Bebê com 8 meses, tudo sobre essa fase

Depois de 9 meses no ventre materno, a criança vem ao mundo e as expectativas dos pais com respeito ao seu desenvolvimento continuam mês a mês. São surpresas e mais surpresas que deixam a todos muito felizes, especialmente quando se trata dos pais de primeira viagem.

Assim, o bebê com 8 meses, quando todo o seu desenvolvimento corre dentro da normalidade, continuará surpreendendo a cada dia.

Para ajudar aqueles casais mais ansiosos que desejam saber sobre o que um bebê pode fazer com essa idade, vamos tecer alguns comentários abaixo.

 

Peso e Medidas

 

A cada mês o bebê traz novidades, não somente nas suas habilidades e gracinhas que se aprimoram, como também no crescimento e desenvolvimento de maneira geral.

Assim, quando chega aos 8 meses:

  • Se for menino – pode chegar a pesar 8,4 kg e medir 68 cm de altura;
  • Se for menina – pode chegar a pesar 8,2 kg e medir 67 cm de altura.

Claro que estes são apenas dados de referência, e poderá depender muito da genética, da nutrição e saúde de cada criança. Os tamanho e peso poderão variar.

 

Visitas ao Pediatra

 

Parece não ser de tanta importância para alguns, mas o fato é que desde antes de um bebê nascer, já deverá ter um rotina de visitas ao médico para saber como tudo está correndo.

Levar a criança ao pediatra é de suma importância para garantir seu desenvolvimento de maneira saudável. Deixar de fazer isso, poderá comprometer o desenvolvimento e a saúde da criança.

No primeiro ano de vida, e isso se trata do 8º mês também, os pais deverão levar seu bebê ao pediatra, 1 vez ao mês. Assim poderá controlar o crescimento, o aumento de peso e também outros problemas que possam surgir ou ser evitados.

 

 

Bebê de 8 meses faz

 

 

Com 8 meses de vida, começa aquela fase em que tudo ao redor chama a atenção do bebê, um motivo a mais para aumentar os cuidados. Nesse período, a criança não fica quieta e vai tentar explorar todos os espaços que estiverem ao seu alcance, pois a curiosidade é muito grande.

Com essa idade, se está deitado de barriga para baixo, rola-se facilmente e consegue ficar sentado sem precisar de ajuda, e para se deslocar, essa é a fase em que ele começa a engatinhar.

Assim, a partir do momento em que ele se coloca sentado, logo coloca as mãozinhas no chão para engatinhar e então, segure quem puder, pois em pouco tempo começará a explorar todos os ambientes onde tiver acesso.

Também aos 8 meses, os sinais de estrabismo natural em toda a criança, praticamente já não existem mais, e o bebê já pode divisar alguns objetos mais ao longe que certamente despertará curiosidade para conhecer. Começa o tempo em que precisamos ficara atentos a objetos e mesmo os pequenos móveis que possam causar acidentes.

 

Aprendizado da linguagem

 

 

Nessa fase da vida, a criança começa a conversar e para fazer isso, nem que tenha que conversar sozinha. Pois o fato é que elas gosta de conversar. Além disso já estabelece contato visual e interage.

Palavras como “um”, “da”, “ma”, são muitas vezes pronunciadas, muitas vezes sem sentido algum, para nós, mas para elas, um grande avanço.

Agora as vocalizações começam a ter sentido e palavras como ‘papa’, ‘mama’, começam a ser cada vez mais frequentes à medida que elas querem alguma coisa.

Essa é a fase em que os pais podem cantar as cantigas próprias para crianças, bater palmas e incentivar o pequeno, interagindo com eles. Ter alguém fazendo isso junto aos bebês nessa idade, dentro de pouco tempo, eles próprios estarão cantando com muito sincronismo.

É importante nessa fase os pais:

  • Conversarem bastante e sempre;
  • Nomearem objetos, pessoas e tudo mais;
  • Cantarem com o bebê;
  • Leiam muito;
  • Brincarem e brincarem muito com seu bebê;

 

Desenvolvimento Intelectual

 

 

O bebê com 8 meses já conhece muito bem quando ouve seu nome e ainda mais, as palavras que escuta, graças ao poder de memorização, em pouco tempo já estará tentando repetir enquanto desenvolve o poder da fala.

Começa a fase das brincadeiras e, nesse caso, a criança é bem participativa, pois afinal, está aprendendo e não mede esforços para isso. Esse é o tempo em que os pais, não percebem passar o tempo trocando sinais com a criança que aprende e se diverte enquanto se sente muito amada.

Ao brincar com os adultos, a criança também começa a imitar os gestos que eles fazem. Por conta disso, já a partir dessa fase na vida da criança, é importante ter cuidado com as conversas e os gestos que se faz diante dos olhos e ouvidos do bebê, pois cedo ou tarde ela poderá manifestá-los também.

Esse é o tempo em que a criança deseja a atenção de todos e não aceita ficar sozinha. Quando isso acontece ela chora, grita, esperneia, faz qualquer coisa, desde que tenha alguém por perto ou que pelo menos converse com ela, mesmo de longe.

 

O Sono do Bebê

 

Nessa fase da vida, o sono do bebê já se mostra bem mais calmo, pois ele é capaz de dormir até 12 horas por dia. E este pode ser dividido em duas etapas.

