de usar, você escolhe o melhor local, as melhores cores e combinações, e tudo mais.

Para Carros, retrovisor

É comum usar no carro um lindo modelo de filtro em diferentes versões, tudo dependendo do gosto. Olha só que peça linda com penas coloridas e cheias de charme, além de que é muito fácil de fazer, basta ter vontade.

Penas coloridas em modelos de filtros com fios naturais, acabam realçando o visual desses elementos de maneira incrivelmente sofisticada e interessante.
Este é um modelo em tons de preto e branco, criando uma opção moderna de usar este elemento na decoração do seu automóvel.
Olha só o que a criatividade pode fazer! Este é um modelo onde a trama é feita com pedrinhas azuis e arame, criando o visual perfeito de uma árvore., e longas penas penduradas.

No Cabelo

Os acessórios de cabelo remetem muito bem ao mundo dos hippies, que usavam muito os acessórios de cabelo com tiras em couro, pedras e penas entre outros elementos.

E esta opção do caçador de sonhos deixa o visual lindo, e aliás, está super na moda.

Em tons neutros, este é um acessório lindo que pode tanto ser usado para dar vida aos seus penteados do dia a dia como também para ocasiões especiais como casamentos, por exemplo.
Os modelos são lindos e cheios de muita criatividade, com diferentes cores e tramas, e penas de cores bem variadas.
Enquanto algumas preferem o s modelos com cores mais neutras, outras já preferem as cores mais fortes e intensas para criar um visual mais alegre e descontraído.
Ao invés de usar este acessório voltado para traz, também fica bacana usá-lo na lateral, com tiras trançadas que seguram os cabelos no lugar certo.

Brincos filtro dos sonhos

As joias e bijuterias artesanais estão mais na moda do que nunca. e estas com tramas de fios, também remetem ao universo hippie. No entanto, existem peças lindas, que complementam o visual com muita classe.

Para quem gosta, lindos e longos brincos com fios e penas bem coloridos. Um charme só que pode dar aquele toque de alegria e descontração aos seus looks do dia a dia.
Hoje existem também as peças de metais que são delicadas e graciosas, e que também podem embelezar ainda mais seus visual para as diversas ocasiões casuais e informais.
Existem versões para todos os estilos e gostos, e para quem prefere apostar nas cores, as opções são múltiplas e super charmosas.
Escolha entre versões em fios tramados ou peças tramadas em metais. Estas versões ainda podem ganhar pequenos detalhes de pedras e outros detalhes que garantem muita beleza.

Pulseiras

Para quem acredita na proteção desses amuletos, a pulseira de caça sonhos é mais uma opção interessante que não pode faltar na sua coleção de joias. Essas certamente ajudam também na complementação dos seus looks para diversas ocasiões.

Elas são lindas tanto em versões douradas como prata. Graciosas e delicadas, estas podem fazer parte do seu visual no dia a dia, combinando basicamente com tudo.
Mas também existem os modelos onde você pode combinar o círculo de plástico, madeiras ou outro material, a trama de barbante natural e os pingentes de metal em formato de pena.
A mistura do metal com o couro, por exemplo, proporciona um visual rústico com detalhes mais glamourosos que garantem grande destaque e podem até ser combinadas a outros elementos.

Colar filtro dos sonhos

Não existem regras determinantes sobre a maneira de usar os acessórios com caçador de sonhos, o fato é que eles podem sim dar mais vida a looks aparentemente simples e sem graça. Confira abaixo alguns modelos.

Olha só o colar em tira de couro com pingente grande de caçados dos sonhos trabalhado em metal. Uma versão incrível, com um toque hippie.
Vale apostar nos modelos com correntes e contas coloridas também como este modelo aqui que pode até ser combinado com outros modelos do acessório.
Repara nessa peça que combina o fio colorido em azul, com contas e canutilhos na cor, argola em madeira, fio branco para a trama e penas coloridas de verdade. Uma peça linda.

Como Fazer um Filtro dos Sonhos, passos

Bom, agora você deve estar querendo saber como fazer um modelo de filtro dos sonhos, continue aqui, pois vamos buscar te ajudar.

Essa arte pertencente ao povo Ojibwe que tecia redes consideradas com poderes mágicos, pode ser tecida por você também, pois está ao seu alcance. Veja:

Materiais necessários

  • Ramos de videira ou de salgueiro – mas também pode ser aro de metal ou madeira, bastidor entre outros;
  • Cordonê ou fio encerado;
  • Fitas;
  • Miçangas ou pedras;
  • Tesoura;
  • Agulha;
  • Penas;

Como fazer

  • Pegue o círculo ou faça este;
  • Pegue a fita e enrole em todo este aro;
  • Depois de todo o aro coberto, dê um nó bem forte na fita para não desmanchar o trabalho;
  • Agora faça elos em torno do círculo, preferindo que sejam todos mais ou menos do mesmo tamanho;
  • Lembre-se de que estes devem ser meio soltos;
  • Por fim, reserve um espaço de 1 cm próximo ao primeiro nó que fez;
  • Continue assim na sequência;
  • Agora é só continuar laçando com o fio, os laços já existentes formando assim novos elos;
  • Depois que fizer toda a trama no espaço, é só dar acabamento com um nó bem apertado para que não se desmanche;
  • Faça uma alça de fita para que possa pendurar seu filtro onde desejar;
  • Decore com pedras, miçangas e penas bem do seu jeito;
  • Agora o acessório que vai deixar seus looks ainda mais interessantes e bonitos já está pronto, e só precisa que você escolha as cores e materiais certos, para este fim;

Mas não esqueça, existem várias maneiras de fazer seu filtro dos sonhos, e afinal de contas você poderá escolher aquele que condiz com os materiais que você tem ai disponíveis e também com seu gosto, cor e por ai vai.

A internet está repleta de dicas, de receitas, e modelos, passo a passo ou tutoriais que ensinam a fazer essas peças de maneira muito fácil e super interessante.

Você ainda pode usar outros elementos da natureza como cipós, folhas, sementes de árvores, taquaras e outros para criar suas peças com exclusividade, pois vale muito apostar na criatividade para fazer peças como estas.

Algumas cores

Você já sabe disso, mas vale a pena salientar novamente. Cada cor usada para confeccionar o Filtro dos sonhos pode trazer significados diferentes, Veja só:

Branco – iluminação e despertar cósmico, supremacia espiritual;

Amarelo  e dourado – inteligência, sabedoria, despertar da criatividade, iluminação interior, discernimento;

Marrom – Diz respeito a cor da terra e quer dizer estabilidade;

Rosa – pureza, amor incondicional e beleza;

Vermelho – estimulante e quente, paixão e conquista, força de vontade e impulso sexual, virilidade, energia, combate;

Violeta – energia cósmica e energia espiritual, aperfeiçoamento pessoal, intuição, neutralidade das emoções, espiritualidade, dignidade, purificação e transformação;

Verde – cura, justiça, verdade, harmonia e satisfação;

Azul – acalma e traz clareza mental, paciência, tranquilidade e compreensão, favorece a meditação, atividades cerebrais e harmonia;

Preto – absorvente da luz, e no xamanismo, acredita-se que a escuridão leva ao encontro da espiritualidade;

Bom, independente de estes serem ou não cheios de significados e simbologias, o fato é que são elementos que trazem uma beleza decorativa sem igual.

E você ainda pode brincar com as cores, criando o visual que mais combina com seu gosto, estilo e jeito de ser. Ou que traga as razões nas quais acredita.

Aposte nesta que é uma tendência crescente, e nem precisa pensar em misticismo, se não quer viu?