Mas existe um fato nesta fase da vida do bebê,  que é marcada por uma angústia. E essa fase poderá variar dos 6 aos 9 meses, mas geralmente acontece mesmo aos 8 meses.

Ele poderá acordar muitas vezes durante a noite, inclusive de sobressalto, com gritos e choro alto. E isso poderá se repetir até 15 vezes numa mesma noite.

Mas é importante que os pais comecem a estabelecer regras para o sono, e que insistam em fazer com que ele durma na sua propria cama. além de tudo é importante que estes aprendam a dormir por conta, sem a necessidade de embalos.

 

Desenvolvimento Motor

 

 

Aos 8 meses de vida, o bebê é capaz de perceber tudo o que acontece a sua volta e, qualquer barulho diferente é motivo para ele tentar investigar, seja apenas com o olhar virando a cabecinha para os lados ou então engatinhando por todo o ambiente em busca de algo que lhe chamou a atenção.

Por conta de sua curiosidade, é preciso ter cuidado com tudo o que possa oferecer perigo para o bebê. Uma preocupação ainda maior, quando existem animais domésticos dentro de casa.  Pois existe o risco de eles defecarem no chão e isso, também vai chamar a atenção da criança.

Com 8 meses de idade, a criança não se contenta só com o engatinhar, mas se esforça muito para ficar em pé. E para isso, se apoia em móveis, na parede e dificilmente desiste de alcançar esse objetivo.

Em geral, nessa fase da vida, o bebê apresenta um bom desenvolvimento na coordenação motora e também desenvolve o equilíbrio. Com 8 meses de vida, a criança costuma dormir até 15 horas por dia. Mas isso, pode depender muito de sua motivação enquanto se encontra acordado.

Com 8 meses de vida, geralmente o bebê começa a gostar mais da hora do banho e por vezes é uma luta para tirá-lo da água. Ainda mais se existirem os brinquedos flutuando sobre a água com os quais ele costuma brincar.

 

Sinais de Preocupação

 

 

A vida do bebê já com 8 meses de vida pode estar correndo tudo às mil maravilhas. Mas é preciso ficar atento quando algo é percebido na criança que não esteja dentro das expectativas do seu desenvolvimento. Pois pode estar acontecendo algo errado com ele que sequer pode se queixar.

É motivo de preocupação para os pais, se o bebê com 8 meses ainda não estiver motivado a engatinhar. Ou mesmo brincar com as pessoas que o rodeiam buscando chamar a atenção.

Uma das muitas preocupações dos pais com respeito aos filhos é sobre a doença conhecida como Autismo e Hiperatividade.  Estas  influenciam diretamente e  de forma negativa na comunicação e interação social das crianças.

Por isso, é importante que o bebê seja levado ao médico pediatra pelo menos uma vez ao mês. Principalmente nos primeiro ano de vida para que seja avaliado com segurança.

 

Alimentação, Papinhas

 

Toda família já sabe que uma criança deve ser alimentada prioritariamente com leite materno até os 6 meses de vida. Após isso, se puder, ainda deverá continuar a complementação da alimentação através do leite materno até os 2 anos de idade.

No entanto em tempos modernos, é basicamente impossível acontecer isso, pois as mães vivem numa corrida sem fim para ajudar na manutenção da casa.

Mas enfim, a partir dos 6 meses, além de mamar, seja no seio ou através de fórmulas, o bebê também precisa começar a alimentar-se de sólidos. Pois precisa também de outros nutrientes.

Então, na sua alimentação deverão ter:

  • Alimentos construtores – carnes, feijões, lentilhas e outros;
  • Alimentos reguladores – frutas, legumes e verduras;
  • Alimentos energéticos – que são aqueles a base de carboidratos – que dão energia;

Dessa forma, aos pouquinhos todos os alimentos deverão ser introduzidos na alimentação do seu bebê para que este tenha condições de construir seu organismo de forma saudável.

Que ele consiga ter a energia suficiente para vencer os desafios físicos dessa fase. E que seu organismo funcione em perfeita sincronia.

Atividades Estimulantes

 

O bebê com 8 meses já começa a ser bastante sociável e expressivo. Dessa forma é possível e na verdade, é uma delícia brincar de diferentes formas com ele.

Experimente e você vai perceber que ele adora a ideia de brincar de ‘esconde esconde’. E ainda vão adorar a ideia de brincar de ‘bater palmas’, brincar de ‘pegar e soltar’, de ‘imitar’, ‘fazer caretas’, ‘cavalinho’ e por ai vai.

Brincadeiras como de empilhar cones ou outros objetos, derrubar e juntar, colocar algo dentro de uma caixa ou pote, martelar, abrir e fechar, entre outras poderão ser uma diversão só.

Não deixe de dar a oportunidade de ele tocar algum instrumento musical como violão ou outro instrumento de corda. Pode ser piano ou teclado, pandeiro, chocalho, entre outros.

Mas não deixe de fazer o maior barulho com panelas, latinhas, potes plásticos, e tantos outros meios de produzir sons.

Mostrar figuras ou animais de verdade e imitá-los também é de um incentivo incrível para o bebê nesta fase.

Ofereça livros para que ele comece a folheá-los. Conte histórias e faça com que acompanhe no livro observando as figuras.

Jogue bola com ele, brinque com fantoches.

Sabe, seu Bebê com 8 meses está disponível  aprender, e você poderá incentivá-lo e motivá-lo com tudo o que puder. Quanto mais incentivar, mais seu bebê irá se desenvolver.